Infracommerce

B3
svg2

A importância da armazenagem de mercadoria sob demanda no e-commerce

A importância da armazenagem de mercadoria sob demanda no e-commerce

Neste artigo, vamos falar sobre a armazenagem de mercadoria e sua importancia para o e-commerce.

armazenagem de mercadoria é uma atividade da cadeia logística de uma empresa que tem papel fundamental no atendimento da demanda e na gestão do estoque. Existem basicamente dois modelos de armazenamento que as empresas podem escolher, interno ou terceirizado.

Nesse contexto, além de baratear o preço das operações logísticas, o armazenamento sob demanda aparece como uma opção pela praticidade e agilidade de atuação.

Quer saber como funciona o armazenamento sob demanda? Fique conosco e continue lendo!

Como funciona a armazenagem de mercadoria sob demanda

Seguindo o conceito sob demanda, amplamente utilizado em serviços de streaming, imóveis e aluguel de carros por meio de aplicativos, por exemplo, o armazenamento sob demanda (ou “warehousing on demand”) conecta empresas de logística e donos de armazéns com empresas que precisam de armazenamento físico espaço para o produto.

Como o serviço é contratado sob demanda, ou seja, as empresas têm a oportunidade de testar a distribuição de novos produtos e priorizar os picos em datas sazonais apenas quando forem realmente necessários.

Nesse caso, pequenos e grandes varejistas não estão vinculados a contratos rígidos de longo prazo que podem impedir a adoção imediata da estratégia e comprometer a eficácia operacional.

Entenda as diferenças da armazenagem de mercadoria sob demanda dos modelos tradicionais

O armazenamento sob demanda oferece uma ampla gama de possibilidades em comparação com as estratégias tradicionais, especialmente ao avaliar os custos de implementação.

No modelo tradicional de armazenagem de mercadoria, os empreendedores têm vários caminhos: possuir seu próprio armazém de distribuição, alugar espaço ou terceirizar o armazenamento de produtos.

Nos três casos, além dos altos custos de implantação, há altos riscos quando se considera a necessidade de mudança, a aplicação de novas estratégias e a adaptação a cada negócio.

Sob demanda, os empreendedores podem adaptar suas operações às últimas demandas dos consumidores e dos mercados contemporâneos. Essa premissa reúne a sustentabilidade, agilidade e dinamismo de um tripé.

  • Agilidade – O empresário pode firmar contratos sob demanda com vários operadores logísticos, inclusive em regiões diferentes. Dessa forma, o processo de entrega torna-se mais eficiente, incluindo a redução de custos com frete e otimização dos prazos de entrega.
  • Sustentabilidade – Não é necessário construir novos espaços para armazenagem de mercadoria. Isso resulta na economia de recursos naturais.
  • Dinamismo – O espaço de armazenagem de mercadoria pode ser escalado ou reduzido de forma imediata e com o pagamento pay-per-use (pagamento por uso), de acordo com as necessidades propostas pela operação.

Em que momento utilizar a armazenagem de mercadoria sob demanda

armazenagem de mercadoria sob demanda faz-se interessante em alguns cenários específicos, dos quais podem-se destacar os seguintes:

Cadeia de suprimentos omnichannel

multicanalidade – mix entre as operações de loja física e e-commerce – é uma estratégia muito comum no varejo brasileiro.

A fim de manter a excelência em ambas as operações, as empresas podem contar com a armazenagem de mercadoria sob demanda, a fim de direcionar as ações de logística de e-commerce para um operador logístico com a expertise e os processos necessários para uma operação mais ágil e eficiente.

Lançamentos de novos produtos

Quando há o lançamento de um novo produto, existe um prazo para que o mercado o consolide. Nem sempre essa fase é rápida, já que estratégias podem levar meses para oferecer resultados positivos e concretos.

Nesse momento, investir em contratos longos de aluguel de espaço de armazenagem de mercadoria pode não ser a melhor escolha. A opção sob demanda é uma ferramenta interessante, já que permite a locação por prazos pré-estabelecidos, mesmo sendo para uso com estoques mais baixos.

Empresas com excesso de estoque

Para operações que atuam com excesso de estoque, a armazenagem de mercadoria sob demanda permite uma rápida flexibilização de espaço, com a locação de capacidade extra, ajustando melhor o estoque e evitando sobrecargas.

Pedidos com alta demanda

As operações logísticas vivenciam uma alta demanda em períodos sazonais, como festas de fim de ano, dia das mães ou dos namorados.

Nessas épocas, quando há a necessidade de espaço extra para armazenagem de mercadoria, o serviço sob demanda age pontualmente. Sendo assim, descarta-se a necessidade de investimento para a ampliação de centros de distribuição e contratação de mão-de-obra.

Importância de contratar a armazenagem de mercadoria sob demanda

Está em dúvida se o sob demanda é útil para a sua operação logística? Conheça algumas vantagens desse modelo de armazenagem de mercadoria e avalie se são pertinentes às suas necessidades!

Flexibilidade

Dependendo da variação de estoque, principalmente se for sazonal, a armazenagem de mercadoria sob demanda permite a ampliação ou redução do espaço físico de maneira simples, econômica e ágil.

Redução de custos

O sistema sob demanda oferece custos mais baixos às empresas. A possibilidade de pagamento por uso é um dos destaques, já que descarta a necessidade de contratos altamente custosos, com pagamentos mensais fixos.

Barateamento de fretes regionais

Principalmente aplicado às operações de marketplace, a armazenagem de mercadoria sob demanda permite a contratação de armazéns de distribuição mais próximos do consumidor final.

Essa opção, por sua vez, atua diretamente na redução dos fretes regionais, elevando as oportunidades de venda.

Satisfação do cliente

Uma operação logística, especialmente no varejo, atinge o seu sucesso quando o consumidor final se sente satisfeito com a sua experiência.

armazenagem de mercadoria sob demanda, nesse sentido, é uma grande parceira dos varejistas. Com seu modelo de operação, ela proporciona mais agilidade em toda a cadeia produtiva, otimizando, por exemplo, o tempo de deslocamento entre o galpão e a residência do consumidor.

É válido destacar que, embora haja uma tendência da aplicação da armazenagem de mercadoria sob demanda no setor logístico, as operações tradicionais continuam em pleno vapor.

A implementação de uma ou outra exige um estudo detalhado por parte do gestor, que deverá escolher a operação que traz mais vantagens para o momento atual da empresa.

Ficou alguma dúvida? Caso queira saber mais sobre o assunto, fale com a nossa equipe. Aproveite e conheça as soluções da Infracommerce!

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Você sabe o que é Pipeline de Vendas?

O pipeline de vendas é uma ferramenta com o objetivo de apoiar a equipe de vendas em…

O que é CMV e como calcular?

Afinal, o que é CMV? A eficiência é a força vital de todas as empresas modernas.…

Você sabe o que é Cubagem?

Tudo na vida é matemática, e sua empresa precisa de análise e cálculo de cubagem.…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.