Infracommerce

Infracommerce
B3

Como melhorar a usabilidade do seu e-commerce

O cliente entrou em uma loja online, encontrou o produto que desejava, colocou o item no carrinho de compras e finalizou o seu pedido com sucesso. Toda essa jornada de compra aconteceu de forma fluída e sem impedimentos porque o e-commerce escolhido pelo consumidor tinha uma boa usabilidade.

 

Mas então, quais são os caminhos para que o seu e-commerce também ofereça uma experiência de compra que tem o poder de aumentar a taxa de conversão? Continue a leitura e saiba como melhorar a usabilidade da sua loja virtual. Para implementar as estratégias que serão apresentadas por aqui, fale com o time da Infracommerce!  

 

O que é a usabilidade e quais são as áreas envolvidas?

 

Explicando o exemplo do início desse texto, a usabilidade nada mais é do que a facilidade que o usuário tem de executar tarefas dentro de um site. No caso do e-commerce, essa jornada deve ser fluida e intuitiva o suficiente para que o cliente navegue pela loja e faça suas compras sem dificuldades. 

 

Para que um e-commerce tenha sua usabilidade garantida, há dois setores do Design que trabalham em conjunto: UX e UI

 

O profissional de UX, ou User Experience, elabora estudos para entender o comportamento do consumidor e propõe melhorias na experiência de compra da loja online, envolvendo estratégias de design, conteúdo e implementação. Já o UI, chamado de User Interface, utiliza os estudos de UX para desenhar a interface do e-commerce, ou seja, todas as telas que o usuário acessa, desde a home do site até o checkout.  

 

Essas duas equipes fazem com que o e-commerce tenha um layout agradável, adaptável para todos os formatos de telas de dispositivos (o conhecido design responsivo) e de navegação fácil e intuitiva. Com isso, o número de conversões e de recompra aumenta, afinal, se o cliente consegue finalizar um pedido sem barreiras, certamente ele voltará a comprar nesse e-commerce, o que motiva até mesmo a fidelização do consumidor. 

 

Pontos para aprimorar a experiência do seu e-commerce 

 

Agora que você entende a importância do UX e UI Design e da usabilidade de uma loja virtual, vamos para algumas estratégias desse setor que podem ser implementadas para impulsionar a experiência do cliente.

 

    • Tenha uma identidade visual estabelecida: Esse é um passo até anterior ao lançamento de um e-commerce, já que as cores, a tipografia e outros detalhes de design devem ser definidos na criação do guia da marca. Com isso bem estabelecido, basta aplicar tudo no visual da loja online;
    • Conheça o seu público-alvo: Defina a persona do seu e-commerce, faça entrevistas com clientes reais, explore as necessidades do cliente e o que o faz escolher uma determinada loja e não outra. Entendendo as dores do consumidor e escutando o feedback dele, fica mais fácil de implantar melhorias de usabilidade;
    • Simplifique a navegação da loja online: Crie um menu intuitivo, utilize uma linguagem clara e objetiva, facilite a busca de produtos, organize a hierarquia das informações, pense em designs responsivos e, quando necessário, faça testes e ajustes no layout;
  • Crie um fluxo de compra intuitivo: Reduza o número de etapas, facilite o preenchimento de informações, utilize uma barra de progresso para ilustrar em qual etapa de compra o cliente está, acrescente box explicativos para determinados termos, e opte por botões de CTA objetivos e visíveis.   

 

Conte com a Infracommerce para alavancar a sua loja virtual

 

Um e-commerce que tem uma boa usabilidade e experiência de compra pode atrair mais clientes e aumentar o número de conversões. Ao mesmo tempo em que amplia a possibilidade de fidelizar os consumidores, fazendo com que sua marca seja recomendada nos círculos sociais.

 

Por todos esses motivos, é extremamente importante investir nas frentes de UI e UX Design para aprimorar a jornada de compra online. Porém, para colocar essas estratégias em prática, é necessário contar com especialistas no assunto. Aqui, na Infracommerce, você encontra equipes dedicadas de design, além de outras soluções de marketing digital. Fale com o nosso time e saiba as vantagens de ter a maior empresa de Full Commerce da América Latina como sua parceira digital. 

 

Entenda o impacto do one stop shop no mercado B2B

Quer saber do que estamos falando quando nos referimos a one stop shop no mercado B2B e…

Infradata: A vertical de inteligência de dados da Infracommerce

Os dados são a chave do sucesso do e-commerce moderno. Justamente por isso, essa solução…

Infra.data: Inteligência de consumo e abastecimento para e-commerce

Infra.data: Você pensa em como sua empresa pode alcançar melhores estratégias e melhorar a experiência do…

Quer fazer parte
do seleto grupo
de operações
de e-commerce eficientes e escaláveis?

Entregamos operações de e-commerce de acordo com as necessidades da sua empresa de forma completa ou modular.

Vamos conversar!

Conte-nos sobre seu negócio 

* campos obrigatórios.

Ao me cadastrar concordo em receber novidades sobre e-commerce, varejo e eventos relacionados à Infracommerce.