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Marketplace B2B: entenda como funciona

Marketplace B2B: entenda como funciona

Você está em busca de ótimas ideias? Que tal uma solução de vendas com faturamento até três vezes maior do que o mercado de consumidores? Estamos falando sobre o marketplace B2B, um e-commerce especialmente desenvolvido para empresas.

Se o conceito ainda é novo em sua mente, você está no lugar certo! Ao longo do conteúdo, mostraremos aspectos-chave sobre essa inteligência e como tal tipo de aplicação pode beneficiar o mercado automobilístico.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre este assunto que está virando a febre do momento. 

O que é marketplace B2B

O Marketplace é uma ferramenta otimizadora bastante utilizada em economias desenvolvidas, como a dos Estados Unidos, por exemplo. No Brasil ela ainda é bastante jovem.

Ao nos referirmos ao marketplace B2B o cenário é bastante promissor e pouco aproveitado.

De maneira simplificada, o marketplace, tanto B2B quanto B2C, funciona como um shopping ou uma feira. No qual diversos vendedores colocam seus produtos em vitrines para que os consumidores possam ver e comprar.

No caso do Marketplace B2B, os consumidores são outras empresas. É uma plataforma, portanto, reúne várias empresas em um único site, sejam elas de insumos, intermediários ou produtos finais.

O termo Marketplace, no entanto, não é novo. Ele já vem sendo usado há alguns anos. A novidade é a sua ramificação.

Entenda as vantagens de implantar o marketplace B2B

A opção de compra por marketplace B2B tem se mostrado uma saída inteligente para as empresas. Ao efetuar esse tipo de transação online, o gestor obtém uma série de vantagens competitivas em relação aos modelos tradicionais.

Em primeiro lugar, apontamos a comodidade e a flexibilidade de acesso por meio de qualquer aparelho eletrônico conectado à internet. Além disso, o comprador avalia informações detalhadas sobre produtos e outras funcionalidades importantes, como indicadores para análise, filtragem por categoria, abrangência geográfica de entregas e muitos outros recursos. Acompanhe alguns dos benefícios mais importantes abaixo.

Diminuição das despesas decorrentes da pesquisa de novos fornecedores

Encontrar fornecedores sem uma plataforma digital como base é uma tarefa cara e demorada. A viabilidade do marketplace B2B torna possível concentrar os maiores e melhores fornecedores em apenas um ambiente virtual.

Esse aspecto é fundamental para facilitar a busca de novos fornecedores e reduzir custos com pesquisas, visitas ou comunicações com outras empresas. Nesse sentido, o site tem o poder de filtrar o perfil ideal para o fornecimento de produtos.

Praticidade na recompra e compra de novos produtos

Automatize a filtragem de produtos atuais e encontre novos itens com muito mais agilidade. As ferramentas digitais fortalecem o controle, o registro e a repetição das transações. Dessa maneira, o gestor encontra muito mais praticidade para fechar negócios

Redução dos custos da transação comercial

Outro aspecto interessante a ser considerado é a facilidade na pesquisa de preços. Uma plataforma B2B oferece comparativos por valores e qualidade de produtos. Dessa forma, com poucos cliques o gestor pode embasar muito melhor sua tomada de decisão para efetuar a transação comercial.

Maior segurança em transações comerciais

Grandes barreiras de confiabilidade foram superadas pelos programadores do marketplace B2B. Hoje a ferramenta tem um alto nível de credibilidade e é estruturada com uma série de instruções internas que combatem falhas, fraudes ou problemas no domínio.

Para o comprador, há uma diminuição significativa nas incertezas e o aumento da confiança em negociações. Os chamados "crimes cibernéticos", frequentes no passado, atualmente são combatidos com controles potentes de segurança que favorecem um aumento cada vez mais expressivo das transações comerciais B2B.

Como funciona

É normal fazer uma comparação que pode explicar exatamente como funciona um Marketplace. Ele é como um shopping – ou feira de rua.

Imagine que Larissa decide ir ao shopping comprar um presente para o pai. Achou um lindo cinto na loja A e decidiu na hora levar um sapato do mesmo local.

Passeando pelo shopping encontrou um suéter que a sua mãe estava querendo e quase saindo do shopping encontrou, na livraria, uma promoção do seu autor preferido. Esse caso fictício é mais comum do que você pode imaginar.

O Marketplace funciona exatamente assim. O consumidor/empresa tem à sua disposição uma cartela de fornecedores e vendedores com os mais variados produtos em um único site.

Dessa forma ele pode comprar uma, duas, três unidades do mesmo produto ou comprar diversos sem precisar sair de casa ou entrar em site por site. Para o consumidor, no caso do Marketplace B2C, é uma ótima forma de economizar tempo.

Existem alguns Marketplaces que trabalham com um nicho específico de produtos, como eletrônicos, automotivos, etc. E outros que funcionam exatamente como uma feira, com produtos de nichos variados.

Para o Marketplace B2B o processo é bastante parecido. A empresa pode entrar no site, comparar os preços dos fornecedores, sua reputação e disponibilidade de estoque para fazer a melhor escolha.

É possível, inclusive, solicitar orçamentos, caso o pedido seja diferenciado, por exemplo. E, vale ressaltar, que todos os pedidos e dados ficam armazenados no Marketplace para que o comprador possa utilizá-los no pedido de reposição.

Dessa forma o responsável pelo setor de compras não precisa perder tempo contactando vários fornecedores. Encurtando, portanto, o processo de adquirir suprimentos, materiais e mercadorias.

A internet já não é mais um artigo de luxo há alguns anos. Ela tornou-se fundamental para dar visibilidade a sua marca, levantar dores e propor soluções aos clientes em potencial.

O cenário virtual criou o Marketplace para tornar o processo de compra mais prático para os consumidores. O Marketplace B2B acompanhou o sucesso do “business to consumer” e atraiu muitos empreendedores.

Mas, como você já sabe, ainda é um setor pouco explorado no Brasil e com muito espaço para atuação.

Estar visível para um público de milhares – ou milhões – de internautas investindo muito pouco é um cenário bastante atrativo. Mas tome cuidado com a especificidade do seu planejamento estratégico voltado para o Marketplace B2B.

Ele não funciona como uma loja física, ou um e-commerce. Portanto, fique atento aos avisos e dicas expostos, tais como:

  • Controle de estoque;
  • Acompanhamento no pós-venda;
  • Prazos de entrega;
  • Reclamações e avaliações negativas.

E lembre-se de escolher o melhor Marketplace para o seu nicho de atuação. Estratégias ineficientes, com investimentos pequenos podem trazer muitos prejuízos.

Entre em contato com a Infracommerce e tenha acesso as melhores soluções para o seu marketplace.


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