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Conheça os pilares de uma Gestão de Frota! ‍

Conheça os pilares de uma Gestão de Frota! ‍

Seu negócio está crescendo. Conforme você expandiu, você passou de um ou dois veículos para mais de cinco. Embora adicionar alguns veículos possa não parecer muito, quer você perceba ou não, sua empresa agora opera uma frota.

Entrar no mundo da gestão de frotas significa que você tem que olhar para as coisas de forma um pouco diferente do que antes.

Paradas não programadas equivalem ao tempo de inatividade do veículo, o que significa que o trabalho não está sendo feito e a empresa não está ganhando dinheiro. O custo total de alguns galões extras de combustível usado – multiplicado por cinco ou mais veículos – aumenta rapidamente.

Não se preocupe! Neste artigo, entenda quais são os pilares de uma gestão de frota para continuar prosperando!

Quais são os pilares de uma Gestão de Frota? 

Olhar os veículos da sua empresa exige atenção. Quando você passa a ter mais de um transporte operando, há a necessidade de reserva de tempo, profissional dedicado, organização das operações e seguir algumas práticas recomendadas.

Geralmente, uma frota é uma despesa oculta em muitas organizações pequenas e não atinge o nível de importância até que ocorra um grande incidente (por exemplo, fatalidade, litígio, ação judicial, falha de conformidade) que ameace a reputação ou o resultado final da organização.

O que significa Gestão de Frota de transporte?

Em sua essência, o gerenciamento de frota é simplesmente o ato de gerenciar as operações de frota de uma empresa.

Uma frota é, normalmente, considerada por cinco veículos ou mais. Embora as frotas variem significativamente em tamanho, aquelas com 50 ou menos veículos ou que compram cinco ou mais veículos por ano são denominadas uma frota de pequenas empresas.

Uma frota pode consistir em carros, caminhonetes, vans ou uma combinação. As empresas que normalmente operam frotas incluem (mas certamente não estão limitadas a!) entrega de alimentos e bebidas, entrega de móveis ou eletrodomésticos, serviços de entrega de lavanderia, entrega de flores e manutenção ou prestadores de serviços. As frotas não são apenas para grandes corporações.

A gestão de uma frota envolve várias áreas de responsabilidade, tais como:

  • Compra, título e licenciamento de veículos;
  • Seguro;
  • Manutenção;
  • Segurança e gestão de acidentes;
  • Gestão de ativos;
  • Gestão de consumo (combustível);
  • Melhora;
  • Descarte ou remarketing do veículo;
  • Planejamento e otimização de rotas.

Por que a Gestão de Frota é importante?

Compreender os principais objetivos de uma empresa e como seus motoristas e veículos podem apoiar esses objetivos é vital para o sucesso de qualquer operação de frota.

Simplificando, você não pode medir o que não pode ver. A gestão de frota é essencial para controlar custos, preservar a segurança do motorista, manter a responsabilidade do usuário, proteger a reputação e a marca de uma organização e muito mais.

software de gerenciamento de frota pode ajudar a monitorar a saúde do veículo, a manutenção, os custos de combustível, o desempenho do motorista e outras variáveis ​​- todas as quais podem afetar significativamente os resultados da empresa.

1. Gestão de Veículos

Primeiro, vamos considerar a aquisição de veículos. Aqueles que compram um único veículo precisam ir ao revendedor local, esperar que possam negociar um preço razoável e repetir o processo sempre que precisarem de outro.

Adquirir os veículos certos para as necessidades do seu negócio é a chave para uma gestão de frota eficaz. Por que gastar milhares de reais extras em um caminhão quando seus motoristas não precisam transportar nada? Ou talvez você esteja alugando trailers ou caminhões maiores regularmente porque os veículos da sua empresa atual não têm espaço de carga suficiente.

Além de comprar um veículo, não se esqueça do título, licenciamento e seguro. Os gerentes de frota são responsáveis ​​por garantir que esses itens sejam manuseados e mantidos atualizados. Um veículo sem seguro não pode pegar a estrada e, portanto, não pode ganhar dinheiro.

2. Manutenção e Segurança do Veículo

A manutenção é outra área crítica. Como observado, um veículo na oficina não está fazendo seu trabalho, portanto, a manutenção preventiva é essencial.

Garantir que sua frota esteja sempre nas melhores condições também garante a segurança de seus motoristas e do público automobilístico. Mas acidentes acontecem, e lidar com relatórios de acidentes e reparos também faz parte da gestão de frota. O gerenciamento de acidentes pode incluir treinamento de segurança do motorista e ação disciplinar após um incidente com culpa.

O gerenciamento de pneus também se enquadra em manutenção e segurança.

3. Gestão de Ativos

A gestão de ativos também é um dos pilares da gestão da frota. Compreender o ciclo de vida de seus veículos, incluindo quando é o melhor momento para substituí-los, economiza dinheiro da frota em reparos e avarias não programadas. Um veículo mais novo pode ser mais eficiente, mas é essencial entender a economia total de custos com combustível e manutenção em comparação com o investimento em um veículo novo.

4. Gerenciamento de combustível

Em seguida, vamos olhar para o combustível. Embora os preços dos combustíveis, atualmente, não sejam os mais altos que vimos na última década, eles ainda são um dos principais custos operacionais da frota. Ao saber quando, onde e quanto seus veículos estão abastecendo a cada vez pode ajudar uma empresa a identificar tendências e discrepâncias.

Pequenas empresas que permitem que seus funcionários levem veículos para casa ou permitam qualquer forma de uso de veículos pessoais podem ser vítimas de custos adicionais de combustível e manutenção. Essas despesas podem ser devidas a motoristas que abastecem seus veículos com o dinheiro da empresa, abastece o caminhão de um amigo ou até mesmo usam um veículo para negócios paralelos após o expediente. Tudo isso custa à empresa.

Ao monitorar o consumo e os custos de combustível, bem como a localização do veículo em tempo real, os gerentes de frota podem não apenas saber exatamente o que está acontecendo, mas também interromper o que for necessário.

5. Descarte e Revenda

Quando seu veículo chegar ao fim de sua vida útil, ele deve ser vendido. Seja por meio de concessionária, leilão ou vendas aos funcionários.

A implementação de um sistema de gestão de frota garante que você obtenha o máximo de seus investimentos relacionados ao veículo em todas as etapas, desde a compra até o descarte.

6. Planejamento e Otimização de Rotas

Por último, mas não menos importante, vamos falar brevemente sobre otimização e planejamento de rotas. Algumas frotas operam em uma rota fixa, enquanto outras possuem rotas que variam dia a dia.

Garantir que você tenha a rota mais rápida e otimizada para seus motoristas ajuda a garantir que os trabalhos sejam concluídos no prazo e com eficiência, permite rastreamento de localização em tempo real, reduz o consumo de combustível, permite adicionar mais paradas em sua rota e mantém seus motoristas e seus clientes felizes.

Considerações finais: os pilares da Gestão de Frota

As soluções de um gerenciamento de frota apontam a importância de organizar e planejar todas as etapas que envolvem o transporte. Existem modelos de gestão de frotas, dentro de nossa empresa, por meio da solução Infralog, que poderá auxiliar empresas de diversos segmentos e tamanhos..

A terceirização de algumas ou todas as tarefas de gestão de frota pode economizar tempo de sua equipe. Um provedor de gerenciamento de frota pode ser uma excelente opção para pequenas operações que não conseguem criar uma função de gerenciamento de frota dedicada.

Conte com a Infracommerce. O nosso ecossistema digital é baseado nas seguintes soluções: Infrashop, Infradata, Infrapay, Infralog e Infradigital.

 

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