Infracommerce

Infracommerce
B3

Por que investir em tecnologia no comércio?

Por que investir em tecnologia no comércio?

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira abaixo como os investimentos em tecnologia no comércio podem melhorar a sua empresa e torná-la mais competitiva!

Com o advento da transformação digital e o advento da Indústria 4.0, empresas de todos os portes e segmentos de mercado precisam encontrar formas de modernizar seus negócios para se manterem competitivas no mercado. Nesse sentido, é preciso investir em tecnologia.

Essa abordagem pode trazer uma série de benefícios para a empresa. Atualmente, a adoção de soluções de TI é um fator estratégico que permite às empresas alcançar desempenho operacional, otimizar processos internos e direcionar seus serviços de acordo com as demandas do mercado.

Tecnologia no comércio e mobilidade para a gestão

Nos últimos anos, a fluidez dos processos internos de uma empresa esteve diretamente relacionada à sua capacidade de atender às demandas do mercado e manter-se competitiva. Esse fator permite que as empresas reduzam custos e encontrem maneiras de manter os profissionais de operações longe de seus locais de trabalho.

E para isso, nada melhor do que investir em soluções de computação em nuvem. Esse tipo de tecnologia no comércio permite o acesso de rede a recursos de negócios, melhorando assim a capacidade de uma empresa de manter regimes de trabalho, como escritórios domésticos, sem comprometer o desempenho ou a capacidade operacional. Dessa forma, os custos serão reduzidos e os profissionais poderão atuar estrategicamente – não importa onde estejam localizados.

Estratégias eficientes

Os investimentos em tecnologia no comércio também podem desempenhar um papel estratégico para empresas que buscam melhorar os processos de gestão e definir estratégias de negócios. Esses benefícios podem ser obtidos com a ajuda de tecnologias no comércio como big data.

Big data é projetado para analisar grandes quantidades de informações em tempo real e é aplicável a uma variedade de situações em um ambiente corporativo. Por exemplo, em marketing, as empresas serão capazes de prever tendências e movimentos de mercado. Internamente, a análise de dados permitirá que os gerentes visualizem problemas e pontos de melhoria.

Ao adotar sistemas de gestão ou ERP (Enterprise Resource Planning), muitas atividades manuais são automatizadas e os funcionários deixam de dedicar seu tempo a atividades como cálculo de taxas de conversão de clientes, taxas e impostos, armazenamento de documentos e contratos, controle de estoque e previsão de vendas.

Além disso, o processo de tomada de decisão pode ser feito com inteligência baseada em dados, ou seja, com menor risco e maior previsibilidade. Dessa forma, a estratégia adotada tem muito mais chances de sucesso.

Aumento da produtividade operacional

Um dos principais indicadores de desempenho de uma empresa é a produtividade operacional de seus colaboradores e regiões – quanto maior, melhor é o desempenho financeiro e mercadológico. A tecnologia pode ser um impulsionador de valor de negócios devido à sua capacidade de otimizar práticas e gerenciamento em várias áreas.

Soluções de automação podem ser empregadas para automatizar atividades manuais, deslocando sua implementação para sistemas inteligentes, eliminando erros humanos e aumentando a produtividade. Por exemplo, na área de controle de produção, o processo pode ser concluído por um sistema inteligente, ao invés de ter um profissional para contar o estoque e os materiais utilizados no dia.

Internet das Coisas (IoT) é outra oportunidade para melhorar a eficiência operacional. Basicamente, torna os alvos físicos inteligentes, permitindo que eles executem funções automatizadas usando sensores. Por exemplo, um ambiente que altera automaticamente a temperatura para manter a preservação do produto ou uma porta que fecha quando é detectado movimento estranho.

Por fim, soluções de aprendizado de máquina e inteligência artificial podem ser usadas para criar ambientes de produção que seguem o modelo de fábrica inteligente. Considerando os modelos de produção futuros, haverá pouco envolvimento humano, pois as próprias máquinas possuem inteligência para manter a produção funcionando, prever e solucionar problemas, capturar e armazenar dados para gestão.

Tecnologia no negócio para monitoramento das rotinas internas

O acompanhamento dos processos da empresa é essencial para que as empresas entendam como melhorar suas estratégias e alcançar melhores resultados. Com as soluções de TI, os gestores podem avaliar diferentes aspectos, entender sua cadeia de operações e determinar a melhor forma de movimentar as atividades com rapidez.

Por exemplo, a entrega de um produto será avaliada em todas as suas etapas com o auxílio de um sistema ERP. Isso permite que os profissionais de logística determinem como vários fatores afetam o tempo de entrega das mercadorias. Rotas mais econômicas serão facilmente rastreadas e o uso da ferramenta será sempre o mínimo possível. Isso ajuda a economizar custos em todo o setor.

Intensificação da segurança com tecnologia no comércio

Outro benefício advindo dos investimentos em tecnologia no comércio é o fortalecimento da segurança física e de dados de uma empresa. Opções de monitoramento remoto, adoção de sistemas de sensores e verificação de direitos de acesso – credenciais de impressão digital, códigos de segurança, envio de SMS, cartões de acesso, etc. — Pode garantir que os locais de trabalho, mesmo os mais remotos, estejam mais protegidos contra roubo e furto.

Além disso, as soluções em nuvem para armazenamento de dados fornecem uma boa solução para os atuais riscos de mercado. Esses ambientes usam as proteções mais avançadas e eficazes do mercado, eliminando vulnerabilidades que comprometem dados críticos, como a base de clientes e fornecedores de uma empresa.

Realizar negócios internacionais e transferir dados virtualmente são outras tendências do mercado globalizado. Por esse motivo, soluções construídas usando blockchain são recomendadas, pois oferecem o nível mais avançado de segurança e proteção de informações.

Melhora os resultados de satisfação dos clientes

Investir em tecnologia no comércio também pode melhorar a experiência do cliente com o seu negócio. A adoção de plataformas de comunicação mais eficazes, como sites de chat e atendimento 24 horas, ou o desenvolvimento do e-commerce, são alguns exemplos de facilidades que contribuirão para a sua satisfação.

A tecnologia também pode ser usada para preparar e melhorar os serviços prestados pelos funcionários. Por exemplo, as plataformas de educação a distância (EADs) permitem que os colaboradores aprendam remotamente sem precisar ir à sala de aula e aprendam de forma personalizada de acordo com sua rotina de trabalho.

Além disso, o ambiente de vendas físico pode ser modernizado. A simples adoção de sistemas de caixa é um exemplo. Há opções mais modernas no mercado, como estratégias cross-selling e omnichannel – por exemplo, o consumidor pode comprar pelo site e retirar na loja ou comprar na loja e receber em casa.

Agora que você entende que investir em tecnologia no comércio é uma prática de sucesso e como ela pode aumentar o retorno do investimento no seu negócio, acha que está na hora de investir? Entre em contato com a nossa equipe e conheça as soluções da Infracommerce!

Veja quais são os principais desafios do e-commerce

Apresentaremos um breve panorama do e-commerce no Brasil, com alguns desafios do e-commerce a serem superados e…

A revolução da forma de pagamento online

Ao montar um negócio online, uma das primeiras coisas com as quais você precisa lidar…

Maneiras de otimizar sua logística com Fulfillment

Se você se interessou por esse tema e quer saber mais sobre como funcionam as…

Quer fazer parte
do seleto grupo
de operações
de e-commerce eficientes e escaláveis?

Entregamos operações de e-commerce de acordo com as necessidades da sua empresa de forma completa ou modular.

Vamos conversar!

Conte-nos sobre seu negócio 

* campos obrigatórios.

Ao me cadastrar concordo em receber novidades sobre e-commerce, varejo e eventos relacionados à Infracommerce.