Infracommerce

Infracommerce
B3

O que é e para que serve o sistema ERP?

O que é e para que serve o sistema ERP?

Sistema ERP: Explicaremos exatamente o que é, como funciona, o que pode fazer pelo seu negócio, como escolher a solução certa e muito mais.

As empresas em crescimento eventualmente chegam a um ponto em que as planilhas não são mais suficientes. É aí que entra o software de planejamento de recursos empresariais: os sistemas ERP coletam e organizam as principais informações de negócios e ajudam as organizações a executar operações enxutas e eficientes, mesmo à medida que se expandem.

A maioria dos profissionais de negócios já ouviu o termo “ERP”, mas pode não saber exatamente o que os sistemas de planejamento de recursos empresariais podem fazer por suas equipes.

Continue lendo para obter respostas para praticamente todas as perguntas que você possa ter sobre o planejamento de recursos empresariais.

O que é Planejamento de Recursos Empresariais (ERP)?

Em sua essência, um ERP é um aplicativo que automatiza processos de negócios e fornece insights e controles internos, com base em um banco de dados central que coleta informações de departamentos, incluindo contabilidade, manufatura, gerenciamento da cadeia de suprimentos, vendasmarketing e recursos humanos (RH).

Uma vez que as informações são compiladas nesse banco de dados central, os líderes ganham visibilidade interdepartamental que os capacita a analisar vários cenários, descobrir melhorias de processos e gerar grandes ganhos de eficiência. Isso se traduz em economia de custos e melhor produtividade, pois as pessoas gastam menos tempo procurando os dados necessários.

software ERP feito sob medida para atender às necessidades de uma empresa individual, tornando esses sistemas uma ferramenta crítica para empresas de todos os setores e de todos os tamanhos. Muitas das empresas mais conhecidas e bem-sucedidas do mundo recorreram ao ERP no último quarto de século. Agora, esse software pode ser configurado e precificado para atender às necessidades de empresas de todos os tamanhos.

Simplificando, um sistema ERP ajuda a unificar as pessoas, os principais processos de negócios e a tecnologia em toda a organização.

Principais conclusões sobre o sistema ERP

  • O sistema ERP é um software empresarial crítico que coleta informações de vários departamentos em um banco de dados comum, permitindo que os líderes monitorem o pulso de uma empresa usando uma visão única da realidade.
  • Os sistemas de planejamento de recursos empresariais unificam funções críticas de negócios, como finanças, manufatura, gerenciamento de estoque e pedidos, comunicação com o cliente, vendas e marketing, gerenciamento de projetos e recursos humanos. Um recurso importante é a análise detalhada e relatórios sobre cada departamento.
  • O ERP pode gerar grandes economias financeiras e de tempo ao fornecer visibilidade em toda a organização que destaca processos manuais ineficientes e revela oportunidades de crescimento.
  • Existem vários modelos de implantação de software ERP, incluindo on-premise, cloud e híbrido. Embora o ERP na nuvem tenha se tornado extremamente popular nos últimos anos, a melhor abordagem depende das necessidades da empresa.
  • As empresas devem certificar-se de que entendem os recursos, modelos de implementação, requisitos de integração e custo total de propriedade de uma pequena lista de fornecedores antes de escolher um vencedor.

ERP explicado

O planejamento de recursos empresariais – um apelido cunhado pela empresa de pesquisa Gartner em 1990 – pode ser um conceito confuso porque o ERP não é um aplicativo independente. Embora o ERP seja uma categoria de software de negócios, os sistemas ERP compreendem vários módulos, cada um abordando um requisito de negócios específico.

Por exemplo, as empresas baseadas em produtos normalmente têm módulos para contabilidade, gerenciamento de estoque e pedidos, gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e, se produzirem ou montarem produtos, manufatura. As empresas de serviços podem recorrer a módulos de contabilidade, gerenciamento de projetos, automação de serviços profissionais e CRM.

Cada módulo extrai informações e as envia para o banco de dados central, que é um componente-chave de um sistema ERP. Esse repositório de dados comum fornece visibilidade a todos os departamentos e, assim, permite que os líderes avaliem e comparem o desempenho comercial de diferentes áreas e entendam o impacto total das decisões. Ele também potencializa outros benefícios do ERP, como automação de processos, controles internos aprimorados e inteligência de negócios mais inteligente.

Por que o ERP é importante para as empresas?

Os sistemas ERP tornaram-se apostas de mesa para empresas que procuram usar os recursos com sabedoria. Eles podem ajudar os líderes a realocar capital humano e financeiro ou criar processos de negócios essenciais mais eficientes que economizem dinheiro sem sacrificar a qualidade ou o desempenho.

Um ERP também é um trunfo quando se trata de planejamento e coordenação. Os funcionários podem ver o estoque atual disponível e os pedidos dos clientes em detalhes e, em seguida, comparar os pedidos de compra do fornecedor e a demanda futura prevista. Se necessário, eles podem fazer ajustes para evitar problemas. O software ERP também melhora a comunicação e a colaboração porque os funcionários podem verificar o status de outros departamentos para orientar suas próprias decisões.

Como uma fonte abrangente de dados, um sistema ERP também fornece uma série de relatórios e análises que podem fazer a diferença para os negócios. Transformar uma vasta quantidade de informações em tabelas e gráficos que ilustram claramente as tendências e ajudam a modelar os resultados possíveis é uma capacidade de ERP que os executivos consideram inestimável.

Como o sistema ERP pode melhorar ou ajudar um negócio?

sistema ERP permite que as empresas identifiquem áreas do negócio com espaço para melhorias ou oportunidades de expansão. A aceitação do usuário é fundamental: quanto mais funcionários com acesso, maior a probabilidade de as equipes detectarem problemas, seja um aumento na demanda de um determinado produto, remessas atrasadas de um fornecedor ou uma crise iminente de fluxo de caixa. Os funcionários podem, então, mitigar proativamente o problema na medida do possível.

Os executivos geralmente estão focados em resultados – usando informações para atingir objetivos, como aumentar a eficiência, reduzir custos e responder às mudanças nas necessidades do consumidor ou nas condições do mercado.

Para unidades de negócios, o software ERP pode automatizar muitas tarefas propensas a erros, como reconciliações de contas, faturamento de clientes e processamento de pedidos, e fornecer as informações que as equipes precisam para operar com mais eficiência.

Mas a verdadeira beleza do ERP é que ele pode fornecer uma visão de 10.000 pés da saúde da empresa e insights detalhados sobre um processo ou KPI específico, não apenas armazenando e organizando dados, mas identificando padrões e sinalizando anomalias que exigem investigação. Tente isso com uma planilha.

Outras vantagens do negócio:

Acesso aos dados de qualquer lugar

Os funcionários não precisam mais mexer em pilhas de papéis ou arquivos espalhados pela área de trabalho. Com o ERP baseado em nuvem, um gerente de armazém pode fazer login a partir de um dispositivo móvel enquanto estiver no chão de fábrica, ou um vendedor pode verificar o estoque enquanto estiver no local do cliente.

As informações estão sempre atualizadas

Como o sistema ERP recebe continuamente informações de vários departamentos, ele é atualizado imediatamente à medida que o inventário é retirado, um pagamento é postado ou e-mails são enviados aos clientes. Isso oferece uma grande vantagem porque os tomadores de decisão estão baseando suas escolhas em dados atualizados.

Decisões de negócios baseadas nos mesmos dados

Com um banco de dados comum, todos os tomadores de decisão estão na mesma página. Não há fontes de informações duplicadas ou conflitantes, e as empresas têm a capacidade de agendar e distribuir relatórios dinâmicos automaticamente. Precisa de mais profundidade? Os dados subjacentes podem ser acessados ​​simplesmente clicando no relatório.

Esses são os principais pontos que você precisa saber sobre ERP. E se precisa de um sistema para o seu negócio, conheça as soluções da Infracommerce!

Confira os insights da Infracommerce na Conferência Goiás 2024 

Nos dias 4 e 5 de junho, a Infracommerce levou toda a sua expertise no…

Entenda o impacto do one stop shop no mercado B2B

Quer saber do que estamos falando quando nos referimos a one stop shop no mercado B2B e…

Dicas para um ciclo de abastecimento de estoque

Ciclo de inventário, ou ciclo de abastecimento de estoque, é a parte do inventário que um…

Quer fazer parte
do seleto grupo
de operações
de e-commerce eficientes e escaláveis?

Entregamos operações de e-commerce de acordo com as necessidades da sua empresa de forma completa ou modular.

Vamos conversar!

Conte-nos sobre seu negócio 

* campos obrigatórios.

Ao me cadastrar concordo em receber novidades sobre e-commerce, varejo e eventos relacionados à Infracommerce.