Dicas infalíveis para atração de cliente em potencial

Dicas infalíveis para atração de cliente em potencial

Para que você conquiste uma maior quantidade de cliente em potencial, reunimos dicas de vendas infalíveis neste artigo. Acompanhe de perto o desempenho de sua empresa!

É uma maneira fácil de ajustar os detalhes do processo de vendas que não estão funcionando ou apenas precisam de ajustes simples para que funcionem melhor.

Você sabia que 40% dos vendedores consideram os leads a etapa mais difícil do funil de vendas de gerenciar?

Conhecendo técnicas eficazes de vendas, sua equipe pode aprender a contornar esse e outros problemas da sua empresa.

Melhores dicas de vendas para conquistar mais clientes

As equipes de vendas lidam com cliente em potencial (prospects) e clientes existentes diariamente, portanto, atualizar alguns processos e implementar novos ajuda os vendedores a ganhar mais confiança.

Afinal, investir em métodos que não entregam os resultados desejados pode impactar as conversões de clientes no final do funil de vendas.

Confira as dicas de vendas abaixo e saiba como colocá-las em prática.

1. Crie uma estratégia de atração

A primeira dica de vendas é planejar uma estratégia de aquisição de cliente em potencial. Para isso, é importante definir as buyer personas, que representarão o perfil de cliente ideal que sua empresa deseja alcançar.

Essa definição é essencial tanto para o marketing quanto para as vendas, pois todos os materiais para atração de clientes e atendimento inicial serão adaptados para atender às necessidades da função.

Portanto, quanto mais leads alinhados às características definidas você puder atrair, maiores serão as chances de empurrar esses contatos para o funil.

2. Tenha um playbook de vendas para cliente em potencial

Um manual de vendas é um manual de procedimentos que explica todas as etapas de um processo de vendas criado para o tipo de negócio de uma empresa.

Também é uma dica de vendas importante, pois ajuda a treinar novos vendedores e facilita o alinhamento com o restante da equipe.

A peça descreve os seguintes tópicos:

  • História, fundação e posicionamento de mercado da empresa;
  • Descrição das personas e cliente ideal;
  • Como é o funil de vendas;
  • Técnicas de follow up utilizadas;
  • Qual o melhor canal de captação de prospects;
  • Ciclo de venda;
  • Quais são os argumentos para negociação;
  • Principais objeções de vendas dos clientes e respostas.

3. Foque sempre em oferecer uma solução

Outra dica de vendas muito estratégica é treinar a postura da sua equipe sobre como fazer uma oferta. O objetivo é focar na entrega de soluções aos clientes, não apenas produtos.

Essa técnica ajuda os vendedores a fazer conexões com as necessidades do cliente em potencional e argumentos de valor durante o processo de negociação.

Quando os prospects estão convencidos de que a solução será ótima, seu interesse aumenta e o fechamento da venda fica mais próximo da realidade.

4. Defina as características dos prospects em cada etapa

O funil de vendas é composto pelas seguintes etapas:

  • Topo do funil: etapa de reconhecimento do problema, aprendizado e descoberta;
  • Meio do funil: consideração da solução;
  • Fundo do funil: decisão de compra.

Para entrar no funil e passar em cada etapa, o prospect precisa ter certas características.

Então, para acertar na hora de passar para o próximo passo, a dica de vendas aqui é listar quais características o cliente precisa exibir para receber o próximo estímulo.

Se esse processo for automatizado, a ferramenta utilizada encaminhará automaticamente o cliente em potencial para a próxima etapa do funil.

5. Faça follow up de clientes

O acompanhamento na hora certa também é uma das técnicas de vendas que podem ajudar a atrair mais clientes.

Esse processo é importante para que os prospects com quem o vendedor já conversou não sejam esquecidos.

Por exemplo, se um vendedor conversa com um tomador de decisão, ele pode ajustar a resposta do contato (follow-up) com base na urgência que ele demonstra na conversa.

6. Foque na escuta ativa

Quando um vendedor se dedica a ouvir o cliente em potencial, consegue perceber melhor suas necessidades reais e criar uma conexão positiva durante a conversa.

Para aplicar a escuta ativa, tenha atenção e evite posturas como:

  • Interromper o cliente;
  • Desviar o assunto da conversa;
  • Sobrepor argumentos aos do cliente enquanto ele estiver falando;
  • Não prestar atenção no que o cliente está dizendo. 

7. Invista em treinamentos de vendas

Fechando a nossa lista de dicas de vendas, investir em treinamentos de vendas é estratégico para atrair mais clientes.

Com vendedores melhor preparados, eles saberão lidar com suas dificuldades e melhorá-las adquirindo novos conhecimentos.

9. Conecte a sua empresa a um marketplace

Os marketplaces estão fazendo muito sucesso hoje em dia e oferecem boas oportunidades para empresas de todos os portes. É interessante fazer a sua conexão com uma plataforma como essa, pois elas têm as suas próprias estratégias de marketing, divulgação e podem ajudar a alcançar o seu público-alvo sem muito investimento.

10. Tenha um clube de vantagens próprio

Que tal criar seu próprio clube de bem-estar? Por meio dele, você poderá oferecer descontos e promoções aos seus clientes de forma mais específica e atrair um público maior devido a esses benefícios. Clientes antigos serão fidelizados e novos clientes serão atraídos, o que expandirá cada vez mais o seu negócio.

Vendo que atrair um cliente em potencial não é tão difícil quanto parece? Há muitas maneiras de atingir seu público-alvo e aumentar as vendas. Mas não se esqueça, não existem receitas prontas. Escolha a estratégia que mais se adequa ao seu perfil de consumidor e necessidades de negócios para investir com precisão e alcançar os melhores resultados.

11. Utilize estratégias de atração no YouTube

O vídeo é um conteúdo muito consumido nos dias de hoje, o que coloca o YouTube no topo das listas de favoritos. Com mais de 100 milhões de usuários ativos só no Brasil, você pode usar as estratégias do canal para atingir seu público. Isso pode ser feito criando seu próprio canal ou patrocinando vídeos de interesse de clientes em potencial.

12. Aproveite o marketing de influenciadores

Você sabia que, ao fazer parceria com influenciadores, você também pode atrair clientes para o seu negócio? Como essas pessoas têm milhões de seguidores e muita visibilidade na internet, vale a pena trabalhar com elas para divulgar seu produto ou marca.

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