CRM: Relacionamento com clientes (e-consumidores)

CRM: Relacionamento com clientes (e-consumidores)

O Customer Relationship Management (CRM) ou gerenciamento de relacionamento com o cliente é um método responsável por transformar as informações do consumidor em relacionamentos mais fortes por meio de uma série de práticas, estratégias e técnicas.

O objetivo é estabelecer uma melhor comunicação entre o consumidor e a empresa, o que levará a organização a conhecer mais sobre seus clientes, bem como seus gostos, escolhas, práticas e necessidades. Por exemplo, isso torna a fidelidade, o processo de criação e oferta de produtos específicos e sua disponibilidade mais fácil e segura.

Portanto, pode-se observar que o CRM inclui múltiplas áreas de negócios, como vendas, marketing e atendimento aos e-consumidores. Por fim, mostrou-se necessária a implantação do sistema em pequenas, médias e grandes empresas.

Mas, o que são e-consumidores?

Quando um empresário precisa contratar serviços de automação industrial em SP, onde ele procurará? Se você disser "na Internet", sua resposta está correta.

Segundo dados da plataforma de internet Live Stats, 3,5 bilhões de buscas são realizadas no Google todos os dias, com os mais diversos temas e assuntos. Este volume também inclui pesquisas sobre os produtos e serviços prestados pela empresa.

Mas afinal, quem é o consumidor eletrônico? Resumindo, qualquer pessoa que já tenha feito compras ou feito online pode ser considerado um consumidor eletrônico.

Se a busca por produtos na Internet já se tornou comum antes, é importante enfatizar o crescente envolvimento e percepção dos e-consumidores.

Por que usar o CRM na sua empresa?

Como qualquer método, o CRM tem uma série de vantagens. Separamos 5 benefícios para você para que possa entender melhor porque deve implementar este sistema na sua empresa.

Organização, controle e visão do negócio

Organizar e coletar dados em um só lugar é uma das principais funções do CRM. Isso facilita o processo de busca de informações relevantes, além de uma visão clara e ampliada do negócio, o que auxilia na tomada de decisões e na descoberta de novas oportunidades.

Planejamento estratégico

Como o CRM fica disponível para todos os funcionários e os dados podem ser visualizados em diferentes dispositivos a qualquer momento, ajuda a desenvolver planos estratégicos. Uma vez que equipes diferentes geralmente estão envolvidas no plano estratégico, todos podem ver todas as informações e criar o melhor programa.

Análise do desempenho em tempo real

A partir do relatório completo e detalhado, a saúde do negócio pode ser diagnosticada e avaliada com mais precisão. Por exemplo, também é necessário melhorar o relacionamento com o cliente e quais medidas podem ser tomadas para alcançar melhores resultados.

Aumento das vendas

Com a ajuda do CRM, a equipe de vendas pode coordenar o processo de vendas em uma plataforma. Portanto, além de economizar tempo por não ter que passar de uma ferramenta para outra, os vendedores também podem descobrir oportunidades de negócios: por exemplo, é mais fácil prever as necessidades dos e-consumidores e criar vendas personalizadas. Isso afeta diretamente o aumento do número médio de votos e, portanto, o número de vendas.

Posicionamento da marca

Melhorar a percepção da marca pelos clientes é resultado direto de todas as vantagens e ações que o CRM possui. Cultivando bons relacionamentos, é mais fácil reter e-consumidores e torná-los fiéis à marca, fortalecendo a imagem da marca no mercado. Uma dica é seguir esses 6 pilares para estreitar o relacionamento com os consumidores.

Como operar um CRM?

O CRM funciona de forma generalizada e generalizada: 1. Registro de clientes e 2. Registro de informações. 

É importante observar que você pode anotar a quantidade e o conteúdo das informações que considera necessárias, como nome, idade, endereço, número de telefone, visitas ao site e descrições interativas.

Vale ressaltar que o CRM pode ser executado de duas formas: no computador ou na nuvem. Em seu próprio computador, você pode criar documentos e planilhas de CRM e compartilhar esses arquivos com outros colaboradores.

O armazenamento em nuvem é o método mais prático e comumente usado hoje porque permite o acesso colaborativo de diferentes navegadores e dispositivos a qualquer hora, em qualquer lugar - se a pessoa tiver um nome de usuário e uma senha para entrar. Isso promove a troca de informações e a transparência, oferece maior segurança de dados e reduz custos.

Em outras palavras, para operar o CRM, você precisa decidir se deseja salvar os arquivos em seu computador ou na nuvem para registrar e registrar os dados do cliente.

Como escolher uma ferramenta de CRM?

Além de definir o CRM como metodologia, também pode ser entendido como um conjunto de softwares que automatizam as funções de contato com o cliente. Em outras palavras, são ferramentas para armazenar e correlacionar informações sobre e-consumidores, suas atividades e suas interações com a empresa.

Existem muitas opções no mercado de sistemas CRM, e você pode chegar a 4 pontos para ajudá-lo a escolher qual implementar em sua empresa.

  1. Determine critérios: definir quais características são necessárias que o sistema tenha auxilia no corte e seleção de possíveis CRMs. Perguntas como: qual o idioma da ferramenta?, quanto o orçamento permite gastar na ferramenta?, de quais recursos preciso? podem te nortear nessa hora.
  2. CRM no dia a dia: diferentes equipes, geralmente, precisam de diferentes informações. Então como cada equipe utilizará o CRM e quais as prioridades de cada time são alguns fatores que influenciam na decisão final.
  3. Reconhecimento de mercado: aposte em sistemas reconhecidos e testados para evitar problemas futuros.
  4. Teste algumas opções: com uma lista de duas a três ferramentas, teste elas para ver qual melhor se encaixa nas necessidades da empresa e das equipes. Por fim, é só escolher e implementar a melhor opção.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este.


Fale com um especialista

Leia também

Pix para e-commerce: saiba como isso pode alavancar suas vendas

Pix para e-commerce: saiba como isso pode alavancar suas vendas

Se você não conhece o impacto do Pix para e-commerce e como ele pode ser um aliado para o seu negócio, fique atento às nossas últimas atualizações!

Acessar
4 Funcionalidades para aumentar o lucro com as vendas b2b

4 Funcionalidades para aumentar o lucro com as vendas b2b

As vendas B2B são uma realidade cada vez mais presente na rotina dos empresários, junto à muitas responsabilidades. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Acessar
Faça um split de pagamento customizado para cada negócio com InfraPay

Faça um split de pagamento customizado para cada negócio com InfraPay

Entenda o que é split de pagamento, veja como usar e para quem é indicado. Além disso, falaremos um pouco sobre os benefícios da InfraPay como solução de pagamento.

Acessar

Assuntos

Revolucione sua
Customer Experience!


Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações

Obrigado! Seu contato foi enviado com sucesso!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.