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Quais são as principais vantagens do modelo B2C?

Quais são as principais vantagens do modelo B2C?

Neste artigo que preparamos, vamos falar de algumas vantagens de trabalhar no modelo B2C em seu negócio.

Iniciar um negócio de modelo B2C são barreiras mínimas à entrada, grande mercado potencial com potencial de crescimento a longo prazo, simplicidade de operação do negócio, capacidade de diversificar para outras áreas para aumentar a receita e as margens.

As desvantagens incluem a concorrência intensa, o custo de encontrar clientes, a necessidade de adquirir, comprar e manusear produtos, o custo de gerenciar devoluções de produtos, a necessidade de fornecer serviços ao cliente, os perigos de transações fraudulentas e “estornos” de pagamento (reembolsos concedidos a titulares de cartões de pagamento que são deduzidos do dinheiro que você recebe como comerciante).

Vantagens e desvantagens do modelo B2C

Barreiras à entrada

Na maioria dos países, incluindo o Brasil, é relativamente fácil iniciar um negócio de modelo B2C. Você deve:

  • registrar um nome de domínio
  • incorporar uma empresa
  • configurar seu site, incluindo seu catálogo de produtos
  • contrato com um provedor de serviços de pagamento para permitir que os clientes paguem
  • decidir como você atenderá aos pedidos
  • lance seu marketing para encontrar clientes
  • lidar com pedidos à medida que são recebidos e lidar com problemas de pagamento, consultas de atendimento ao cliente, devoluções e reembolsos

Embora haja complexidade em cada etapa, escolhas que precisam ser feitas e algum dinheiro que precisa ser investido, nada disso é particularmente desafiador. Com um pouco de orientação de alguém que tenha feito isso antes, você normalmente pode fazer isso de uma semana a três meses. Empresas maiores com significativamente mais complexidade em suas operações podem levar de nove a dezoito meses para concluir um projeto para construir e lançar um novo site de comércio eletrônico.

Simplicidade das operações

Um negócio tradicional de modelo B2C opera da mesma maneira que uma loja de varejo. A empresa identifica uma gama de produtos para vender aos seus clientes, encontrar fornecedores para esses produtos, comprá-los, localizá-los num armazém e depois vendê-los através do site, reabastecendo o stock à medida que vai acabando.

A diferença entre o preço de venda e o preço de compra é a margem bruta que você faz, da qual você tem que pagar pelas operações de armazém, marketing, site, serviços de pagamento, gestão e deixar lucro suficiente para os acionistas. Esta é, obviamente, uma descrição extremamente simplificada e há variações em como o negócio pode ser executado.

O modelo “dropshipping” é onde você não compra nenhum estoque antecipadamente, você espera até receber um pedido e depois paga um fornecedor para enviar o produto encomendado diretamente ao cliente. Você não precisa manter estoque e, portanto, elimina o custo de armazenamento e o risco de não poder vender seu estoque.

Diversificação

Depois que seu negócio de modelo B2C estiver estabelecido, você poderá usá-lo como base para diversificar para outros campos.

Algumas empresas on-line de muito sucesso optaram por abrir lojas físicas de varejo para ganhar participação de mercado adicional, fornecer reconhecimento e autoridade adicionais para o negócio e fornecer outros meios para interagir com os clientes e gerar lealdade e defesa do negócio.

Algumas empresas de modelo B2C podem se diversificar em serviços, por exemplo, um varejista de eletrônicos pode oferecer instalação do produto, consultoria pré-compra e serviços de design para home theater, vender serviços de garantia de terceiros juntamente com produtos físicos ou conectar clientes a fontes de financiamento para maiores compras. Cada diversificação fornece receita e lucro adicionais potenciais para o negócio de modelo B2C.

Concorrência

O outro lado do enorme mercado e das baixas barreiras à entrada já discutidas é a enorme concorrência presente no mercado de modelo B2C. Existem tantas empresas de comércio eletrônico que já operam em quase todas as categorias de produtos concebíveis que podem parecer esmagadoras ao iniciar um novo negócio.

A concorrência inevitavelmente inclui também a concorrência de preços. Você deve ser capaz de competir com empresas estabelecidas com poder de compra e operações eficientes e de baixo custo. Você precisará aprender a conviver com a concorrência e encontrar uma maneira de atrair clientes apesar disso.

Encontrar e reter clientes

Como consequência direta da enorme concorrência, você precisa projetar e financiar o marketing esforços que são bem sucedidos para o seu negócio. O marketing é toda uma ciência por si só, mas a essência disso é entender nos mínimos detalhes quem é seu cliente, o que é importante para ele, como ele gosta de pesquisar, se inspirar, comprar e receber os tipos de produto que você estão vendendo.

Você precisa projetar toda a sua operação em torno do atendimento ao seu nicho de clientes. Se você fizer isso, você ainda pode ser bem sucedido, apesar da concorrência. No entanto, você precisa estar preparado para pagar quantias significativas de dinheiro em marketing, para encontrar e atrair seus clientes. Não é excepcional ter que gastar 30% ou mais do valor médio do pedido para atrair um novo cliente.

Nesse nível de gastos, seu negócio pode apenas atingir o ponto de equilíbrio ou até mesmo gerar perdas. Portanto, é fundamental que, uma vez que você tenha um cliente, encontre maneiras de mantê-lo voltando, pois o custo de vender para os clientes existentes é muito menor do que o custo de adquirir novos. Seus clientes existentes são sua fonte de lucro, enquanto seus novos clientes são sua fonte de crescimento de vendas.

Atendimento ao cliente

Quando você vende para consumidores, há uma expectativa (inclusive na lei) de que você prestará serviços a eles antes, durante e depois de uma venda. Isso pode ser tão simples quanto fornecer um endereço de e-mail de contato ou número de telefone. Mas você precisará de pessoas para responder a perguntas e fornecer respostas precisas e para operar as políticas que você decidir para reembolsos, trocas, devoluções e suporte ao produto.

Isso pode ser caro para fornecer em comparação com o valor dos produtos que você vende, portanto, é melhor tentar limitar o número de contatos que seus clientes fazem por pedido para minimizar seu custo.

Para reduzir o número de contatos, você deve fornecer informações muito claras, honestas, precisas e detalhadas sobre o produto, os processos de pagamento, envio e devolução. Você também deve responder às perguntas dos clientes rapidamente e fornecer informações completas para evitar outro contato de acompanhamento.

Ter que fornecer serviços ao cliente é, em geral, uma desvantagem do modelo B2C.

Fraude

Sempre que você está vendendo produtos, existe o risco de que aqueles que os compram não sejam quem dizem ser, ou estejam usando métodos de pagamento roubados ou de outra forma não autorizados. A falha na detecção de fraudes é um risco significativo no modelo B2C, especialmente para itens com preços mais altos e aqueles que são fáceis de vender.

Por exemplo, se um cliente fizer um pedido com um número de cartão de crédito roubado e você enviar um produto caro para esse fraudador, o verdadeiro proprietário desse cartão abrirá uma disputa com o provedor do cartão, que fará um estorno contra o provedor de serviços de pagamentos (PSP) você está usando para lidar com os pagamentos em seu site.

Conseguiu identificar todas as vantagens de ter um modelo de negócio B2C? Para garantir o crescimento do seu modelo B2C conte com as soluções da Infracommerce.

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