Kpis de logística e supply chain

Kpis de logística e supply chain

Muitas pessoas estão muito confusas sobre KPIs ou indicadores de desempenho em operações de logística e cadeia de suprimentos. Quais usar e quanto?

Infelizmente, esta não é uma pergunta simples.

A importância de se acompanhar KPIs de supply chain

No mundo corporativo, organização, controle e agilidade na tomada de decisões são as atitudes básicas para alcançar o sucesso empresarial. Na verdade, essa é uma meta que todos os departamentos de uma empresa devem perseguir.

Como você sabe, para que a logística de uma empresa funcione adequadamente, todos os processos devem estar controlados, assim como os resultados positivos e negativos de cada estratégia adotada, é aí que a utilização de KPIs de logística se torna essencial.

Quando você consegue aplicar os indicadores certos e completa a análise de dados com alta qualidade e eficiência, fica mais fácil administrar o departamento de produção e garantir que todas as tarefas estejam funcionando conforme planejado.

Em outras palavras, o uso de KPIs de logística permite que os gerentes compreendam as atividades de seus departamentos e vejam as oportunidades de crescimento e os riscos para a produtividade dos funcionários com mais rapidez.

KPIs de Logística – Visão Geral

Como qualquer atividade empresarial, as operações da cadeia de suprimentos devem focar constantemente em melhorias para competir no mercado. Mas como saber se o desempenho da cadeia de suprimentos é mantido ou está melhorando ou piorando?

É aqui que entra o KPI de logística.

Mas afinal, o que é um KPI?

KPI significa indicadores-chave de desempenho, que podem ser definidos como padrões de medição de progresso reais e objetivos, a saber:

  • Para uma meta predeterminada, ou
  • Contra um padrão de desempenho exigido.

Para ajudar a pensar sobre KPIs, considere algo como um indicador em um carro. Pegue o velocímetro como exemplo. Se você estiver dirigindo um carro e quiser manter a velocidade de 50 km / h, usará um velocímetro para manter essa velocidade. Se o ponteiro do velocímetro estiver abaixo de 50 km / h, você dirigirá mais rápido ou, se for maior do que a velocidade necessária, você diminuirá a velocidade.

Você usará KPIs de logística, da mesma forma que o velocímetro de um carro. A única diferença é que, na maioria dos casos, quando as atividades de negócios excedem os padrões exigidos, você não quer degradar o desempenho. Na verdade, se o seu carro tem um indicador de consumo de combustível e você o usa para tentar dirigir com economia, então você está usando os KPIs corretamente.

Quais as vantagens dos KPIs de logística

O uso de KPIs de logística para medir o desempenho garante que você sempre avalie suas atividades de negócios em relação a benchmarks estáticos. Isso significa que as flutuações são imediatamente visíveis e, se o desempenho se desenvolver na direção errada, uma ação rápida pode ser tomada para resolver a situação.

Quando os KPIs mostram que o desempenho atende ou excede consistentemente o nível necessário, você pode decidir aumentar suas metas e definir padrões mais elevados. Portanto, os KPIs são essenciais para qualquer estratégia de melhoria de negócios.

Além do desejo de melhoria interna e competição, os KPIs também desempenham um papel importante na atração e retenção de clientes. Isso é especialmente verdadeiro em qualquer empresa em que o cliente esteja vinculado por um acordo ou contrato. Em particular, o acordo de nível de serviço será monitorado por meio de KPIs acordados entre a empresa e seus clientes e, quando o desempenho estiver abaixo do nível acordado, poderão ser aplicadas penalidades.

Resumindo, os KPIs de logística fornecem visibilidade do desempenho do negócio e permitem avaliações quantitativas e qualitativas objetivas. Quando alinhados com os objetivos de negócios, os KPIs permitem que você se concentre no progresso em direção aos seus objetivos.

KPIs da cadeia de suprimentos

Ao medir a eficiência e o custo da cadeia de abastecimento, você precisará configurar e monitorar KPIs para entender suas atividades funcionais e os KPIs aplicáveis ​​a cada componente da cadeia de abastecimento. No entanto, em geral, os KPIs são necessários nas seguintes áreas:

  • Captura de pedidos
  • Gestão de inventário
  • Gestão de compras e fornecedores
  • Produção / fabricação
  • Armazenagem
  • Transporte

KPIs funcionais podem fornecer resultados de desempenho imediatos a partir dos seguintes fatores:

  • Ordem perfeita (o grau de exatidão a que as exigências dos clientes estão sendo cumpridas)
  • Níveis de estoque
  • Perdas de estoque e / ou danos
  • Lucro bruto
  • Total de custos logísticos

Os KPIs de logística funcionais devem ser construídos de tal forma que cada função possa acompanhar e ver sua contribuição para o desempenho global da cadeia de suprimentos.

4 KPIs de logística que você deve utilizar

1. Custo operacional total

Este é um KPI financeiro projetado para monitorar os custos operacionais totais do setor. Lembre-se de que os custos operacionais de setores de serviços, como transporte de carga, são mais elevados do que outros setores, como comércio e indústria.

Portanto, rastrear o custo final de suas operações é essencial para garantir a competitividade de sua empresa. O planejamento e controle de custos do departamento de logística são de grande ajuda para a rentabilidade do negócio, por isso deve ser uma de suas prioridades.

2. Percentual de mão de obra no custo total

Conforme mencionado anteriormente, é importante entender os custos operacionais totais da indústria, e também é interessante entender quanto desse custo está relacionado à mão de obra.

Algumas empresas até operam o transporte de cargas, por isso precisam contratar mais profissionais, principalmente os caminhoneiros. Para representar um dos maiores custos operacionais de uma empresa, é necessário monitorar de perto tais despesas.  

Mais importante, o uso desse KPI ajuda os gerentes a reduzir os custos operacionais, pois fornece a base necessária para a escolha de terceirizar alguns de seus serviços, como tirar vantagem da operadora como parceira.

3. Retorno Sobre o Investimento (ROI)

O retorno sobre o investimento é um indicador utilizado em todos os departamentos de uma empresa e tem uma aplicação muito importante na logística porque mede se um investimento é interessante.

Portanto, suponha que você esteja planejando comprar uma frota de caminhões e/ou empilhadeiras. Com este KPI, você poderá simular a porcentagem de retorno dessa compra em um determinado período de tempo para tomar a decisão certa.

4. Percentual de entregas com avarias

Alcançar a satisfação do cliente é um dos grandes objetivos de qualquer empresa, pois é isso que o mantém ativo no mercado e fideliza o cliente. Após uma análise criteriosa, pode-se concluir que a logística desempenha um papel importante no alcance desse objetivo, principalmente na entrega dos pedidos.

Cumprir os prazos de entrega é tão importante quanto a qualidade e segurança da entrega, portanto, é necessário medir se a entrega é realizada corretamente.

Se a sua empresa tem um alto percentual de falhas durante este processo, isso indica que é necessário reconsiderar alguns processos ou contratar uma transportadora mais eficiente e qualificada para concluir esta tarefa. Lembre-se, entrega bem feita é sinônimo de cliente satisfeito!

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