Infracommerce

Infracommerce
B3

Já ouviu falar em Cross Docking?

Já ouviu falar em Cross Docking?

Você já ouviu a palavra da moda “Cross-Docking” no mundo sofisticado da logística? De fato, é uma abordagem voltada para o futuro que muitas empresas estão adotando para revolucionar sua gestão da cadeia de suprimentos.

Em poucas palavras, Cross docking é um tipo de movimento de frete no qual matérias-primas, commodities incompletas ou produtos acabados de produtores ou fornecedores são rapidamente transportados para clientes, usuários finais ou produtores de próximo nível com pouco ou nenhum armazenamento entre eles.

Mesmo que a estratégia forneça às empresas uma infinidade de benefícios a longo prazo, ela pode ter algumas desvantagens, ou melhor, desafios a serem enfrentados. Se você está curioso para saber mais sobre esse método logístico transformador, seus diferentes tipos e os principais prós e contras, mantenha o foco e continue lendo.

Uma prévia sobre cross docking

Em logística, cross docking é uma prática de descarregar materiais de um veículo de transporte de entrada e carregar esses materiais diretamente em veículos de transporte de saída, com pouco ou nenhum armazenamento entre eles. Essa prática é mais comumente empregada quando há um alto grau de certeza de que as remessas de entrada serão usadas para atender aos pedidos de saída.

Este procedimento ocorre em um terminal de atracação de distribuição com portas para entrada e saída de caminhões. Como as mercadorias são projetadas para serem transportadas imediatamente, essa técnica precisa apenas de uma pequena quantidade de espaço de armazenamento.

cross docking pode reduzir significativamente os custos de manuseio e os níveis de estoque, melhorando o atendimento ao cliente. Para ser eficaz, requer uma coordenação estreita entre as diferentes partes envolvidas, incluindo fornecedores, fabricantes, distribuidores e varejistas.

Principais tipos de cross docking

Embora todas as instalações de cross-docking sigam a mesma filosofia universal e adotem uma abordagem semelhante, elas podem ser classificadas em três tipos diferentes:

Cross Docking Contínuo

A primeira e mais básica forma é o cross docking contínuo. Nesse caso, o terminal possui uma localização central onde os itens são transportados e trocados rapidamente de um caminhão para outro. Esses terminais geralmente são construídos como uma linha para tornar o carregamento e descarregamento rápido e fácil.

Caso um dos veículos esteja adiantado ou atrasado, o caminhão que chegar primeiro aguardará a chegada do outro para que a transferência dos produtos seja concluída com agilidade. Os produtos idênticos são movidos inteiramente de um caminhão para outro quando chegam.

Cross Docking de Consolidação

Às vezes, é necessário combinar muitas coisas em uma área antes de movê-las todas para outro local de uma só vez. Por exemplo, seria um desperdício dirigir vários caminhões que não estão completamente carregados se uma grande loja de varejo já comprou seus produtos.

cross docking de consolidação é implementado por esse motivo. Várias cargas separadas são combinadas ao longo desta operação e colocadas em um único veículo de saída. Como resultado, diferentes mercadorias podem ser descarregadas e mantidas no espaço adicional do terminal até a chegada do caminhão de partida.

Desconsolidação Cross Docking

O cross docking de desconsolidação é exatamente o oposto da consolidação, como você já deve ter percebido. Nesse caso, um caminhão de entrada de tamanho considerável faz uma parada no terminal para descarregar uma variedade de mercadorias na área de armazenamento. Os itens são então colocados separadamente em caminhões de partida após isso ter ocorrido.

Esses itens devem ser separados, pois normalmente são fornecidos diretamente aos clientes como parte de compras menores e individuais. Os clientes recebem seus produtos mais rapidamente e isso reduz as despesas de transferência, manuseio e envio.

Vantagens do cross docking para empresas

As empresas podem se beneficiar muito da aplicação desse método a seus processos de várias maneiras. Os benefícios mais notáveis ​​podem ser classificados da seguinte forma:

Agiliza o manuseio de materiais

Com o cross docking, o manuseio de materiais fica muito mais suave e simples. Melhora drasticamente a produtividade e o desempenho operacional. Além disso, oferece melhor funcionalidade para verificação de etiquetas, digitalização de destino, etiquetagem e medição em movimento e outras tarefas relacionadas.

Reduz os custos de armazenamento

Toda empresa incorre em custos significativos relacionados à propriedade ou aluguel de um armazém. Devido ao alto valor dos itens, eles devem ser grandes o suficiente para acomodar caminhões e veículos e seguros 24 horas por dia.

Um benefício do cross docking é que a maioria dessas despesas será eliminada, economizando dinheiro e permitindo a entrega rápida dos itens do ponto A ao ponto B sem a necessidade de continuar alugando um armazém. O custo será muito menor do que alugar uma propriedade inteira, mas você precisará contratar uma instalação menor para descarregar seus veículos.

Reduz os custos trabalhistas

É difícil administrar um armazém sozinho. Muitos trabalhadores são necessários para transportar os itens dos contêineres para o armazenamento, bem como por razões de segurança. Os gerentes também devem garantir que o armazém esteja operando de forma eficiente e que sempre haja espaço suficiente para a entrada de carga.

cross docking diminui a quantidade de pessoal necessária para um retorno rápido, ao mesmo tempo em que garante que as despesas e os lucros dos clientes sejam atendidos. No entanto, não exclui todos os funcionários do seu transporte.

Diminui o tempo de envio

cross docking reduz significativamente o processo de envio. Assim que a mercadoria chega ao seu armazém, você a transfere rapidamente de um veículo para outro e a envia ao cliente.

A maioria dos itens pode deixar a instalação imediatamente, se não dentro de algumas horas. Isso é excelente para o seu cliente, especialmente no mundo de hoje, quando os clientes sempre podem saber a localização real de seus produtos. A embalagem de um produto na estrada é sempre preferível a uma que ainda está esperando para ser carregada em um armazém.

Ajuda a proteger o meio ambiente

Existe a alegação de que este método atende de forma mais eficaz aos princípios de sustentabilidade da cadeia de suprimentos, uma vez que garante que cada veículo seja usado em plena capacidade para todas as entregas do armazém, em vez de apenas algumas. Portanto, menos caminhões e vans serão necessários com cross docking. Além disso, as despesas como aquecimento e eletricidade associadas à administração de um armazém são reduzidas ao mínimo.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado. Aproveite para conhecer as soluções da Infracommerce para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

InfraCode – O desenvolvimento humano como diferencial de marca empregadora

Atualmente, no ambiente corporativo, atrair e reter talentos estão entre os grandes desafios que se…

Dia das Mães no e-commerce brasileiro

Saiba como vender mais com o guia completo O Dia das Mães no e-commerce brasileiro…

Mercado B2B: Dicas para aumentar o desempenho nos negócios

No mercado B2B, aumentar o desempenho significa melhorar as vendas. Então, conheça as estratégias e…

Precisa de uma solução para sua empresa ou indústria?

Nós ajudamos algumas das empresas que mais crescem do mundo a encontrar novas oportunidades de negócios D2C e B2B.

Com soluções abrangentes em Full Service e Fulfillment, quer saber o que podemos fazer pelo seu negócio?

Fale com um especialista!

Conte-nos sobre seu negócio

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.

Fale com um especialista!