Infracommerce

Infracommerce
B3

Dicas para um ciclo de abastecimento de estoque

Dicas para um ciclo de abastecimento de estoque

Ciclo de inventário, ou ciclo de abastecimento de estoque, é a parte do inventário que um vendedor percorre para atender pedidos de vendas regulares. Representa uma parte do inventário permanente de uma empresa.

O inventário cíclico é usado e substituído por novos itens ou revertido. É semelhante ao rastreamento de sua taxa de venda com algumas etapas adicionais. Existem algumas diferenças entre o estoque de ciclo em negócios B2B e B2C, portanto, certifique-se de saber o que funciona para o seu.

A seguir, confira algumas dicas para um ciclo de abastecimento de estoque impecável!

Ciclo de abastamento de estoque no gerenciamento de operações

O inventário cíclico no gerenciamento de operações pode fazer ou quebrar as operações de armazenamento. Manter o controle de estoque adequado é parte do trabalho de todo gerente de operações. A contagem de ciclos de estoque é uma maneira importante de regular o estoque e garantir que suas operações permaneçam eficientes.

Se o estoque entrar ou sair em um ritmo inaceitável, as operações podem ficar paralisadas ou sobrecarregadas. É por isso que muitos dependem da análise de estoque ABC.

Problemas no ciclo de abastecimento de estoque da Cadeia de Suprimentos

O inventário cíclico no gerenciamento da cadeia de suprimentos afeta os negócios da cadeia, pois impacta diretamente os produtos que eles têm em mãos e sua capacidade de atender aos pedidos. Os problemas de inventário do ciclo da cadeia de suprimentos são causados ​​por vários fatores:

Demanda

Se a demanda aumenta ou diminui, a quantidade de estoque em movimento na cadeia de suprimentos é diretamente impactada. Compreender as mudanças na demanda pode permitir que uma empresa reaja adequadamente para aumentar as vendas e limitar os custos. O processo de gerenciamento de pedidos inadequado com base em dados incorretos pode causar um backlog que pode levar rapidamente a perdas.

Prazo de execução do pedido

O tempo que leva entre um pedido ser feito e a chegada do produto (consulte a definição de lead time) pode causar problemas com o inventário cíclico. É uma das maiores causas de um pedido em atraso no gerenciamento de estoque. Investir em software de otimização de rotas pode ajudar a mitigar esses problemas.

Custos de armazenamento

O custo de armazenamento de estoque aumenta e diminui com base nos níveis de estoque e na duração do ciclo.

Ciclo de abastecimento de estoque e Armazenagem

A gestão de armazém e o ciclo de estoque estão diretamente relacionados. O fluxo de entrada e saída de mercadorias é o principal dever de um gerente de armazém. Isso significa que entender o tempo do ciclo de estoque do seu negócio é fundamental.

Ele permitirá que você limite os custos do armazém enquanto maximiza a quantidade de estoque vendável. Essa é uma das razões pelas quais é importante entender o tempo do ciclo de estoque.

O que é o tempo do ciclo de inventário?

O tempo de ciclo de estoque é a frequência de reposição de estoque. Ou seja, o tempo gasto do início ao fim do uso do estoque.

No varejo, esse é o tempo entre a chegada de um produto em seu depósito e a sua venda. Na manufatura, é o tempo gasto desde o início da produção até o fim das atividades de manufatura. Em termos mais simples, é a quantidade de tempo que o estoque de matérias -primas leva para se tornar um produto acabado.

Definição de inventário de contagem cíclica

A contagem cíclica é uma parte da auditoria de inventário em que apenas uma pequena parte do inventário é contada em um determinado dia. Isso contrasta com uma auditoria completa em que todos os itens do inventário são contados. A contagem cíclica é uma técnica de amostragem usada para ver a precisão dos registros de estoque.

O que a contagem de ciclos significa no gerenciamento de estoque?

Em termos do processo de gerenciamento de estoque, a contagem cíclica consiste em coletar amostras de inventários para verificar os registros de inventário. Embora não seja uma medida totalmente precisa para o escopo completo do estoque, as contagens cíclicas destacam quaisquer discrepâncias nas contagens de produtos. Isso alerta você sobre possíveis problemas de inventário e sinaliza que talvez seja hora de fazer um inventário completo.

Dicas de gerenciamento do ciclo de abastecimento de estoque

O gerenciamento de inventário de ciclo é importante para garantir que os produtos corretos estejam sendo rastreados e que nenhum tempo ou energia seja desperdiçado.

Aqui estão as melhores maneiras de garantir que você está fazendo isso corretamente:

Priorize produtos importantes

Não perca tempo contando ciclos de tempo contando produtos raramente usados ​​ou vendidos. Escolha produtos de alta demanda e conte-os regularmente para evitar surpresas. Por exemplo, se você participar do kitting, você escolherá rastrear os próprios kits, não as partes individuais.

Faça contagens com a maior frequência possível

Como a contagem cíclica exige pouco tempo e esforço, faça-a com a maior frequência possível. Isso permitirá que você fique no topo de seu inventário sem ter que desligar para um inventário físico completo.

Tem um plano

Não basta contar ao acaso. Pense em quando, onde e como você deseja contar suas mercadorias para não desperdiçar tempo ou dinheiro valiosos.

Faça um orçamento de forma adequada

Embora a contagem cíclica custe muito menos do que o inventário físico, os custos ainda aumentam quando sua empresa cresce. Separe o orçamento certo para garantir que as contagens sejam feitas regularmente.

Atribua a contagem a um ou dois funcionários

Você não tem tempo para contagem de estoque e não quer treinar todos para fazer isso e tirá-los de suas outras tarefas. Escolha um ou dois funcionários que participem regularmente da contagem cíclica e você sempre terá os dados necessários para ter sucesso.

Ciclo de abastecimento de estoque para produtos de ciclo de vida curto

Os produtos de ciclo de vida curto precisam ser rastreados com mais frequência para garantir que a reordenação seja feita em tempo hábil. É importante saber o ponto de reabastecimento de seus produtos. A contagem de ciclos é a melhor maneira de gerenciar produtos de ciclo de vida curto, pois eles podem ser monitorados regularmente e qualquer mudança na demanda pode ser respondida mais rapidamente.

As tendências de vendas dessas contagens cíclicas também fornecem informações sobre as mudanças no nível de estoque e podem ser usadas para comercializar as mercadorias e otimizar os lucros. Isso é particularmente importante se você receber ou enviar estoque por meio de envio a granel.

Técnicas de gerenciamento de estoque

Contagem do Ciclo de Precisão do Inventário

A precisão da contagem cíclica mede a porcentagem de contagens cíclicas que não exigiu nenhum ajuste. Isso significa que as contagens cíclicas corresponderam aos números de seu rastreamento de inventário.

Quanto maior esse número, menor a variação e o encolhimento em seu inventário. Se houver ajustes feitos após as contagens cíclicas, você precisará revisar sua metodologia de inventário e descobrir onde os problemas estão se originando.

Você deve procurar ter uma precisão de contagem de ciclos de 100%, mas geralmente há uma pequena quantidade de imprecisões para qualquer negócio. Encontre um número que você considere razoável para o seu negócio e tente mantê-lo ou acima dele. É um KPI de inventário importante para controlar. ‍

Fórmula de inventário de ciclo médio

Para encontrar seu inventário de ciclo médio, você só precisa usar uma fórmula simples. Ele irá ajudá-lo a otimizar as operações do seu negócio e evitar quaisquer problemas com o inventário de ciclo.

Aqui está a fórmula que você vai precisar:

Inventário de Ciclo Médio = Tamanho do Lote / 2

O Ciclo da Vida

O ciclo de estoque tem um impacto direto na capacidade de sua empresa de atender pedidos e obter lucro. Acompanhar esse ciclo pode mantê-lo à frente de quaisquer problemas que possam surgir e a contagem de ciclos é a melhor maneira de fazer isso.

Se você achar consistentemente que sua contagem de estoque está muito baixa, convém verificar o estoque just in time para que seja reabastecido regularmente. Ou use o inventário de consignação ou o dropshipping para pular esse processo completamente. Normalmente, você pode encontrar fornecedores que oferecem suporte a esses modelos em um mercado online.

Quer garantir um ciclo de abastecimento de estoque perfeito? Conheça as soluções da Infracommerce para ter sucesso nos processos logísticos!

 

Estratégia para Experiência do Cliente

A estratégia de experiência do cliente engloba todos os planos que uma empresa faz para garantir experiências…

Infra.shop: experiência única para o cliente e conexão com todos os canais de vendas

Conheça a Infra.shop e o potencial de seus produtos para garantir a melhor experiência e satisfação de seus…

A melhor forma de fazer um investimento online

Se você deseja aumentar suas vendas mais rápido, reduzir os custos operacionais e aumentar também…

Quer fazer parte
do seleto grupo
de operações
de e-commerce eficientes e escaláveis?

Entregamos operações de e-commerce de acordo com as necessidades da sua empresa de forma completa ou modular.

Vamos conversar!

Conte-nos sobre seu negócio 

* campos obrigatórios.

Ao me cadastrar concordo em receber novidades sobre e-commerce, varejo e eventos relacionados à Infracommerce.