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Como o e-commerce B2B impactou o mercado financeiro durante a pandemia

Como o ecommerce b2b impactou o mercado financeiro durante a pandemia

Neste artigo, incluímos desafios, soluções e oportunidades que têm ocasionado mudanças e impactos do ecommerce b2b no mercado, para melhor refletir as mudanças permanentes adotadas pelas equipes de vendas além do trabalho remoto. Boa leitura!

Surtos de pedidos, interrupções nas cadeias de suprimentos, mudanças no comportamento do cliente, fechamento de lojas e muito mais: a pandemia de corona vírus (COVID-19) sem dúvida afetou os ecommerces B2B. E o comércio eletrônico, em particular, teve um impacto significativo. Embora, como sociedade, não estejamos completamente fora de perigo, continuamos a ver mudanças no mercado de negócios online durante o COVID-19.

Enquanto alguns setores enfrentaram tempos difíceis, outros viram as vendas aumentarem devido a novos casos de uso impulsionados pela pandemia.

E-commerce B2B e o mercado financeiro: como se destacar?

1. Cuide de seus clientes B2B fornecendo a melhor experiência de compra

Na pandemia, muitos negócios passaram a oferecer suporte adicional de e-commerce.

Por exemplo, torne os níveis de estoque visíveis, informe aos clientes se devem esperar algum (ou nenhum) atraso no envio e reabastecimento de estoque e comunique quaisquer medidas adicionais que você está implementando. Você pode comunicar isso por meio de sua loja virtual, por meio de qualquer funcionalidade de personalização e segmentação que sua plataforma de comércio eletrônico B2B oferece.

Garanta que sua plataforma de e-commerce atenda às necessidades dos clientes B2B

À medida que mais clientes recorrem ao e-commerce devido à pandemia, não basta apenas ter uma loja virtual. Você também precisa garantir que seu site de comércio eletrônico atenda às necessidades dos clientes B2B. Isso significa um e-commerce conveniente, confiável e completo e que convença os clientes a comprar com você em vez de recorrer aos concorrentes.

2. Plataforma de e-commerce que atenda às necessidades do comprador b2B

O que seus clientes B2B esperam da sua loja virtual? Pensando em ecommerce b2b, dividimos em 4 categorias principais:

  • Exibe informações relevantes: sua plataforma de e-commerce deve fornecer informações precisas, completas e em tempo real, desde produtos e peças até níveis de estoque e rastreamento de entrega.
  • Oferece funcionalidades otimizadas: garanta que seus clientes possam pagar e fazer check-out de maneira rápida e fácil, mas também acompanhar seus pedidos, gerenciar suas devoluções e pagar faturas online.
  • Lida com as complexidades dos pedidos B2B: sua loja na web deve ter a estrutura certa para processar pedidos complexos, incluindo aqueles baseados em estruturas complexas de preços e descontos.
  • Evita erros de pedidos: as informações do produto, preços e níveis de estoque devem ser exibidos com precisão na loja virtual 24 horas por dia, 7 dias por semana. E os clientes devem ter acesso ao histórico de pedidos e aos dados da conta na loja virtual para auxiliá-los a evitar erros de entrada e seleção.

3. Obtenha os insights mais recentes: simplifique os processos

Durante a pandemia do COVID-19, experimentou-se mudanças e flutuações na demanda por determinados produtos. Você também pode descobrir que os clientes que estão sofrendo financeiramente procuram maneiras de recuperar alguns de seus gastos. Essa incerteza provavelmente resultará em um aumento nos retornos.

Portanto, certifique-se de tornar o processo de devolução sem estresse para seus clientes. Se possível, permita que eles autorizem devoluções por meio do e-commerce e acompanhem o progresso por conta própria. Isso não será apenas mais conveniente para seus clientes, mas também evitará picos de chamadas e e-mails para suas equipes de atendimento em sua organização de vendas.

comércio eletrônico tem aprendido a lidar com as interrupções da demanda e da cadeia de suprimentos, o aprendizado começou fortalecido durante o Covid-19.

4. Implementação de lojas virtuais em novas regiões e mercados

Se você já tem uma loja virtual, agora é um bom momento para pensar em lançar outras lojas virtuais em novas regiões e mercados. Isso pode ser feito tanto para garantir a receita quanto para dar suporte aos clientes existentes ou descontinuados.

Em primeira instância, você pode lançar lojas da web em regiões onde atualmente tem presença física, mas sem presença online. Isso permitirá que seus clientes existentes continuem comprando com você, mesmo quando as lojas físicas precisam ser fechadas.

Mas também pode significar alcançar novos públicos. Por exemplo, você pode lançar lojas da web adicionais em regiões onde você não tem presença. Nesse caso, certifique-se de otimizar também sua loja na web para mecanismos de pesquisa (SEO) – pois os clientes B2B realizam pesquisas na web para procurar informações, soluções e fornecedores. Você também pode pensar em abrir um site de comércio eletrônico D2C ou B2C.  Isso pode ajudá-lo a contornar quaisquer interrupções na cadeia de suprimentos ou até mesmo encontrar novas fontes de receita.

5. Lidar com interrupções na demanda e na cadeia de suprimentos

A pandemia do COVID-19 levou a picos na demanda por certos produtos, além de interromper as cadeias de suprimentos com restrições de transporte e fechamento de estabelecimentos. Aqui estão algumas coisas que você pode implementar para lidar com essas interrupções, tanto no curto quanto no longo prazo.

Otimize o desempenho e a estabilidade do seu site de comércio eletrônico para mitigar os problemas enfrentados pelos vendedores online em tempos de pandemia:

  • Infraestrutura grande e estável: verifique se você tem o host de loja da Web certo para dar suporte ao seu site.
  • Balanceamento de carga: elimine a pressão espalhando-a por um grupo de máquinas.
  • Carregamento lento: atrasa o carregamento de determinados elementos da página da web.

Para lidar com a interrupção na cadeia de suprimentos e garantir um impacto mínimo em seus clientes e equipes de serviço, certifique-se de que o e-commerce faça o seguinte:

  • Exiba os níveis de estoque e preços em tempo real;
  • Permita que os clientes acompanhem suas entregas;
  • Certifique-se de que os itens fora de estoque sejam marcados como tal e informe aos clientes quando esperá-los de volta ao estoque.

6. Mudanças de longo prazo no comportamento do cliente

Após essa mudança significativa para o comércio eletrônico, é provável que os clientes não abandonem o hábito. Isso significa que o lançamento de uma loja de comércio eletrônico é importante não apenas para atender às mudanças de comportamento dos clientes B2B existentes e potenciais agora, mas também após o surto de coronavírus e os bloqueios terminarem.

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Você leu como se destacar no mercado a partir do que já aconteceu com o e-commerce b2b, que impactou o mercado financeiro.

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