Omnichannel B2B é a abordagem multicanal para empresas. Na prática, como o próprio significado sugere, a empresa utiliza mais de um canal para se comunicar com seu público.
Na era moderna, a qual estamos vivendo, os negócios só podem sobreviver se digitalizaram seus processos, principalmente após a pandemia de Covid-19. As empresas modernas têm um blog, um site, um canal no Youtube, uma página no Facebook, outra no LinkedIn, uma conta no Instagram, e outros canais digitais. Já imaginou o impacto positivo na experiência de compra de seus potenciais clientes que têm experiências integradas?
Ou seja, independente do canal em que interagem com sua marca ou até mesmo do momento de compra em que se encontram, eles vão encontrar seu negócio com facilidade! Essa comunicação é o que chamamos de era Omnichannel em vendas, a convergência de todos os canais de comunicação de uma empresa com seus clientes e / ou potenciais clientes.
Contudo, é fundamental que a experiência do cliente e a mensagem passada nesses canais sejam consistentes e alinhadas com propósitos.
Ser omnichannel é, de fato, proporcionar essa consistência nas diversas experiências. O B2C é a abreviação da expressão em inglês business-to-customer que em tradução livre é “de empresa para consumidor”. O consumidor direcionado aqui é o final, ou seja, uma pessoa física.
Diferente do B2B, neste modelo de negócio existe um ponto de venda, seja físico ou online, e o relacionamento é curto ou pontual. Você é o consumidor final de inúmeras marcas como: produtos de beleza, de alimentos, entre outras.
Por outro, o B2B trata-se de venda simples, descomplicada, não existe burocracia e complexidade para compreender a funcionalidade do produto, além disso o ato da compra pode ser realizado em poucos minutos, já que do início ao fim, geralmente é um único consumidor que toma a decisão.
Diversas empresas praticam mais de uma modalidade de negócio ao mesmo tempo ou formatos mistos. Exatamente, é possível aplicar um B2B2C, por exemplo. Listamos exemplos de modelos:
Transformação: Indústria vende seus produtos para outras indústrias (B2B);
Revenda: Indústria vende para distribuidor ou revenda (B2B);
Revenda: Distribuidor vende para Revenda (B2B);
Revenda: Indústria, Distribuidor ou Atacado vende para Profissional Liberal (B2C);
Consumo: Distribuidor ou Atacado vende para Consumidor Final (B2C);
Consumo: Indústria vende para Consumidor Final (B2C);
Consumo: Indústria vende para Consumidor Final através de Distribuidor ou Atacado (B2B2C).
Ou seja, podemos dizer que o B2B vai muito além de um modelo de negócio, há particularidades, segmentos e processos diferenciados para cada um deles. Trata-se de um mercado com muitas possibilidades!
O relacionamento é estabelecido tendo como base: confiança e transparência. A chance do seu cliente fazer um upsell é muito mais alta.
Ter um conhecimento profundo sobre o segmento das empresas é mais fácil do que do consumidor final, e é uma questão que ajuda no controle do churn. Esse modelo possibilita receita previsível e escalável com base na recorrência. Afinal, a empresa passa a possuir tickets maiores por clientes e uma estabilidade de entrada de dinheiro.
Aquele tempo em que as decisões ficavam apenas sob tutela do gerente ou diretor foi embora. Não concorda? Então é urgente rever se a gestão do seu negócio está funcionando ainda nos moldes antigos. Nos tempos atuais, existe uma maior flexibilidade na hora de adquirir um produto ou serviço, e todo time participa da tomada de decisão. E nada mais justo, afinal, geralmente é a equipe que vai operar ou usufruir de tal produto, muitas vezes bem mais do que o gerente ou diretor.
Como já dissemos acima, normalmente, o mercado B2B trabalha com vendas complexas, que segue uma abordagem de vendas associada a algo mais consultivo para que o cliente em potencial compreenda o quanto o seu produto ou serviço pode sanar a dor. Outro ponto especial voltado para as vendas complexas é que elas podem levar meses para o cliente ter certeza da eficiência do seu produto até fechar negócio.
Nesse sentido, a proposta de valor do seu produto deve estar bastante clara, para que assim, todos os envolvidos compreendam o que realmente o seu produto oferece. Porém, lembre-se que o valor difere de pessoa para pessoa.
Quer mais dicas para seu negócio? Continue acompanhando nosso blog para receber novidades! A Infracommerce tem soluções para seu negócio. Entre em contato
Conheça nosso LinkedIn!
Neste conteúdo, você vai entender qual é a relação do mercado B2B com a digitalização. Continue a leitura para saber mais sobre o tema. Boa leitura!
AcessarJá ouviu falar em Green Mile? Nos acompanhe nesta leitura que preparamos para você e saiba mais sobre as mudanças que afetam o mercado. Boa leitura!
AcessarNeste conteúdo, você vai conferir quais são os desafios da tributação para e-commerces B2B! Nos acompanhe nesta leitura e saiba mais sobre o tema!
Acessar
Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.
Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações