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Faça campanhas a partir de relatórios de curva ABC

Faça campanhas a partir de relatórios de curva ABC

Os relatórios de curva ABC são fundamentais para realizar campanhas lucrativas. Quer saber como gerar os seus? Te explicamos tudo neste artigo.

O relatório mostra os clientes ou produtos de acordo com sua importância ou impacto no faturamento da empresa, baseando-se em quantidades ou valores, além de analisar o agrupamento de itens de acordo com sua importância para a empresa para auxiliar na tomada de decisões.

Ao gerar a curva ABC de Clientes, seja por nota fiscal ou por pedidos de venda, são relacionados os clientes na primeira coluna, ordenados pela colocação na curva.

Esse método pode ajudar o seu negócio a identificar e gerenciar as suas mercadorias de uma maneira mais eficiente, concentrando os seus esforços em pontos-chave de geração de renda.

Então, quer saber o que é curva ABC e como aplicá-la no seu negócio? Continue com a leitura deste conteúdo!

Qual a função do Relatório de Curva ABC?

O relatório de curva ABC tem diversos objetivos, como, por exemplo, o controle do seu estoque, a definição do layout da loja de acordo com os itens mais vendidos, a otimização do marketing valorizando os itens mais vendidos e quais produtos não podem faltar na loja, além de ser uma base para analisar quais produtos podem ser tirados do mix.

Através do relatório de curva ABC é possível saber quais produtos oferecem mais lucro e trazem mais retorno ao seu estabelecimento comercial, além de ser uma excelente bússola para ações de Marketing e para o desenvolvimento de parcerias com fornecedores estratégicos.

Como fazer a separação dos seus produtos?

– Produtos da Curva A:

Os produtos que você deve colocar na curva A são os de maior importância para o seu negócio. São aqueles que representam 20% dos itens em estoque, mas que correspondem a 80% do resultado das vendas.

– Produtos da Curva B

A categoria B é a de produtos que têm uma importância intermediária na sua empresa. Essa curva deve ser preenchida com produtos que representam 30% do estoque e equivalem a 15% do total das suas vendas.

– Produtos da Curva C

Essa categoria é de produtos que têm baixa importância no seu estabelecimento, são aqueles que ocupam 50% do seu estoque, porém só representam 5% do seu faturamento.

Qual a importância da Curva ABC?

Como podemos ver, a Classificação ABC é uma importante ferramenta para auxiliar nos processos de tomada de decisão, visto que permite uma visão ampla sobre a gestão de uma empresa.

No caso de controle de estoque, a metodologia é utilizada para classificar e identificar a quantidade dos produtos e quais deles mais contribuem no faturamento ou que têm maior fluxo de movimentação.

No ciclo de vendas de um negócio, alguns produtos têm mais valor do que outros e, por isso, precisam de maior atenção. Desse modo, por meio da curva ABC, a separação dos itens no estoque pode ser feita  seguindo alguns critérios, como:

  • Margem de lucro;
  • Giro do estoque;
  • Proporção sobre o faturamento;
  • Custo do estoque;
  • Taxa de rotatividade;
  • Entre outros.

A partir dos dados fornecidos pelo relatório de curva ABC é possível ter uma visão macronegocial sobre os indicadores de maior impacto no funcionamento e desenvolvimento de sua empresa.

É possível adotar a curva ABC no estoque para avaliar os produtos com maior vazão, nas vendas para averiguar os itens mais procurados ou até mesmo em relação aos clientes para apurar o perfil de consumidores que mais contribui para o desenvolvimento de sua empresa.

É um relatório muito versátil e que traz informações de grande valia para a gestão estratégica do seu negócio.

Descobrindo a melhor estratégia para suas campanhas

Com todas as informações dos relatórios da curva ABC como base, você agora sabe que para sua campanha performar bem precisa direcionar a ação para:

  • Que possua um valor que alcance ou melhore seu ticket médio;
  • Um produto com boa disponibilidade de estoque;
  • Com boa rotatividade entre seus clientes;
  • Com Score de Cadastro acima de 4.0, de preferência.

Avaliando esses fatores, através dos relatórios de curva ABC, você consegue traçar suas estratégias para conseguir melhores conversões a partir de suas ações de tráfego pago.

Desenvolvendo uma campanha de marketing através da curva ABC

Agora chegou a hora de você saber exatamente como desenvolver uma campanha de marketing com dados do relatório da curva ABC. Vamos lá?

1 – Defina um orçamento

O orçamento, ou budget, é um dos termos mais citados na hora de se desenvolver uma campanha de marketing. Isso porque ele faz referência justamente ao capital disponibilizado para a realização da ação.

No que diz respeito à área de marketing, o budget serve para as mais variadas situações, como:

  • Investimento em redes sociais;
  • Investimentos em tráfego pago;
  • Ações ligadas a relações públicas;
  • E outras.

Ou seja, fatores importantes quando o assunto é fazer uma campanha de sucesso para os negócios, certo?

2 – Tenha objetivos e KPIs

Nenhuma campanha de marketing funciona sem um objetivo ou os seus respectivos KPIs (Key Performance Indicators, ou apenas indicadores de desempenho). Isso é o básico.

Vamos supor que você, na hora da divulgação de um produto, tem como foco o aumento das vendas no seu negócio. Assim, um dos KPIs pode ser o aumento do ticket médio em 10%, por exemplo.

Utilize a curva ABC para ter os números corretos sempre em mãos. 

Preparado para utilizar a curva ABC para aumentar as vendas? Você pode contar com as soluções da Infracommerce para te ajudar com isso.

O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: