KPIs Logísticos: o que é e principais indicadores de desempenho

KPIs Logísticos: o que é e principais indicadores de desempenho

Como saber se sua cadeia de suprimentos está funcionando bem, se está melhorando ou piorando?

Muitos gestores ainda têm dúvidas sobre o uso de indicadores de desempenho em operações logísticas.

Quais usar? Quanto você quer usar? Como usar? Afinal, como medir o desempenho logístico?

Se este for o seu caso, este artigo foi escrito para você.

Continue lendo e entenda o que são os indicadores de desempenho logístico, a importância deles para o negócio e os principais indicadores que você pode utilizar na sua empresa.

O que são KPIs logísticos?

Os KPIs Logísticos, ou indicadores de desempenho, são usados ​​para rastrear, visualizar e otimizar todos os processos relacionados ao departamento de logística. Portanto, o uso de KPIs logísticos garante que você sempre avalie seu desempenho em relação a benchmarks estáticos. Dessa forma, as flutuações são imediatamente visíveis e, se o desempenho se mover na direção errada, você pode responder rapidamente fazendo os ajustes necessários.

Esses indicadores são usados ​​para medir o nível de serviço em diferentes processos logísticos. Dessa forma, mostram quais situações-chave merecem mais atenção dos gestores.

A definição de indicadores de desempenho logístico depende das características gerais de sua empresa e de sua composição logística.

Nesse sentido, é necessário considerar os seguintes fatores:

  • Estoque;
  • Transporte;
  • A segurança da carga.

Por exemplo, se as mercadorias são transportadas por estrada, é interessante não apenas usar a taxa de entrega atrasada como indicador, mas também a taxa de acidentes como o indicador.

Aqui estão algumas das principais vantagens que o uso de indicadores de desempenho logístico pode trazer para o seu negócio.

Benefícios dos KPIs logísticos

Veja alguns dos benefícios de usar indicadores de logística:

  • Identificação de gargalos na qualidade;
  • Redução de custos;
  • Maior produtividade;
  • Tomadas de decisão bem fundamentadas e mais assertivas;
  • Aumento da segurança;
  • Maior satisfação do consumidor final;
  • Aumento da capacidade de atendimento.

5 exemplos de indicadores de desempenho logístico

Agora que você sabe o que são indicadores de desempenho logístico e suas principais vantagens para o seu negócio, confira alguns exemplos de KPIs, você pode implementar diferentes tipos de KPIs logísticos em sua empresa.

1 – Entregas dentro do prazo

O objetivo deste indicador é identificar problemas potenciais no processo de atendimento de pedidos.

Refere-se à relação entre o pedido entregue dentro do tempo especificado e o pedido total.

Portanto, quando esse KPI é muito baixo, significa que há um problema no programa que precisa ser corrigido.

Por exemplo: planos desatualizados, sistemas de recebimento de pedidos insuficientes para a escala de demanda, etc.

O cálculo é o seguinte:

Entrega dentro do prazo / entrega total * 100

O ideal é manter esse percentual acima de 90%.

2 – Perfect Order Rate

Aqui, o grau de acidentes desde o transporte até a entrega do pedido é monitorado.

Em termos de eficiência da cadeia de suprimentos, a taxa de pedidos perfeita é outro indicador de logística muito importante. Este indicador mede a quantidade de pedidos processados, transportados e entregues sem acidentes no caminho.

Por exemplo: atrasos, pedidos errados, mercadorias danificadas, etc.

POR é um KPI importante porque mostra a eficiência de sua cadeia de suprimentos e serviços de entrega. É claro que isso deixará clientes mais satisfeitos, que estarão, portanto, dispostos a voltar ou recomendar seus serviços.

Quanto maior essa taxa, mais benéfico para o seu negócio. Desta forma, você reduzirá as perdas causadas por devoluções imprecisas ou danificadas e aumentará a satisfação de sua base de clientes.

3 – Tempo Médio de Entrega

Usando essa métrica, você pode rastrear o tempo que leva para um pedido ser devidamente preparado para chegar ao seu destino.

O tempo médio de entrega refere-se ao tempo desde a colocação do pedido até a entrega ao cliente.

Ao adotar esse indicador, você pode fornecer prazos aos clientes com mais precisão. Por exemplo, é melhor dizer que o pedido chegará entre 4 e 5 dias úteis do que dizer que chegará entre 1 e 5 dias úteis.

Da mesma forma, especificar um horário de entrega entre 13h e 15h em vez de entre 8h e 18h também é muito eficaz.

Este é um exemplo típico de KPIs logísticos que encurta o tempo de entrega.

4 – Custos de Transporte

Acompanhe todos os custos desde o pedido até a entrega.

O código de custo de transporte calcula o custo total envolvido no processamento de um pedido do início ao fim.

Por esse motivo, é recomendável dividir os custos em diferentes categorias: processamento de pedidos, gerenciamento, estoque, armazenamento e, finalmente, custos reais de transporte.

Depois de calcular tudo isso, você pode avaliar a porcentagem representada por cada etapa do processo para ver se é muito ou se está dentro da faixa normal.

Você também pode calcular o custo de transporte do produto e ver quanto custa o item em comparação com a receita que ele gera.

O objetivo é reduzir os custos de transporte e, ao mesmo tempo, manter entregas de alta qualidade.

5 – Custos de Armazenagem

Os custos de armazenamento referem-se aos fundos alocados para as mercadorias que entram e saem do armazém.

Essas despesas incluem custos de equipamento e energia, como pedido, armazenamento e carregamento de mercadorias, e mais custos de mão de obra, como mão de obra, transporte ou entrega.

Como os depósitos são uma área importante do seu negócio, é importante medir e revisar os custos regularmente para melhorar as operações e avaliar essas melhorias.

Medir esse indicador não é fácil. Mas, depois de concluído, ele tornará sua gestão geral mais fácil e agregará muito valor, algo que a alta administração ou os investidores irão apreciar.

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