Infracommerce

B3
svg2

Devolução de produto: Saiba como adotar um sistema eficiente

Devolução de produto: Saiba como adotar um sistema eficiente

Confira neste artigo os benefícios em incorporar um sistema eficiente para situações de devolução de produto. Aprenda a lidar com a situação da melhor maneira.

Devolução de produto é um problema para qualquer varejista, e em alguns setores mais do que em outros. Entretanto, se a política de devolução de mercadoria estiver embasada em um bom sistema, como logística reversa, é bem provável converter o problema em vantagem, desdobrando assim na fidelização do cliente com um bom atendimento.

Uma ideia que pode parecer bastante simples, mas da qual poucos se dão conta. Ter uma boa logística reversa para aplicar nos casos de devolução de mercadoria, auxilia na transformação de um problema em uma oportunidade para fidelizar o cliente.

Devolução de produto: quais são os direitos do consumidor e como adotar um sistema eficiente

Logística reversa trata-se de todo o processo referente à devolução de mercadoria, conserto, manutenção, reciclagem e desmontagem de produtos e materiais. São as ações que a empresa pode tomar para que o cliente siga satisfeito mesmo quando uma compra apresentar problemas.

No comércio (nesse caso, comércio eletrônico), a imagem da empresa está ligada de maneira direta à forma como ela lida com as reclamações dos clientes, quando surge a necessidade de devolução do produto. Abaixo listamos algumas ações para seu negócio, que respeitam os direitos do consumidor. Veja só!

1. Aceite a devolução de produto

Grande parte dos conflitos entre empresas e consumidores ocorre quando o cliente se arrepende após a compra de um produto e não é bem atendido. Nesse sentido, o empresário tem que aceitar a devolução de compra.

Outra questão importante da logística reversa está diante do produto que apresenta defeito. A loja deve ser responsável pela devolução de produto.

O mais recomendado é sempre tomar o controle da situação e procurar resolver o problema. Não se esqueça que é mais fácil e barato satisfazer o cliente. O consumidor quer solucionar o problema, não quer conflito na Justiça.

O ideal é que o negócio não imponha exigências ao cliente para trocar um produto defeituoso. Realize a troca sem exigir que o consumidor explique como a mercadoria estragou.

2. Devolução de produto é uma janela de oportunidade

A empresa deve ter um olhar atento à reclamação de um cliente, pois essa infeliz questão abre uma janela de oportunidade para fidelizá-lo.

Se você optar por tratar o consumidor bem, o cliente ficará satisfeito e irá criar um grau de confiança maior com a empresa, isso não é incrível?

Um bom exemplo está nas lojas que, após o Natal, trocam presentes que não eram do tamanho certo ou que simplesmente as pessoas não gostaram. Essa ação permite que o consumidor conheça realmente o negócio e se torne um cliente. Se antes havia uma cultura convicta de reclamação, agora há uma cultura de oportunidade de vendas.

3. O que o seu consumidor mais preza?

Para manter um bom relacionamento e a satisfação do consumidor, é preciso sempre estar atento e se atualizar de acordo com as demandas e expectativas do público.

O Consumidor Moderno tem em suas mãos poder de compra e acesso a diferentes lojas, além do poder de compartilhar sua opinião sobre produtos e marcas com uma grande audiência, sobretudo a partir das redes sociais, que se tornaram verdadeiros tribunais para os negócios online.

O relacionamento com o consumidor é uma das questões que mais pesam no momento da compra para este novo cliente. Os brasileiros esperam que os e-commerces e empresas forneçam um canal de autoatendimento.

4. Logística Reversa para reduzir os prejuízos em devolução de produto

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem até 7 dias, a partir da data de recebimento, para desistir da compra online ou requisitar a troca do produto para o e-commerce. Diante disso, há uma grande demanda da logística reversa nas empresas.

O processo da logística reversa envolve fazer o procedimento da entrega do produto de forma invertida. Ou seja, o pacote sai da casa do cliente rumo ao e-commerce, para então ser realizada a troca ou devolução de mercadoria.

Pode não parecer, mas os clientes retornam a fazer compras no site caso o processo de troca/devolução seja simples e rápido. São situações como essa, de praticidade, que possibilitam uma boa pontuação no NPS (Net Promoter Score) da sua empresa.

Além do mais, isso nos mostra que o Customer Experience, ou experiência do usuário, é fundamental para manter o bom relacionamento e fidelizar o seu cliente até mesmo em momento desfavoráveis, como o da devolução de compra.

Transparência, assumir a possibilidade de erros e propor saídas alternativas para o consumidor são formas de minimizar o impacto negativo de algum problema que possa surgir com o produto.

5. Como conquistar o seu cliente através da devolução?

O segredo central é facilitar o processo. Faça com que a experiência da devolução de produto seja gratificante e satisfatória a ponto de quase ser melhor que a compra.

Como? Siga esse passo-a-passo:

1. Ofereça um atendimento pessoal, com com assistência na hora da troca e que promova a solução instantânea do problema encontrado.

2. Faça um checklist de conferência do produto, dessa forma você garante que o produto que irá chegar até você é realmente o que o cliente comprou, agilizando o envio de um novo produto para o seu consumidor, assim grandes esperas e frustrações com o tempo não são geradas;

3. Permita que o consumidor devolva o produto em lojas e pontos que são próximos a sua casa, trabalho ou onde lhe for conveniente, tirando a necessidade de ir até as agências

dos correios, e podendo fazer este processo até nos fins de semana;

4. Automatize a solicitação, deixe disponível uma página online onde o seu cliente pode ele mesmo solicitar a devolução, sem necessidade de atendimento do seu SAC.

Há iniciativas focadas na experiência do consumidor que proporcionam uma personalização desse processo, fazendo a combinação da boa experiência com a facilitação da logística do e-commerce.

Ao aplicar essas dicas no seu processo de devolução de produto, garanta a sua credibilidade e seja referência em atendimento do consumidor.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog para receber mais conteúdos como este! Conheça as soluções da Infracommerce para ter sucesso no comércio eletrônico!

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Dicas infalíveis para atração de cliente em potencial

Para que você conquiste uma maior quantidade de cliente em potencial, reunimos dicas de vendas infalíveis…

Fulfillment: entenda como funciona

Neste artigo, vamos falar sobre como funciona o fulfillment. É a estratégia que faltava para seu…

Conheça o delivery que é mais barato que o correios

É possível reduzir os custos com delivery mais barato que o Correios sem prejudicar as margens de…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.