Infracommerce

B3
svg2

Valentine’s Day no Brasil: Como aproveitar essa data não oficial no calendário nacional?

Valentine’s Day no Brasil: Como aproveitar essa data não oficial no calendário nacional?

O Valentine’s Day, ou Dia de São Valentim, é comemorado nos Estados Unidos e Europa como o dia dos casais apaixonados. Mas então, o que esse evento estrangeiro tem a ver com o Brasil? Nossa resposta é que se a sua marca tiver um apelo mais emocional, com produtos que funcionam perfeitamente como presentes, o Dia dos Namorados americano tem tudo para alavancar as suas vendas no e-commerce.

A seguir, descubra como o Valentine’s Day tem chamado a atenção dos clientes brasileiros e como ele pode ajudar a promover a sua marca no mercado digital, até mesmo antecipando as vendas do Dia dos Namorados oficial no Brasil.

Um pouco de história

Há diversas versões sobre a origem do Valentine’s Day. A mais difundida relata que no Império Romano (século III), o bispo Valentim realizava casamentos às escondidas, indo contra o Imperador Cláudio II, que acreditava que homens solteiros eram os soldados mais engajados. Ao ser descoberto, Valentim foi preso e condenado à morte no dia 14 de fevereiro. Mais tarde, a igreja canonizou São Valentim e adotou o dia da sua morte como o Dia dos Namorados, também com a intenção de incentivar os casamentos.

Por aqui, no Brasil, a data escolhida para a celebração do amor foi 12 de junho, que antecede o Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. O Dia dos Namorados no Brasil foi motivado pelo pai do ex-governador de São Paulo e publicitário, João Dória, que em 1948 foi contratado por uma loja para promover uma campanha que aumentasse as vendas de junho, período que costumava ser mais ameno para o comércio.   

Dados de mercado

Não é de hoje que o Brasil tem incorporado datas americanas no calendário comercial, como é o caso do Halloween. Então, nos últimos anos, o Valentine’s Day tem se consolidado como a segunda data do ano para presentear pessoas amadas. 

De acordo com o Google Trends, as pesquisas pela data no Brasil dobraram entre 2016 e 2020. Este dado liga o alerta para os donos de e-commerce, que podem utilizar desse engajamento dos consumidores, principalmente nas redes sociais, para tornar o Valentine’s Day uma data sazonal rentável, que atrai clientes e tem o potencial de fidelizar esse público.

Esse movimento, inclusive, pode preparar a loja online para alavancar as vendas no próprio Dia dos Namorados brasileiro, já que este é um dos eventos mais importantes para o varejo como um todo. Para se ter uma ideia, em 2023 o e-commerce faturou R$ 7,4 bilhões na data, segundo o levantamento da ABComm.  

Valentine’s Day é um dos melhores dias para o segmento de luxo

Mas então, com todo esse potencial de vendas do Valentine’s Day, que acontece no dia 14 de fevereiro, você deve estar imaginando que qualquer marca pode investir nessa sazonalidade importada. Aqui, temos que dizer que não é bem assim. Tudo vai depender se a data faz sentido com o seu nicho de mercado e com o comportamento de compra do seu público. 

Veja, para as marcas de luxo, que visam manter o valor agregado dos produtos e não costumam fazer grandes promoções de Black Friday, por exemplo, as datas que envolvem algum valor afetivo são as melhores para promover campanhas comerciais. Isso porque o Valentine’s Day, o Dia dos Namorados, o Dia das Mães e o Natal motivam os clientes a adquirirem presentes especiais para pessoas especiais. 

Por isso, nada melhor do que aproveitar a fomentação do Valentine’s Day no Brasil para explorar as melhores ações comerciais, tocando no emocional dos clientes e motivando as vendas.    

Como aproveitar a data no e-commerce

Por falar em estratégias para vender mais no Valentine’s Day, separamos alguns pontos que você precisa se atentar ao aplicar essa campanha no seu e-commerce. Confira a seguir:

  • Invista em anúncios pagos e conteúdos orgânicos nas redes sociais: esse é um ambiente cheio de possibilidades para aproximar o cliente da sua marca e aumentar o engajamento;
  • Garanta o estoque de produtos e entregas dentro do prazo: este tipo de sazonalidade pede o imediatismo das entregas ultra rápidas, como Same Day e Next Day Delivery. Então, invista na sua operação logística e faça a previsão de demanda para a data, garantindo assim o estoque de produtos;
  • Oportunidade para promover sua marca e produtos: aproveite o Valentine’s Day para ampliar a sua relevância no mercado digital. Com isso, você também pode motivar os clientes a comprarem presentes não só em fevereiro, mas também em junho no Dia dos Namorados brasileiro;
  • Aposte em programas de fidelidade e cashback: você pode atrair clientes para a sua loja no Valentine’s Day, mas mais valioso ainda é conseguir reter esse público. Por isso, é importante oferecer incentivos para que eles voltem a comprar com você em outras datas e, consequentemente, se tornem clientes fiéis.

Outra dica importante para o Valentine’s Day é ter especialistas de e-commerce, que vão ajudar você a planejar essa e outras datas sazonais do ano. Aqui, na Infracommerce, você tem à disposição um ecossistema digital completo e modular para operar a sua loja online com eficiência, escala e inovação. 
Fale com o nosso time e venha para o maior Full Commerce da América Latina. Basta clicar aqui para ativar o sucesso da sua marca no mercado digital.

Conheça a melhor plataforma de e-commerce customizável

Esse artigo é para mostrar as vantagens de usar uma plataforma de e-commerce customizável e como utilizá-la…

Estratégia para Experiência do Cliente

A estratégia de experiência do cliente engloba todos os planos que uma empresa faz para garantir experiências…

Dicas para aumentar vendas de forma orgânica

Neste artigo, desenvolvemos algumas dicas para você aumentar vendas de maneira orgânica em seu comércio. Continue a leitura…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.