Como realizar mais vendas depois das festas de fim de ano

Como realizar mais vendas depois das festas de fim de ano

As festas de fim de ano marcam o  período em que o varejo e os prestadores de serviços apresentam maior demanda, nos diversos segmentos de mercado. O pagamento do 13º salário pode ser citado como um dos responsáveis pelo aumento significativo da quantidade de dinheiro no mercado. 

O maior fluxo de capitais associado ao Natal, Réveillon e feriados escolares é um fator que incentiva as pessoas a consumir, o que remete ao tema do nosso artigo: o impacto das vendas de fim de ano e, por consequência, como aproveitar este movimento para os meses seguintes. 

Para aproveitar as oportunidades nesse período, a empresa precisa começar a planejar com meses de antecedência para ter tempo de produção e distribuição da mercadoria. A produção industrial (aquisição de matéria-prima), importação de produtos e logística são determinadas por meio de ordens de compra do varejista. Cumprir com os processos de compra de maneira eficiente, é o que fará sua empresa a ter mais vendas após o fim de ano. 

Para ajudar seu negócio a realizar mais vendas após as festas de fim de ano, siga as nossas dicas!

5 Dicas para realizar Mais Vendas depois das Festas de Fim de Ano

A fim de alcançar grandes objetivos de vendas, o mais recomendado é que durante todo o ano os gestores desenvolvam estratégias para aumentar a produtividade das vendas. Contudo, com as altas demandas oriundas das festas de fim de ano, a atenção aumenta ainda mais para cumprir com prazos neste período. 

Basicamente, as tarefas incluem: definição da combinação e quantidade de produtos em estoque, estratégias de promoção e comunicação, recrutamento e treinamento da equipe de vendas e determinação da estrutura e back office. Mas elas podem ir muito mais além, a depender do seu nicho. 

Para garantir que a disponibilidade de produtos atenda à demanda crescente, condições de pagamento ideais e diversidade máxima do portfólio, os empreendedores devem antecipar os pedidos de compra. O mix de produtos é crítico para muitos segmentos de mercado durante os horários de pico porque tem um impacto decisivo na logística, que geralmente é o gargalo em períodos de alta demanda.

Confira as dicas para realizar mais vendas no seu e-commerce: no fim de ano e após ele. 

1) Impulsione boas promoções

Como um dos "P" mais maduros do marketing, a promoção no e-commerce desempenha um papel inegável na atração de clientes. 

No mercado, especialistas diferem descontos de promoções, e todo empresário não deve confundir os dois. O desconto é somente uma parte do preço normal, geralmente para finalizar a venda. Trata-se então de uma solução de curto prazo.

Por outro lado, a promoção é uma ação estratégica que visa a promoção e o aproveitamento da venda de determinados produtos, colocando o e-commerce em destaque e promovendo a marca. 

Pode-se dizer então que todo gestor deve estar preocupado com a  gestão financeira e econômica de suas instituições para tomar decisões rápidas e acertadas sem afetar o fluxo financeiro da empresa. Isso vale para o ano inteiro, certo? Afinal, há toda uma programação de eventos que podem ser aproveitados, durante o ano, para campanhas promocionais

Vale destacar que a Black Friday consolidou-se no Brasil, prometendo apenas uma negociação irrefutável, e finalmente entrou no calendário de aniversários do e-commerce. Mas antes que o preço fique muito baixo no rótulo do produto, não se esqueça de definir o objetivo e o público-alvo da campanha. Por fim, não se esqueça de que as promoções devem fornecer aos clientes uma proposta de valor - elas não podem tolerar atrasos.

2) Treine bem sua equipe

Leva tempo para autorizar a equipe de vendas nos sistemas, processos e serviços da empresa. Portanto, a contratação de funcionários no último minuto pode afetar a eficiência das vendas, principalmente quando o mercado está aquecido e há falta de mão de obra profissional.

Os funcionários são o principal ponto de contato entre o cliente e o e-commerce. Eles irão orientar e resolver quaisquer dúvidas e preocupações e determinar a satisfação do consumidor. Funcionários inadequadamente preparados podem resultar na perda de receita esperada e causar uma má impressão nos clientes. De acordo com as mudanças previstas, é necessária a contratação temporária de funcionários para realizar mais vendas.

3) Saiba como se destacar da concorrência

Não é fácil estabelecer fatores de diferenciação da marca. Mesmo que seu e-commerce seja organizado, tenha funcionários bem treinados e motivados e contenha produtos e anúncios bem definidos, pode ser apenas uma entre tantos negócios. No entanto, este é um aspecto fundamental para realizar mais vendas.

No período de instabilidades econômicas e de maior disponibilidade de produtos, os consumidores serão mais cautelosos na hora de comparar e buscar por opções de compra. Tentar agregar melhores serviços, investir na capacitação da equipe, em qualquer serviço ou oferta de produto, são diferenciais  para quem quer vender mais durante o ano inteiro. 

4. Promova sua empresa (marketing digital)

Embora a mídia tradicional ainda seja atraente para certos grupos de consumidores, a publicidade digital pode trazer melhores resultados com um investimento relativamente baixo. Em alguns casos, é suficiente garantir que as informações sobre a sua empresa estejam atualizadas nos buscadores.

No entanto, se você estiver disposto a fazer uma aposta maior, é possível investir em anúncios pagos (Ads) ou em SEO - não se esqueça de verificar o retorno do investimento.

Que tal planejar a comunicação da sua empresa negociando previamente as melhores estratégias de marketing digital

No mercado atual, as empresas que deixarem para o último minuto serão as menos interessantes. O processo criativo também leva tempo para amadurecer, portanto, quanto antes você começar, melhor.

5) Preste atenção aos indicadores e metas

Após o período das festas de fim ano, calcule o volume de vendas, faturamento e fluxo de caixa, e compare com o período anterior. Além de ser uma importante variável para o próximo fim de ano, poderá nortear suas estratégias para realizar mais vendas após o fim de ano.

Por isso, estude a estimativa de crescimento e o desempenho competitivo da área de negócios, principalmente se você quer se destacar no mercado. O final do ano é um bom momento para aumentar as vendas e posicionar a empresa no mercado. Mas o planejamento é necessário para garantir que todos os esforços sejam direcionados na mesma direção. Caso contrário, é um desperdício de investimento.

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