Infracommerce – Líder em Full Service na América Latina

2ª edição do Infrasummit trouxe a aplicação de IA em cases de sucesso

Encontro reuniu 70 participantes, que puderam explorar os resultados de ganho de eficiência e escala de três clientes da nossa vertical Infradata

 

Já imaginou ter 80% de assertividade na previsão de demanda por SKU? Ou então, conquistar um faturamento de R$ 1.8 milhão aplicando IA em uma loja franqueada? E ainda, atingir um grau de 85% de aderência à recomendação de abastecimento? Pois todos esses números pertencem à cases reais de clientes que contam com toda a expertise do time de dados e inteligência artificial da Infracommerce.

A aplicação prática dessa tendência foi apresentada durante o “Infrasummit 2ª Edição: O Impacto da IA na Digitalização”, junto com outros insights de mercado. O evento reuniu mais de 70 participantes, entre executivos e especialistas, em uma manhã de mergulho no universo da inteligência artificial.

Continue a leitura e saiba tudo o que os nossos clientes já conquistaram com a aplicação de IA!

O sucesso da segunda edição

O Infrasummit 2ª edição colocou foco em um dos assuntos mais comentados do mercado: o impacto da IA na digitalização. 

Com realização da Infracommerce, oferecimento da AWS, patrocínio da Databricks, e apoio da Tial, Vtex, Mulheres no E-commerce e Ella’s, o evento aconteceu no dia 4 de julho, no Vtex Hub (SP), sendo comandado pelos nossos especialistas em inteligência artificial e dados da Infradata, e pelo nosso CMSO, Felipe Dellacqua.   

O encontro teve a presença do Sócio da StartSe, Fábio Neto, trazendo assuntos quentes da sua viagem pela China, e que reforçam a importância das empresas investirem em IA para gerar eficiência e competitividade. 

Além disso, os cases das marcas Tial, Kopenhagen e St Marche mostraram como as soluções de inteligência de dados e IA da vertical Infradata estão trazendo escala e rentabilidade para cada uma das operações.

Ao final da manhã de aprendizados, os participantes ainda puderam concorrer ao sorteio de cursos da StartSe, uma Echo Dot 5ª Geração e ingressos para o Fórum E-Commerce Brasil 2024. 

Cases: Resultados com as soluções Infradata

Como adiantamos no início deste conteúdo, o ponto focal do Infrasummit 2ª Edição foi a apresentação de três cases que têm conquistado escala e eficiência com a atuação da Infradata. A seguir, veja como as nossas soluções estão trazendo resultados efetivos para os nossos clientes. 

Tial: Usando IA para prever a demanda e otimizar a produção

A Tial, fabricante de suco, néctar e água de coco, firmou parceria com a Infradata há um ano para auxiliar na previsão da demanda e na otimização da produção

Por se tratar de um produto perecível e que depende de uma matéria-prima natural, as soluções de IA e dados têm sido extremamente relevantes para reduzir custos, evitar desperdícios e garantir a satisfação do cliente. 

Entre as soluções e vantagens desta parceria, podemos destacar:

  • Previsão de demanda e estoque para até 6 meses;
  • Projeção com dados de comportamento do cliente, curva histórica e sazonalidade;
  • Precisão na compra de matéria-prima;
  • Otimização de armazenamento e gestão de produtos prontos;
  • Melhora na cadeia produtiva e na distribuição;
  • Assertividade de 80% na previsão de demanda por SKU. Antes, quando o processo era manual, o índice ficava entre 22% e 25%. 

Kopenhagen: Como a IA ajuda a prever a demanda em datas sazonais

Já os chocolates Kopenhagen contam com as soluções da Infradata desde 2022. Além de também ser uma marca do nicho alimentar, a Kopenhagen tem a particularidade de trabalhar com produtos específicos em cada período do ano. 

E é na previsão de demanda para datas sazonais que o nosso time de dados e IA atua, solucionando os desafios do abastecimento de lojas próprias e franqueadas. 

Até então, nosso time de especialistas trouxe os seguintes recursos para a Kopenhagen:

  • Previsão precisa de demanda e abastecimento de lojas;
  • Análise de dados de histórico de compras, fatores climáticos e demográficos de cada loja e cada região;
  • Auxílio na tomada de decisão e planejamento de produção;
  • Otimização de estoque para suprir a demanda da sazonalidade;
  • Redução de custos de armazenamento para não perder a validade de produtos;
  • Implementação de IA em um único produto da loja própria, reduzindo estoques sem perder vendas, gerando também um capital empregado de R$ 200 mil e uma redução de descarte de quase R$ 300 mil;
  • Faturamento de R$ 1.8 milhão e redução de custos de R$ 500 mil com o piloto de IA que está sendo aplicado em franqueados.

St Marche: Otimização de estoque e redução de perdas com IA

O St Marche encerrou as palestras do Infrasummit. Sendo um dos clientes mais avançados da Infradata em nível de experimentação e aplicabilidade do uso de IA no varejo, a parceria vem desde 2020. 

De lá para cá, a implementação da inteligência artificial e dos dados têm garantido uma experiência de excelência para os clientes da rede de supermercados premium, que possui uma estrutura complexa de negócio com estoques que suprem diversos canais, como lojas físicas, e-commerce e aplicativos de delivery. 

Essa parceria duradoura vem atuando ao longo dos anos para conquistar:

  • Economia de frete de R$ 400 mil no primeiro mês com a automatização do abastecimento do CD e da distribuição para as lojas;
  • Eficiência na operação logística e na cadeia de suprimentos como um todo;
  • Teste de algoritmos com variáveis, como previsão do tempo, chuva, preços e produção de alimentos, para prever tendências;
  • Dados e features automatizados, trazendo informações de parâmetro, espaço em gôndola e estoque ideal;
  • Visão agregada de produtos, levando em consideração o comportamento de compra do cliente quando há embalagens de pesos variados;
  • Sistema de acessibilidade multi-dispositivos, onde é possível ver o estoque disponível e a necessidade de reposição seguindo a previsão de demanda e a recomendação de abastecimento;
  • Grau de 85% de aderência à recomendação de abastecimento feita pela IA, o que indica um alto potencial de evolução do sistema.

Tenha especialistas em IA à frente da sua operação

Com todos esses resultados, fica claro que a decisão de contar com especialistas em inteligência artificial e dados é o caminho para trazer rentabilidade, escala e eficiência para o e-commerce. Por isso, não perca tempo e contrate as soluções da Infradata!

Fale com o nosso time e otimize suas vendas com o uso inteligente e estratégico de dados e IA. Entre em contato pelo WhatsApp e saiba tudo o que podemos fazer pelo seu negócio hoje!.