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Desvantagens da Dark Stores: será que compensa o investimento?

Desvantagens da Dark Stores: será que compensa o investimento?

Te convidamos a entender o que são as Dark Stores e quais são as vantagens de investir para seus negócios.

Armazéns totalmente automatizados podem ser um assunto tabu para as empresas às vezes. Afinal, trabalhos realizados por robôs não podem ser realizados por pessoas. No entanto, a contradição está no fato de que um recurso não exclui o outro. É necessário reunir tecnologias para que um profissional possa alcançar um bom desempenho.

Com a ascensão do comércio eletrônico, mais e mais clientes estão comprando on-line e enviando itens diretamente para suas casas ou para uma loja próxima. Esses clientes também esperam que seus pedidos cheguem mais rápido do que nunca, impulsionando a necessidade de produtividade constante e simplificada nos armazéns. Por causa disso, as dark stores estão se tornando uma opção cada vez mais popular, embora possa ser caro implementar antecipadamente. Confira, neste artigo, se vale a pena investir nesta solução!

O que são as Dark Stores?

Dark Stores consistem em armazéns que foram totalmente automatizados para operar sem necessidade de intervenção humana. Deixado sozinho com as luzes apagadas, dark stores continuam operando por conta própria, sem trabalho humano.

A maior parte do trabalho em dark stores é feito usando robôs fixos e móveis e sistemas completamente automatizados. Um armazém escuro vai além de um simples sistema automatizado de armazenamento e recuperação de mercadorias para pessoa (ASRS) em um armazém. Também inclui equipamentos de manuseio de materiais, empilhadeiras autoguiadas, robôs guiados por visão, paletizadores robóticos e sistemas de transporte de alta velocidade.

Qual a importância de Dark Stores? 

Os desafios operacionais e financeiros associados ao atendimento de compras eletrônicas permanecem sem solução e foram exacerbados pelo aumento da demanda. O custo do atendimento manual nas lojas consome a maior parte da margem bruta das vendas, e os catadores competem com os clientes por espaço nos corredores, reduzindo a produtividade dos catadores e irritando os clientes. Como resultado, muitos varejistas estão considerando as “dark stores” como uma solução para atender pedidos online.

Afinal, vale a pena investir em Dark Stores? 

As Dark Stores são uma alternativa atraente à retirada manual das lojas ao vivo por vários motivos:

  • Sem clientes presentes e com layouts de loja otimizados para eficiência de separação, o custo de separação manual de pedidos pode ser reduzido drasticamente, e a tecnologia de automação pode ser instalada para reduzir ainda mais os custos de separação;
  • A retirada dos catadores dos corredores das lojas de autoatendimento elimina a irritação dos clientes;
  • A gestão de estoques pode ser mais precisa do que nas lojas, permitindo a redução de faltas e substituições;
  • Dark Stores podem estar localizadas em áreas industriais onde os custos imobiliários são muito menores do que os locais de varejo;
  • Uma dark stores pode ter uma capacidade de atendimento de pedidos maior do que a capacidade combinada das lojas que ela substitui, aumentando assim a capacidade geral de geração de receita;
  • Dark Stores podem estar localizadas em regiões onde um varejista tem poucas ou nenhuma loja de autoatendimento, permitindo assim que um varejista estabeleça uma presença no mercado essencialmente como um e-mercado puro.

No entanto, há várias desvantagens em usar dark stores para aliviar as lojas de autoatendimento existentes. Confira a seguir.

Desvantagens de Dark Stores 

Considerando dark stores, os custos de transporte são significativamente maiores devido a rotas de entrega em domicílio mais longas e à necessidade de transportar pedidos clique e retire para as lojas, onde também são incorridos custos adicionais de manuseio. Esses custos mais altos compensam uma parte significativa da redução nos custos de separação obtida com a retirada das lojas. Confira outras desvantagens de dark stores:

  • O tempo de espera necessário para atender os pedidos é aumentado, em muitos casos dificultando ou impossibilitando a entrega ou coleta no mesmo dia;
  • Cada dark store cria novos custos operacionais fixos e custos indiretos incrementais;
  • Por fim, e mais importante, mover o atendimento de pedidos online para uma dark store é uma forma de canibalização que efetivamente transfere a geração de receita de lojas de autoatendimento para dark stores, sem reduzir os custos fixos de operação das lojas, o que pode desalavancar a rentabilidade das lojas de autoatendimento. À medida que a penetração online aumenta, a erosão do lucro acelera e, em algum momento, as lojas de autoatendimento deixarão de ser financeiramente viáveis ​​como entidades operacionais.

Este último ponto não é amplamente apreciado por varejistas ou analistas. Uma loja de autoatendimento gera receita ao atrair clientes para a loja e fazer compras, ou seja, atender seus próprios pedidos.

Exemplo de desvantagem de Dark Store

Vamos considerar a economia operacional de uma loja individual quando um varejista de autoatendimento começa a oferecer aos clientes a opção de fazer pedidos em suas lojas online, mas por motivos competitivos não pode aumentar os preços dos pedidos online. Para simplificar, vamos supor que a base de clientes da loja permaneça constante e os funcionários da loja atendam aos pedidos on-line em vez de um serviço terceirizado.

As vendas online impõem custos de mão-de-obra variáveis ​​significativos para atender a esses pedidos, de modo que a lucratividade da loja diminui. No entanto, desde que os custos variáveis ​​adicionais sejam inferiores à margem bruta, as receitas dos pedidos online ainda contribuem para os custos fixos e o lucro da loja.

Se o varejista abrir uma dark store para atender os pedidos on-line para essa loja, a loja é de fato aliviada dos custos variáveis ​​adicionais de atendimento de pedidos, mas também é aliviada das receitas de clientes que costumavam fazer compras na loja fisicamente, mas agora estão fazendo pedidos on-line, porque essas receitas não estão mais sendo geradas pela loja de autoatendimento, mas pela dark store. Com efeito, a loja foi canibalizada pela dark store. No entanto, os custos operacionais fixos permanecem os mesmos, de modo que a capacidade da loja de gerar lucros foi prejudicada pela dark store. Do ponto de vista da economia operacional da loja, a canibalização das receitas pela dark store não parece diferente da perda de clientes para um concorrente. Embora isso obviamente não seja verdade no nível corporativo,

Devo investir em Dark Store? 

Pode-se argumentar que a operação de dark stores é necessária para que o varejista seja lucrativo com o comércio eletrônico e que, se o varejista não canibalizar suas próprias lojas, outro varejista o fará. Ambos os argumentos podem ser verdadeiros, mas eles não abordam a questão de saber se as lojas existentes – e empresas de varejo – podem permanecer financeiramente viáveis ​​a longo prazo se a penetração do comércio eletrônico atingir os níveis projetados agora.

Dark Stores podem muito bem fazer sentido como um complemento imediato para lojas que atualmente estão sobrecarregadas pelo aumento na demanda impulsionado pelo COVID-19 ou em geografias “greenfield” onde um varejista tem poucas ou nenhuma loja. No entanto, os varejistas devem usar dark stores como uma conveniência de curto prazo ou oportunista, em vez de uma solução de longo prazo para o problema central da lucratividade do comércio eletrônico. Para sobreviver e prosperar no mundo pós-pandemia à frente, os varejistas simplesmente precisam encontrar maneiras de suas atuais lojas operarem de maneira lucrativa, atendendo tanto aos clientes que fazem pedidos digitalmente quanto aos que compram fisicamente.

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