Este artigo o objetivo de mostrar a importância de conhecer seus concorrentes e por que a concorrência é importante nos negócios e os benefícios aos consumidores
As rivalidades empresariais não são novidade.
A Pepsi está competindo com a Coca-Cola desde que se pode lembrar. A Marvel Comics e a DC Comics estão disputando o mesmo espaço há muito tempo por terem uma base de fãs que não são tão chegados um no outro.
Depois, há grandes nomes do mercado de alimentos, o McDonald’s versus o Burger King.
Embora existam muitos outros exemplos. Você entendeu a mensagem, certo?
Rivalidades no cenário de negócios são necessárias. Em alguns casos, um pouco de competição é saudável tanto para a empresa quanto para seus clientes.
Por que a concorrência é importante nos negócios?
É importante que as empresas, especialmente aquelas que operam no mercado aberto, concorram para fornecer aos consumidores produtos de alta qualidade a um preço mais baixo.
Porque sem concorrentes:
- A indústria seria menos competitiva.
- Bens e serviços seriam de qualidade inferior e então comercializados por preços mais altos
- As empresas não teriam motivação para buscar a excelência e operar da forma mais eficiente possível.
- A inovação e os avanços não seriam perseguidos.
- Falta de medo em perder uma venda para um concorrente, resultando em más práticas de vendas e atendimento ao cliente.
Tudo isso resulta em um mercado com ofertas abaixo do padrão, no entanto, caras. Assim, é possível entender o importante papel que os concorrentes desempenham.
Com uma boa rivalidade empresarial, salvam-se empregos e negócios e protege-se o poder de compra dos consumidores.
Além disso, abre portas para indivíduos e aspirantes a empreendedores entrarem no mercado.
Mas há sempre dois lados da história.
As muitas faces da concorrência empresarial
Como empresa, você provavelmente competirá com outras empresas do seu setor em vários aspectos.
Quer melhor maneira de fazer uma venda do que comercializar a qualidade e os recursos do que você está oferecendo?
É aqui que você informa aos consumidores e potenciais compradores sobre como seus produtos são melhores que os da concorrência.
Nesse nível de rivalidade, nascem grandes ideias e inovações. Um bom exemplo são os eletrodomésticos que são mais eficientes em termos energéticos do que outras marcas.
Você pode até comercializar seus serviços como um pacote pelo preço de um, onde há mais inclusões do que seus concorrentes.
Excelente experiência do cliente
Este é um dos aspectos intangíveis de um negócio que pode fazer uma enorme diferença. As pessoas preferem trabalhar com uma empresa que possa fornecer suporte completo ao cliente de maneira cortês e intuitiva.
Seu ponto de venda pode ser que seus representantes de clientes saibam o que os clientes precisam antes mesmo de perceberem.
Preços competitivos através da concorrência
Se não fosse por produtos e serviços semelhantes competindo em preço, os consumidores estariam pagando muito por algo de baixo custo.
É também neste aspecto que as marcas consideradas superiores podem cobrar tarifas premium. Se acontecer de você estar no mesmo suporte, o lucro é substancial.
Reputação da marca/empresa
As empresas competem para estabelecer uma boa reputação. Porque quando uma empresa é conhecida por sua qualidade, confiabilidade e sustentabilidade, ela geralmente recebe a maior fatia do bolo.
Afinal, os consumidores tendem a comprar produtos e serviços de empresas conceituadas.
Se não fossem esses tipos de competições, o cenário de negócios seria menos divertido tanto para os donos de empresas quanto para os consumidores. Isso mostra que as rivalidades têm seus benefícios.
Quando a concorrência é boa para os negócios?
Há muitas maneiras pelas quais isso pode afetar os negócios de maneira saudável e benéfica.
Se você não olhar para o seu concorrente como o inimigo, isso serve a um bom propósito. Confira, nesta etapa do artigo, quais são as maneiras de utilizar a concorrência a favor de seu negócio:
Como inspiração
Você está tendo dificuldade em descobrir como ter uma classificação alta nos mecanismos de pesquisa? Você está se perguntando por que um negócio rival está fazendo mais vendas do que você?
A resposta está no que seu concorrente está fazendo. Se você quer escrever um e-book, por exemplo, dê uma olhada no que seus concorrentes estão vendendo e escreva algo semelhante, mas melhor.
Você também pode olhar para uma perspectiva diferente e adotar uma abordagem diferente.
Se todos os livros vendidos forem projetados para usuários avançados, por exemplo, escreva um para iniciantes. Você estará explorando um mercado diferente que sua concorrência não atende.
O mesmo é verdade se você quiser direcionar o tráfego por meio de publicidade. Como é provável que você compartilhe o mesmo tipo de mercado-alvo, descubra quais estratégias eles usaram para monetizar seu website ou para o Google AdSense que envolve os clientes.
Como fonte de estratégias eficazes
Se sua concorrência for bem-sucedida em seu setor, descubra o que eles estão fazendo certo. Para isso, faça as seguintes reflexões:
- Que técnicas de marketing eles empregam?
- Eles usam um tipo específico de material de marketing?
- Quem é o público-alvo deles?
- Para quais palavras-chave eles classificam?
- Qual conteúdo eles publicaram com o maior engajamento?
Você pode então seguir suas técnicas e desfrutar do mesmo sucesso.
Claro, sempre há a possibilidade de você não ter sucesso. Mas copiá-los aumenta sua chance de ganhar vantagem sobre eles.
Como fonte de novas ideias
Mesmo que sua concorrência seja muito bem-sucedida, você não precisa copiá-los sempre para duplicar seu sucesso.
Você pode tomar uma direção diferente com base na análise da concorrência.
Porque pode haver alguns aspectos de um negócio que eles perderam, mas apresentam um mecanismo para o sucesso.
Por exemplo, você deseja abrir um serviço de entrega que concorra diretamente com um provedor existente. Você notou que muitos de seus pacotes e pacotes são enviados em caixas marrons simples, então você decidiu oferecer aos clientes a opção de usar caixas de design personalizado.
Foi um sucesso para seus clientes e você ganha publicidade gratuita no processo.
Como uma arma para usar
Nos negócios, uma empresa é obrigada a ter pontos fracos. Descubra quais são eles e use-os a seu favor.
Estude o processo de vendas, preços e precificação, vendedores e fornecedores utilizados e o layout do site, entre outras coisas. Descubra o que está faltando ou onde há algo melhor que pode ser feito.
Com base em suas descobertas, resolva esses pontos fracos de negócios.
Como isso se parece em ação?
Por exemplo, você deseja criar um blog de viagens, algo que todo mundo parece estar fazendo.
Quando você verificar a concorrência, concentre-se em:
- Autoridade de domínio
- Acessibilidade, indexabilidade e navegabilidade
- Experiência de usuário
- Estratégias de branding
- Desenvolvimento de conteúdo e marketing
- Marketing de mídia social
- Classifique esses fatores do mais para o menos importante e elabore um plano de ataque. Quando chegar a hora de criar seu próprio blog, certifique-se de que seja fácil navegar pelos leitores e rastreadores.
Trabalhe para aumentar a autoridade do domínio criando links de e para páginas de autoridade. Mantenha os erros do site no mínimo ou zero.
Como forma de manter os clientes satisfeitos
Descubra o que os clientes estão dizendo sobre seu concorrente. Eles estão felizes ou insatisfeitos com os produtos ou serviços vendidos?
Como o objetivo é aumentar a satisfação do cliente, você deve acompanhar os clientes insatisfeitos de um rival. Confira as análises de produtos e faça uma lista de reclamações comuns e comentários negativos.
Sites de mídia social, como Facebook e Twitter, e fóruns, podem fornecer os materiais de que você precisa.
O que você pode fazer com a informação, então?
Por exemplo, você vende patinetes elétricos semelhantes ao que seu concorrente oferece. Você percebe que a maioria dos clientes reclama ou deseja que um carregador extra seja enviado com o produto.
Você pode gastar mais para fazer isso acontecer, mas os retornos são enormes.
Os clientes vão adorar você por isso e recomendar seu produto.
Como fonte de dados para análise competitiva
O uso de ferramentas, como tabelas e gráficos ou ferramentas e análises de pesquisa de palavras-chave do Google, permitirá que você veja uma imagem clara do que eles estão fazendo e o que não estão fazendo.
Com pesquisa suficiente, você ganhará uma vantagem sobre certas coisas que a outra empresa está perdendo.
Um cenário provável seria você executar uma análise competitiva de cada produto que um concorrente vende. Você descobre que há uma ou duas palavras-chave que eles não estão segmentando, mas atrai algumas pessoas por mês.
Se você revisar e relançar seu site usando essas palavras-chave direcionadas, terá o potencial de atrair tráfego imediatamente. As chances de você ganhar milhares de visitantes todos os meses também aumentarão.
Portanto, mesmo quando uma análise competitiva é demorada e cansativa, é uma das coisas que tornará a concorrência boa para os negócios.
Agora, entre os indicadores listados acima, alguns deles colocam você em risco dos efeitos adversos da concorrência empresarial. Você pode acabar se concentrando demais no seu concorrente e não na sua empresa.
Investigar demais o que seu rival está fazendo também pode levar você a imitá-lo.
Entre em contato para conhecer soluções para o sucesso de seu negócio!