Os benefícios da digitalização B2B

Os benefícios da digitalização B2B

A sociedade mundial está vivenciando transformações digitais, como um todo. Nesse aspecto, a principal questão encontra-se com as mudanças que diversos setores da economia estão presenciando. 

Entre os benefícios das parcerias comerciais B2B, entram em destaque aqueles que estão relacionados ao baixo investimento, visibilidade, controle e gerenciamento e aumento das vendas.

Digitalização B2B: vantagens deste modelo de negócio

No mercado moderno, sempre vão existir novas opções para adequar-se à economia e aos objetivos dos negócios. Por mais que novas soluções surjam, a digitalização B2B pode ser aliada a novos modelos de atuação, maximizando resultados.  B2B trata-se de uma abreviação da expressão em inglês business-to-business, que em tradução livre pode ser relacionada a algo em torno de  “de empresa para empresa”.

O termo faz referência a quando duas empresas fazem negócios como cliente e fornecedor. Esse tal negócio pode ser associado a um produto ou serviço. Por exemplo, um fabricante de madeiras pode vender para as montadoras de móveis, no setor da moda, um atacadista vende para lojistas do varejo, entre muitas outras situações.

Os valores do B2B são diferentes, nele não existe um ponto de venda, e sim, relacionamento e valor agregado. Outra questão importante é que as vendas são complexas, isso porque demandam processos mais elaborados, afinal, é comum que o produto seja mais difícil de compreensão e o seu preço mais alto. No B2B, ou seja, numa relação de empresa para empresa, há muitos tomadores de decisão, esta é uma característica que também influencia em um processo de venda mais longo.

No B2B, as negociações são simples, descomplicadas, não existe burocracia e complexidade para compreender a funcionalidade do produto, além disso o ato da compra pode ser realizado em poucos minutos, já que do início ao fim, geralmente é um único consumidor que toma a decisão.

Modelos de B2B

Muitas empresas praticam mais de uma modalidade de negócio ao mesmo tempo ou formatos mistos. Por exemplo, é possível aplicar um B2B2C, por exemplo. Listamos exemplos de modelos: 

- Transformação: Indústria vende seus produtos para outras indústrias (B2B);

- Revenda: Indústria vende para distribuidor ou revenda (B2B);

- Revenda: Distribuidor vende para Revenda (B2B);

- Revenda: Indústria, Distribuidor ou Atacado vende para Profissional Liberal (B2C);

- Consumo: Distribuidor ou Atacado vende para Consumidor Final (B2C);

- Consumo: Indústria vende para Consumidor Final (B2C);

- Consumo: Indústria vende para Consumidor Final através de Distribuidor ou Atacado (B2B2C).

A partir disso, podemos dizer que o B2B vai muito além de um modelo de negócio, há particularidades, segmentos e processos diferenciados para cada um deles. Trata-se de um mercado com muitas possibilidades!

Principais benefícios da digitalização B2B

Relacionamento a longo prazo

O relacionamento é estabelecido tendo como base: confiança e transparência. A chance do seu cliente fazer um upsell é muito mais alta.

Controle do churn

Ter um conhecimento profundo sobre o segmento das empresas é mais fácil do que do consumidor final, e é uma questão que ajuda no controle do churn. Esse modelo possibilita receita previsível e escalável com base na recorrência. Afinal, a empresa passa a possuir tickets maiores por clientes e uma estabilidade de entrada de dinheiro.

Vendas B2B

Aquele tempo em que as decisões ficavam apenas sob tutela do gerente ou diretor foi embora. Não concorda? 

Então é urgente rever se a gestão do seu negócio está funcionando ainda nos moldes antigos. Nos tempos atuais, existe uma maior flexibilidade na hora de adquirir um produto ou serviço, e todo time participa da tomada de decisão. E nada mais justo, afinal, geralmente é a equipe que vai operar ou usufruir de tal produto, muitas vezes bem mais do que o gerente ou diretor. 

Como já dissemos acima, normalmente, o mercado B2B trabalha com vendas complexas, que segue uma abordagem de vendas associada a algo mais consultivo para que o cliente em potencial compreenda o quanto o seu produto ou serviço pode sanar a dor. Outro ponto especial voltado para as vendas complexas é que elas podem levar meses para o cliente ter certeza da eficiência do seu produto até fechar negócio.

Nesse sentido, a proposta de valor do seu produto deve estar bastante clara, para que assim, todos os envolvidos compreendam o que realmente o seu produto oferece. Porém, lembre-se que o valor difere de pessoa para pessoa.

Como funciona o Marketplace B2B?

O Marketplace B2B acompanhou o sucesso do “business to consumer” e atraiu muitos empreendedores.

Mas, como você já sabe, ainda é um setor pouco explorado no Brasil e com muito espaço para atuação.

Estar visível para um público de milhares – ou milhões – de internautas investindo muito pouco é um cenário bastante atrativo. Mas tome cuidado com a especificidade do seu planejamento estratégico voltado para o Marketplace B2B.

Ele não funciona como uma loja física, ou um e-commerce. Portanto, fique atento aos avisos e dicas expostos, tais como:

- Controle de estoque;

- Acompanhamento no pós-venda;

- Prazos de entrega;

- Reclamações e avaliações negativas.

E lembre-se de escolher o melhor Marketplace para o seu nicho de atuação. Estratégias ineficientes, com investimentos pequenos podem trazer muitos prejuízos.

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