Infracommerce

Infracommerce
B3

Como evitar abandono de carrinho?

Como evitar abandono de carrinho?

Embora seja inevitável o abandono de carrinho, há muito que os sites de comércio eletrônico podem fazer para reduzir o esse “colateral”.

Neste post, analisamos algumas das melhores práticas que os varejistas podem seguir para reduzir o abandono de carrinho.

abandono de carrinho ou cesta é uma fonte constante de frustração para os varejistas online.

Sobre o abandono de carrinho

Primeiro, vamos definir o que queremos dizer com abandono de carrinho. É uma medida da porcentagem de visitantes de um site de comércio eletrônico que adicionam itens ao carrinho ou cesta, mas saem sem comprar.

Também falamos sobre abandono de reserva para pessoas que saem de sites de viagens sem comprar, e abandono de formulário para sites financeiros.

A frustração para os varejistas é que, ao adicionar itens ao carrinho, os clientes expressaram um claro interesse em seus produtos, mas algo os impediu ao longo do caminho.

Como reduzir o abandono de carrinho

Há muito que os varejistas podem fazer para reduzir as taxas de abandono de carrinho, desde fornecer todas as informações que os compradores precisam até facilitar a compra, seja qual for o dispositivo.

1. Mostrar apelos à ação claros

Depois que os compradores adicionar itens aos carrinhos, deixe os próximos passos claros para eles. Em primeiro lugar, deixe claro que eles adicionaram os itens com sucesso ao carrinho.

Com um bom CTA, os compradores não devem abandonar porque não têm certeza do que fazer a seguir.

2. Forneça uma escolha de opções de entrega

Os tempos de envio e os preços podem desempenhar um papel importante quando os clientes estão decidindo se devem comprar.

Uma razão para o abandono de carrinho é que muitos sites tendem a esperar até que os compradores façam o checkout antes de mostrar os custos reais de envio.

Isso significa que alguns clientes podem adicionar itens para encontrar os custos reais, ou pretendem comprar, antes de serem dissuadidos por taxas de entrega mais altas.

A escolha também importa. Alguns compradores querem entrega gratuita ou de baixo custo, outros estão mais preocupados com rapidez e conveniência. Portanto, os sites precisam tentar fornecer uma combinação de opções de entrega para atender às diferentes preferências dos clientes.

3. Oferecer Check-out para Convidados

Fazer com que os compradores se registrem e criem uma conta antes de entrarem no checkout pode ser uma barreira para a compra.

É algo que parece um esforço extra para os compradores e, por esse motivo, pode ser um ponto em que os clientes decidem que é muito incômodo prosseguir e concluir a compra.

Quando não é absolutamente necessário (alguns sites, como o de supermercado , têm um argumento mais forte para o registro), faz sentido evitar essa barreira e oferecer opções de check-out para convidados.

Os clientes ainda podem criar uma conta durante ou após a finalização da compra, mas isso elimina uma possível causa de abandono de carrinho.

4. Mostrar um lembrete persistente do conteúdo do carrinho

À medida que passam pelo checkout, os clientes podem ter dúvidas sobre os custos, ou talvez se escolheram o tamanho ou produto correto.

A exibição de um resumo do carrinho ajuda os compradores a verem se o pedido está correto antes de concluir o checkout e significa que eles não precisarão sair do checkout para verificar nada.

5. Formulários de checkout suaves

Uma vez no checkout com a intenção de comprar, os clientes podem ser dissuadidos por formulários de checkout que podem demorar muito para serem concluídos ou podem ser confusos para os usuários.

Formulários bem elaborados ajudam a reduzir o esforço do usuário e fazem com que o processo de compra pareça mais fácil de concluir (o que também é muito importante).

Parece simples de concluir, portanto, os usuários são menos propensos a serem dissuadidos neste estágio.

6. Ofereça ajuda onde for necessário

Alguns clientes precisarão de ajuda extra durante a finalização da compra e, ao oferecer links claros para o atendimento ao cliente, bem como opções de retorno de chamada, eles poderão encontrar ajuda onde precisarem.

Também pode ser tão simples quanto fornecer algumas dicas de micro cópias e ferramentas no lugar certo.

Alguns campos de formulário podem ser mais complicados do que outros, portanto, identificar aqueles que provavelmente enganarão os usuários e fornecer texto explicativo no ponto certo pode ajudar o cliente a continuar no formulário.

7. Use mensagens de conversão

Para os compradores que estão hesitando e mostrando sinais de saída, mensagens de conversão direcionadas no local podem reduzir o abandono de carrinho.

Os compradores podem receber mensagens de urgência que informam a popularidade do produto ou os descontos que perderão se abandonarem.

8. Oferta para salvar o conteúdo do carrinho

Alguns abandonos de carrinho podem ser apenas temporários. As pessoas podem querer levar um tempo para considerar uma compra, podem ser interrompidas ou talvez desejem consultar familiares ou amigos.

Em casos como esse, salvar os detalhes do carrinho para mais tarde facilita o retorno para concluir uma compra, eliminando o incômodo de selecionar itens e opções novamente.

9. Oferecer garantias de segurança

Alguns compradores podem se preocupar com a segurança de seus pagamentos durante a finalização da compra, para que isso possa ajudar a oferecer um pouco de tranquilidade.

Em geral, a confiança na marca combinada com um site bem projetado e utilizável fará muito para tranquilizar os clientes, mas existem outras opções.

Em geral, um site com boa aparência e fácil de usar ajudará a construir a confiança do cliente, mas existem outras maneiras de oferecer segurança.

Isso pode ajudar a melhorar a confiança do cliente, especialmente para os visitantes que podem não estar familiarizados com sua marca.

10. Forneça várias opções de pagamento

As opções de pagamento podem fazer ou interromper uma compra, e oferecer opções permite que os varejistas atendam às preferências variadas dos clientes.

Os pagamentos com cartão de débito e crédito ainda são populares, mas várias alternativas surgiram recentemente. Além disso, os hábitos de pagamento variam muito entre os diferentes mercados.

Alguns métodos de pagamento podem acelerar o checkout e tornar o checkout muito mais fácil para os compradores.

Essas são algumas dicas para evitar o abandono de carrinho. Este artigo foi útil para você? Então temos mais uma dica: para oferecer tudo isso e muito mais para o seu cliente, basta ter a plataforma certa à seu favor.

Acesse o site da Infracommerce e conheça nossas soluções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

O “BOOM” de crescimento em vendas após o surgimento do pix para e-commerce

Entenda, a partir deste artigo que preparamos para você qual o impacto do PIX para e-commerce no…

Conheça os tipos de Cross Docking

Descubra as modalidades de Cross Docking que existem no mercado. Saiba quais são as diferenças…

A evolução do comportamento do consumidor de e-commerce

Neste artigo, faremos uma breve abordagem da evolução do comportamento do consumidor diante do e-commerce. “A empresa…

Precisa de uma solução para sua empresa ou indústria?

Nós ajudamos algumas das empresas que mais crescem do mundo a encontrar novas oportunidades de negócios D2C e B2B.

Com soluções abrangentes em Full Service e Fulfillment, quer saber o que podemos fazer pelo seu negócio?

Fale com um especialista!

Conte-nos sobre seu negócio

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.

Fale com um especialista!