Infracommerce

Group
svg2

Maneiras para deixar a gestão de frete mais eficiente

  • Home
  • Blog
  • Maneiras para deixar a gestão de frete mais eficiente

Maneiras para deixar a gestão de frete mais eficiente

Ter uma gestão de frete tranquila significa que os produtos são entregues aos clientes certos no prazo, na quantidade certa, sem danos e com o menor custo possível.

Para qualquer empresa que lide com a entrega de mercadorias por trem, caminhão, avião ou navio, o gerenciamento de frete é extremamente importante.

Para conseguir isso, os gerentes de frete devem entender completamente cada componente de custo e criar constantemente as melhores estratégias para entregar com mais eficiência e reduzir as despesas gerais.

Gestão de frete: dicas para melhorar a eficiência e reduzir despesas gerais

Planejando à frente

Existem muitas variáveis ​​envolvidas que podem afetar o movimento de mercadorias de um lugar para outro, o que significa que cada componente flutuante do transporte de carga deve ser antecipado. Esses fatores incluem mudanças na demanda, falhas de comunicação, quebras de equipamentos, remessas urgentes, más condições climáticas e erro humano. Planejar as etapas do e-commerce com antecedência para gerenciar essas variáveis ​​de forma eficaz é importante para combater os problemas à medida que eles ocorrem e minimizar as interrupções nas operações. Isso também reduzirá as despesas gerais a longo prazo.

Gerenciando a Cadeia de Suprimentos e os Processos de Gestão de Frete

Você deve começar avaliando cada componente de sua cadeia de suprimentos existente e identificando como e quando os problemas geralmente surgem. É crucial revisar todas as variáveis ​​em cada fase, porque cada elemento afetará a eficiência de seus processos de gerenciamento de frete. Ao fazer isso, rastreie cada componente de custo e descubra maneiras de diminuir o custo, o que levará ao aumento da competitividade e lucratividade.

Aqui estão alguns dos elementos mais importantes que você deve considerar:

  • Previsão e planejamento de produção
  • Aquisição de matéria prima e frete
  • Gestão de estoque de matéria prima
  • Armazenagem e gestão de estoque
  • Cálculos de estoque de segurança
  • Tempo de trânsito de carga

Avalie riscos e oportunidades explorando várias rotas

Considerar várias opções de roteamento e analisar a rota escolhida é uma obrigação. Possibilita a otimização de rotas e garante a rentabilidade.

Muitas vezes oferece um vislumbre de novas oportunidades e mercados.

Aproveite a tecnologia de automação

Você pode aproveitar as soluções baseadas em automação adotando um software de gerenciamento de frete. Os sistemas usam inteligência artificial e algoritmos de aprendizado de máquina para ajudá-lo a planejar melhor suas remessas, automatizar o gerenciamento de RFQ, rastreamento de remessas, reconciliação de faturas e muito mais.

Com a automação para o resgate, você pode liberar sua equipe de tarefas repetitivas e demoradas, permitindo que elas se concentrem em trabalhos mais importantes.

Mais simples o sistema, melhor o resultado

Adotar uma solução de gestão de frete traz inúmeros benefícios. No entanto, é crucial observar que você não precisa de um sistema sofisticado que exija que você corra para a equipe de suporte do seu provedor de serviços a cada dois dias.

Aconselha-se optar por um sistema de fácil utilização e integração com o sistema de workflows existente. As soluções baseadas em nuvem da nova era têm baixos custos de implementação e podem ser atualizadas e personalizadas sem esforço para atender às suas necessidades.

Não exagere nos sistemas personalizáveis

Ao escolher um sistema de gestão de frete, modifique-o apenas onde for necessário. Melhor ainda, se você tiver clareza sobre os recursos obrigatórios para sua organização. Recursos e personalizações desnecessárias na plataforma não apenas aumentarão o custo do sistema, mas também exigirão atualizações complicadas.

Se você está preso no dilema de comprar versus construir , lembre-se de que os sistemas de última geração têm um amplo escopo de funcionalidade. Esses sistemas prontos para uso podem efetivamente atender ou até mesmo exceder seus requisitos essenciais. Assim, na maioria dos casos, bastam algumas modificações.

Faça sua parte na frente da sustentabilidade

Dê a seus clientes incentivos para esperar por suas entregas. Nos dias de hoje, onde tudo precisa ser acelerado, é natural que seus clientes esperem entregas rápidas. No entanto, essas entregas vêm à custa do meio ambiente.

Você pode considerar aumentar a conscientização e incentivar práticas sustentáveis ​​e relativamente amigáveis ​​ao meio ambiente . Este é um exemplo em que você pode priorizar o maior interesse de todos ao invés de impulsionar os resultados.

Meça o desempenho e concentre-se no sucesso a longo prazo

Muitas coisas podem obter sucesso de curta duração. Mas a verdadeira melhoria é quando a eficiência operacional e a agilidade que você constrói duram a longo prazo.

Certifique-se de ter KPIs para cada tarefa vital e acompanhe o progresso regularmente. O sucesso a longo prazo, sem dúvida, requer dedicação e esforços sustentados.

Como você deve ter notado, gerenciamento de frete é um termo um pouco obscuro. Na verdade, é um termo abrangente bastante amplo que abrange vários processos que envolvem a movimentação de mercadorias em toda a cadeia de suprimentos. É a gestão de literalmente tudo desde o momento em que a mercadoria sai do armazém até chegar à porta do cliente. Às vezes, o gerenciamento continua mesmo após o parto!

Considerações finais: gestão de frete para aumentar vendas!

Há tantos pedaços e peças diferentes que compõem um verdadeiro sistema de gestão de frete. Então, para dar uma ideia de algumas das coisas que ela engloba, montamos uma pequena lista…

  • Otimização de rotas: garantindo a(s) rota(s) mais rápida(s) para o transporte;
  • Negociação de tarifas: encontrar o preço certo com a operadora e os serviços certos
  • Contabilidade e auditoria: acompanhamento e melhoria dos números envolvidos no agenciamento de cargas;
  • Gestão de sinistros: organização e tratamento de cenários (seguros ou não) de bens perdidos ou danificados;
  • Coleta de dados: rastreamento de rotas e processos para coletar insights sobre operações mais eficazes;
  • Gestão de tarifas e regulamentos: garantir que as mercadorias e o transporte estejam em conformidade com os protocolos governamentais;
  • Distribuição em armazém: organização de manuseamento de embalagens em armazéns durante todo o processo de transporte;
  • Gestão de transportadores e fornecedores: mantendo relacionamentos com todos ao longo da cadeia de suprimentos e transporte;
  • Integrações: trabalhando com departamentos de organização, sistemas de gerenciamento de transporte (TMS) e sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP) para centralizar e simplificar.

Entre em contato para conhecer soluções para o sucesso de seu negócio!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vantagens em ter sua própria loja D2C ou B2B

Saiba tudo sobre cada um dos modelos de e-commerce e descubra os benefícios de ter…

Explorando as Tendências do Varejo: A Importância da NRF 2024

Em janeiro, o mundo do varejo se volta para Nova York, onde a NRF (National…

Dicas para planejar as ações do seu e-commerce para 2024

Um novo ano já está aí, batendo na porta. E não há como negar que…