O Dia dos Namorados é uma das datas sazonais mais importantes para o varejo durante o primeiro semestre. Junto com o Dia das Mães, a comemoração é uma das que mais movimentam as vendas tanto de lojas físicas quanto de lojas online. Por isso, é extremamente importante estar atento às tendências e projeções de mercado para poder estabelecer as melhores estratégias comerciais para o evento.
E é justamente isso que você vai conferir no conteúdo a seguir. Ao final, ainda apresentamos um recorte especial para as marcas de luxo aproveitarem todo o potencial do Dia dos Namorados, já que os produtos de alto valor tem se mostrado uma ótima alternativa de presentes.
Origem da data
Diferente do Valentine’s Day, que acontece no início do ano, o primeiro Dia dos Namorados foi comemorado em 12 de junho de 1948. Muito se fala que a data foi escolhida por ser a véspera do Dia de Santo Antônio, considerado o santo casamenteiro. Mas, a origem do evento é puramente comercial.
Isso porque ele foi criado pelo publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo, que foi contratado para alavancar o faturamento de uma loja durante o mês de junho, um período tido como fraco em vendas. Com inspiração no Dia das Mães, o publicitário, então, planejou uma segunda data do ano para presentear, tornando assim o 12 de junho o dia mais romântico do calendário comercial.
Vendas no e-commerce durante o Dia dos Namorados
Passado o período de turbulência que o varejo sofreu durante a pandemia, o Dia dos Namorados voltou a crescer em 2023 nos níveis anteriores ao evento. Foi o que apontou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que também cravou a data como a sexta mais importante do ano em movimentação financeira no comércio.
No ano passado, a CNC também divulgou uma lista com os produtos que tiveram aumento de procura no Dia dos Namorados. Abaixo, separamos as primeiras cinco categorias destacadas:
- Chocolates (12,2%);
- Roupa masculina (12%);
- Sapato masculino (17,5%);
- Sapato feminino (14,4%);
- Tênis (10,3%).
Assim, o Dia dos Namorados 2023 no e-commerce registrou um faturamento de R$ 7,24 bilhões, além de um ticket médio de R$ 469,83. Estes dados foram divulgados oficialmente pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).
Para este ano, as expectativas do mercado também são promissoras. Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 99,7 milhões de brasileiros pretendem presentear no Dia dos Namorados 2024. Assim, a projeção de lucro para esta edição está na casa de R$ 2,5 bilhões, de acordo com a Ebit | Nielsen.
Oportunidade para presentear com experiências de luxo
Dependendo do nicho que o seu e-commerce está inserido, o Dia dos Namorados é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas de junho. Se você tem uma loja de chocolates, por exemplo, essa é uma data perfeita para investir em campanhas de marketing personalizadas e direcionadas para o público-alvo (conheça aqui as soluções da Infradigital que você pode contratar).
Mas, principalmente para as marcas de luxo, essa é uma das principais campanhas do ano. Isso porque essa é uma das poucas datas, junto com o Valentine’s Day, o Dia das Mães e o Natal, onde a experiência de compra premium ganha um significado a mais de afetividade e busca dos consumidores em presentear pessoas queridas.
É neste momento que toda a personalização e a exclusividade das lojas de luxo impactam positivamente na jornada de compra do cliente. O consumidor que quer presentear no Dia dos Namorados está atrás de um produto que reflita todo o amor pela pessoa amada.
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E é claro que um cuidado logístico como o que a Infracommerce tem com as vendas online da Dior (saiba mais), por exemplo, faz toda a diferença. Embalagens impecáveis, peças com gravação exclusiva, entre outros fatores, contribuem para uma experiência excepcional em uma data sazonal como essa.
Importância de ter especialistas em e-commerce à frente das datas sazonais
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