Sobre a Infrarelações com investidoresContatoBlog
logo Infracommerce CX as a Service
MarketingTecnologiaPagamento
OperaçãoOne Stop Shop
Mudanças no setor ecommerce varejo

Mudanças no setor ecommerce varejo

Em 2020 o ecommerce varejo e os modos de consumo mudaram rapidamente. Muitos processos foram acelerados, o jeito de consumir mudou e as prioridades também. Neste cenário, as vendas de colchões e acessórios para o sono deixaram de ser secundárias e, muitas vezes, viraram prioridade para o consumidor.

No Brasil, com seus números continentais e mais de 210 milhões de habitantes, novas oportunidades se abriram aos varejistas, destacando a necessidade de um mercado atualizado constantemente com as mudanças de cenário.

Podemos ressaltar que a expansão do e-commerce e auxílio emergencial são peças-chave para a retomada. Entretanto, a recuperação do ecommerce varejo foi bem acima das expectativas no início da pandemia. O setor do varejo projetou encerrar 2020 com alta de 3,4% nas vendas de Natal, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)

Para as vendas online o cenário foi ainda mais impactante, o resultado de 2020 do e-commerce no Brasil trouxe um faturamento de R$ 29,2 bilhões, de acordo com a FECOMERCIO. Em 2019, ele foi de R$ 22,1 bilhões. A curva ascendente deve continuar em 2021, com mais consumidores se adaptando aos novos modos de consumo.

Os dados de mercado mostram aos produtores de matéria-prima e varejistas, as vastas possibilidades de crescimento e reformulação do modo de trabalho em 2021.

Mudança do PDV para o PDE

O Ponto de venda está com os dias contados. Porém, não significa que as lojas vão fechar seus PDVs. Acontece que o PDV se tornará cada vez mais um PDE, ou Ponto de Experiência. “O cliente está ali por muitos outros motivos e benefícios. Os canais são muito legais de serem trabalhados em conjunto, para aumentar a experiência do cliente. É uma necessidade que muitas empresas vêm buscando e, consequentemente, o comércio deve se adaptar às experiências dos consumidores”.

A ascensão do ecommerce varejo online nos últimos anos

Foi em meados de 1990 que as plataformas de e-commerce começaram a ganhar espaço no ecommerce varejo, para que as empresas pudessem começar a vender online. O crescimento rápido foi devido, principalmente, à praticidade e facilidade de adquirir produtos e serviços sem ter que se deslocar à loja física.

Em pleno 2020, as lojas virtuais têm sido consideradas mais que um simples canal de vendas. Neste ano especificamente, o e-commerce tem sido uma solução para a sobrevivência de diversas empresas e negócios em meio à pandemia.

Pequenas, médias e grandes companhias, hoje, devem se digitalizar para atender às novas necessidades de consumo de uma sociedade que também está transformando hábitos e comportamentos de compra diariamente. 

De acordo com o portal E-commerce Brasil, com o fechamento do comércio físico, o e-commerce decolou em vendas e apresentou alta de 140% em março deste ano, no início do período que as lojas físicas interromperam o atendimento ao público. Um dos setores de maior destaque foi o de alimentos e bebidas, seguido do de insumos médicos.

Contudo, não são apenas grandes marcas que investem em aplicativos, plataformas e marketplaces. Pequenos e médios empresários também têm realizado vendas online pelas redes sociais a um custo menor quando comparado aos gastos nas lojas físicas.

Um dos segredos é, justamente, oferecer uma boa experiência aos clientes, tendo um atendimento personalizado — mesmo no digital. As vendas via e-commerce oferecem diversas possibilidades para os gestores das lojas virtuais. A tendência é que o setor continue crescendo e conquistando cada vez mais clientes por canais digitais.

Por que o e-commerce está se tornando o futuro do varejo

Nos últimos anos, o comportamento de compra das pessoas e das empresas está migrando cada vez mais para o digital. Isso fez com que o mercado criasse múltiplos canais de venda para atender às demandas dos novos consumidores. O e-commerce é um verdadeiro aliado do ecommerce varejo e tem se tornado um novo formato de loja, e não um concorrente.

Muitas redes varejistas têm investido em uma atuação omnichannel, em que uma das ideias consiste na venda online com retirada no ponto físico da empresa. O modelo permite também uma comunicação integrada e oferece um atendimento completo ao cliente. O omnichannel também possibilita que o consumidor prove o produto na loja e faça a compra pelo site para receber a encomenda em sua casa, se preferir.

Independentemente da tecnologia utilizada, é fundamental realizar uma análise geral das operações da empresa para definir as estratégias ideais para o crescimento do negócio.

Além disso, o modelo online de negócio também é vantajoso para os clientes, que ganham mais comodidade para pesquisar preços e realizar suas compras no canal de venda que quiserem. Conheça alguns dos canais de venda mais comuns utilizados pelas empresas, a fim de alcançar mais consumidores:

Plataforma para loja virtual própria

Para as empresas que buscam um site para a loja própria, o uso de plataformas de e-commerce é uma boa escolha. Existe a possibilidade de personalizar a loja virtual da marca para desenvolver uma melhor interação com os consumidores.

Na plataforma, a empresa melhora a divulgação e pode alcançar mais clientes, principalmente os que não residem na cidade ou país de origem da loja. Sendo assim, a marca acaba tendo mais visibilidade, permitindo que a empresa tenha alcance e, com isso, eleve seu faturamento.

Marketplace

Outro canal de venda interessante é o marketplace, uma modalidade de vendas que cresce a cada dia. O marketplace consiste em grandes shoppings online, como Americanas e Mercado Livre, que reúnem diferentes marcas e tipos de produtos, funcionando como um intermediário entre o público consumidor e as empresas.

O que mais chama a atenção no modelo do marketplace é o grande alcance de possíveis compradores. Ao buscar por um secador de cabelo em um site de busca, o potencial comprador vai encontrar este produto em diversos marketplaces e não terá dúvidas relacionadas a confiança na compra online, por serem empresas já conhecidas.

Redes sociais

As redes sociais também são ferramentas que favorecem a publicidade de produtos e serviços. O Facebook e o Instagram já contam com recursos diretos de compra e venda, por exemplo. Os consumidores encontram os itens que querem adquirir no marketplace das plataformas e rapidamente são redirecionados para as páginas e websites das empresas.

Na prática, as redes sociais têm sido consideradas canais de venda diretos e ágeis para encontrar consumidores. É uma boa alternativa para os empreendedores que desejam ampliar o alcance, as vendas e a visibilidade de seus negócios no digital.

Conclusão

Para aproveitar as boas tendências do e-commerce para o mercado varejista, é essencial conhecer bem os canais de venda disponíveis para alcançar os objetivos da empresa. Assim, você conseguirá adequar o seu negócio e se preparar da melhor forma para as boas expectativas do futuro do ecommerce varejo.

Além disso, a empresa ganhará alcance entre o público consumidor, tendo mais chances de criar estratégias para gerar conversões. O indicado é aproveitar o momento atual e investir recursos para que o empreendimento se beneficie com o movimento de mercado atual e cresça.

Conte com a Infracommerce para te ajudar com todas as mudanças.

Conheça nosso LinkedIn!
Fale com um especialista

Mais categorias

#tánoar
E-commerce
Marketing
Full Service
Mercado
Operações
Cases
Gestão
Tecnologia

Leia também

Mercado B2B e a digitalização

Mercado B2B e a digitalização

Neste conteúdo, você vai entender qual é a relação do mercado B2B com a digitalização. Continue a leitura para saber mais sobre o tema. Boa leitura!

Acessar
Green Mile: mudanças no mercado para consumo consciente

Green Mile: mudanças no mercado para consumo consciente

Já ouviu falar em Green Mile? Nos acompanhe nesta leitura que preparamos para você e saiba mais sobre as mudanças que afetam o mercado. Boa leitura!

Acessar
Desafios da Tributação para E-commerces B2B

Desafios da Tributação para E-commerces B2B

Neste conteúdo, você vai conferir quais são os desafios da tributação para e-commerces B2B! Nos acompanhe nesta leitura e saiba mais sobre o tema!

Acessar

Assuntos

Vendas
Usabilidade
Transporte
Teste A/B
Tendências
Taxa de Conversão
Soluções
Setor
SEO
SEM
Segurança
SAC
Recorrência
Promoções
Produto
Precificação
Plataforma
Planejamento
Pandemia
Pagamento
Opinião
Operação
Omnichannel
Omnicanal
Notícias
Navegação
Multicanal
Modelos de Negócio
Mobile
Mídia
Meios de Pagamento
Marketplace
Marketing Estratégico
Loja Virtual
Logística
KPIs
Kai Schoppen
Jornada de compra
Integrações
Inovação
Infracommerce na Mídia
Infracommerce
Imprensa
Fulfillment
Fidelização
Experiência
Estratégia
Economia
Ebit-Nielsen
Distribuidores
Digital
Dicas
Customização
Customer Experience as a Service
Customer Experience
Conversão
Conteúdo
Consumidor
Compras
Cliente
Black Friday
B2C
B2B
Artigos
Tecnologia
Gestão
Cases
Operações
Mercado
Full service
Marketing
E-commerce
Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.
‍
Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações

Customer Experience as a Service

O que fazemos

Gestão de SAC
Plataforma de E-commerce
Marketplace B2B
Solução de Fulfillment Infracommerce

Institucional

  • Customer Experience as a Service
  • Sobre a Infra
  • BlogContatoPolítica de privacidadeCódigo de Ética e CondutaCanal de Ética InfracommercePolítica de privacidade

Social

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedinYoutube
Copyright © 2021 infra.commerce. Todos direitos reservados.