Neste artigo, trazemos as principais informações sobre o varejo digital e algumas dicas de implementação pra você ficar por dentro! Continue a leitura.
O varejo digital veio para ficar, fruto de uma nova era da tecnologia que transforma o dia a dia das pessoas e suas relações com os consumidores. Para se manterem competitivas, as empresas precisam se adaptar ao ritmo e à dinâmica proporcionada por essas tecnologias.
A chegada da pandemia significa que muitos processos já planejados precisam ser acelerados. As mais difíceis são aquelas empresas mais tradicionais que não estão preparadas para as mudanças estratégicas que de fato se tornaram obrigatórias.
Afinal, uma mudança de paradigma é iminente e tende a se tornar uma realidade cada vez mais presente a partir de agora. Dito isto, se você deseja começar a investir em e-commerce ou atualizar seu negócio, provavelmente não há melhor momento para realizar esse sonho.
O que é varejo digital?
O varejo digital é um canal em crescimento e evolução que, juntamente com a mudança dos hábitos de consumo, se mantém competitivo e oferece aos clientes uma experiência envolvente.
Nesse contexto, é necessário ter potencial de adaptação para acompanhar as tendências emergentes.
Ao pesquisar esse tema, percebe-se que o varejo digital vem acompanhado de diversas soluções tecnológicas que podem adotar a estratégia e aprimorar a prática, como:
- ampliação dos métodos de pagamento;
- uso de marketplaces;
- diferentes ferramentas de data analytics;
- comunicação e vendas no modelo omnichannel.
Assim, o varejo digital é um modelo que aposta na flexibilidade, agilidade, personalização e integração para beneficiar os consumidores e ter uma experiência satisfatória no processo de compra.
Qual a importância do varejo digital para o mercado?
Conhecer esse conceito facilita a compreensão do impacto do varejo digital no mercado. Na prática, consegue oferecer um serviço de qualidade que possibilita aos clientes realizar compras de forma prática e segura.
Para se adaptar, não basta simplesmente adotar práticas como digitalização, modernização e, idealmente, buscar a inovação. As empresas precisam se estruturar com foco na adaptabilidade para acompanhar situações diferentes e muitas vezes imprevisíveis.
Um bom exemplo da importância dessa medida é a pandemia de Covid-19. A necessidade de manter o distanciamento social mudou os hábitos de consumo, exigindo que as empresas adotem soluções de forma ágil para atuar em modelos à distância.
A capacidade de se adaptar às mudanças e demandas do mercado é um diferencial para se manter relevante e superar os concorrentes.
Quais as vantagens do varejo digital?
Migrar sua loja para o mundo virtual é agora uma garantia de sucesso de fato, com o negócio online do grande varejista contribuindo com mais de 35% dos pedidos e 25% das vendas.
Então, a seguir, listamos alguns dos benefícios do varejo digital.
O cliente de hoje está conectado
Muitas vezes, os clientes procuram informações na Internet antes de concluir uma compra.
Por isso, certifique-se de que ele tenha uma boa experiência com sua empresa e seus produtos, seja em uma loja física ou em um e-commerce.
Expansão de negócios
O marketing no varejo digital permitirá que sua empresa alcance milhares de pessoas de todos os públicos.
Há muito mais visibilidade em sites e redes sociais do que em lojas físicas, pois em um ambiente virtual seu negócio não terá lugar.
Com isso, o dimensionamento é enorme, e se você souber trazer uma experiência única e exclusiva ao seu serviço e/ou produto, além de um bom atendimento, você vai divulgar a clientela da sua marca.
Muitas lojas físicas possuem clientes fiéis, porém, nas lojas virtuais, as empresas conquistam clientes fiéis e promotores da marca.
Redução de custo
Em uma loja física, a empresa precisará de um espaço para montar prateleiras, depósito, balcão, vários funcionários e outras despesas. No entanto, em uma loja virtual, o custo será reduzido em pelo menos a metade em relação a uma loja física.
O varejo digital facilitou a vida das grandes empresas, principalmente das microempresas. Afinal, o mundo virtual não exige o aluguel de um imóvel ou a contratação de alguns funcionários, sem contar que não há custos adicionais para abrir uma loja.
Maior profissionalismo e segurança
Hoje, fazer compras online é muito mais seguro do que há alguns anos. O e-commerce conquistou o coração dos consumidores e está cada vez mais consolidado no mercado.
Não importa o tamanho do seu negócio, ao ter uma loja digital estruturada, os clientes podem ter a experiência de comprar em uma loja séria, profissional e segura.
Vendas a qualquer dia e a qualquer hora
O e-commerce se consolidou, dando aos consumidores muita autonomia, pois podem comprar em qualquer dia, a qualquer hora, independentemente do horário comercial.
Esta transação é bidirecional. Ao mesmo tempo em que faz com que os consumidores se sintam confortáveis, também faz com que as lojas se sintam confortáveis.
Dessa forma, o varejista vende seu produto mesmo sem conexão no momento da compra, o que lhe dá mais liberdade, já que em uma loja física o funcionário é obrigado a estar o tempo todo na loja.
Aumento de vendas no e-commerce
Com uma plataforma de e-commerce, você poderá construir sua loja virtual do zero.
Você poderá apresentar seu produto/serviço, foto, descrição e forma de envio de forma fácil. Depois que seu site estiver pronto, você terá que gerenciá-lo e se preocupar em organizar produtos, enviar pedidos, etc.
Normalmente, você pode controlar sua empresa com apenas alguns cliques. No entanto, embora seja fácil se adaptar ao comércio eletrônico, pode haver alguns obstáculos que podem comprometer sua transação.
Portanto, é aconselhável consultar o e-commerce para descobrir possíveis problemas com sua plataforma. Para ajudá-lo a resolver seus problemas, a Infracommerce desenvolveu soluções para o comércio eletrônico que ajudou várias empresas a construir estratégias sólidas no mercado digital.
Além disso, traz uma forma de reduzir o risco e aumentar a taxa de sucesso. A Infracommerce auxilia seus clientes no sucesso e facilita a tomada de decisões nas transações de e-commerce, que sempre farão parte do caminho das vendas pela Internet.
Após a leitura deste artigo, fica claro que as empresas físicas precisam migrar para o varejo digital, pois entender tecnologia e modernidade se tornou fundamental nos últimos anos.
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