Posicionamento de mercado: o que fazer para ter sucesso

Posicionamento de mercado: o que fazer para ter sucesso

Definir um posicionamento de mercado é o primeiro passo para melhorar o relacionamento com os clientes. Nos tempos atuais, a experiência do consumidor é considerada uma das premissas para ter sucesso no comércio eletrônico. 

O posicionamento de mercado é uma maneira de dar uma projeção à imagem do seu negócio para seu público-alvo, é a partir do posicionamento que o cliente irá enxergar a empresa e entender quais são seus valores e seu propósito de carreira. 

Contudo, para posicionar sua empresa no mercado, é necessário entender que seu negócio deve ocupar um espaço diferenciado no mercado e é nesse local que o novo consumidor vai encontrá-la. Sabe-se que, na prática, aqueles que se posicionam de forma estratégica se diferenciam e saem na frente com vantagens competitivas.

Continue lendo este conteúdo e fique por dentro do assunto!

O que é posicionamento de mercado e como ter sucesso?

Para se posicionar no mercado de maneira consolidada, é preciso seguir uma fórmula simples de estratégia de mercado: 

Segmentação + Diferenciação = Posicionamento

Segmentação: Nesse momento é que são recolhidas informações demográficas, estilo de vida, interesses do público-alvo etc.

Diferenciação: As etapas da diferenciação incluem o trabalho de lucratividades, superioridade e valorização, por exemplo.

É fundamental criar uma persona!

Ao ficar claro a necessidade de segmentar e se diferenciar, conheça as personas de sua empresa. 

Afinal, o que é uma persona?

Ela está dentro de seu público-alvo, mas é a representação do seu cliente ideal, aquele com maior potencial de sucesso, menor taxa de cancelamento, maior índice de satisfação e maior reincidência de compra. Fato é que, encontrando esse cliente perfeito, as chances de sucesso aumentam.

A persona irá apresentar os aspectos comportamentais de seu cliente, o que ele realmente gosta, o que e como consome. Isso irá ajudar a definir qual sua mensagem, por consequência, sua estratégia ficará mais exata para todas as abordagens e pontos de contato.

Por sinal, a persona não se constrói somente uma vez. Ela deve ser sempre atualizada. Dessa forma, a todo tempo é necessário rever quem está interessado na sua marca, como esse público evolui, quais são os costume, entre outros aspectos. 

Se diferencie entre os competidores

Melhor do que ser diferente é ser melhor. 

Reflita algumas questões sobre o objetivo de seu negócio: 

O que você quer para sua empresa? Está em busca que ela seja a melhor? A primeira do mercado? 

Mas não se desespere, afinal, é provável que tais objetivos sejam improváveis até para as gigantes. Leve em consideração alguns atributos como:

  • Preço;
  • Tempo de entrega;
  • Design;
  • Durabilidade;
  • Tipo de atendimento;
  • Qualidade do produto;
  • Comunicação da marca;
  • Valores da marca.

O mais importante em meio a tantas informações, é que a sua resposta como empresa pode não ser a mesma que a do seu cliente. E, como sempre, o cliente sempre é quem tem razão.

Mesmo que suas personas tenham uma visão deturpada da marca, as opiniões se propagam. Não adianta se apresentar com determinado posicionamento e atuar com outro. Hoje, vemos muitas empresas fazendo isso com a temática ambiental, por exemplo. Muitos negócios disseminam a responsabilidade e alinhamento com questões ambientais, mas pouco colocam em prática. A experiência do cliente em sua jornada de compra é que vai apresentar seu posicionamento no mercado, ou seja, apresente-se e atue da mesma forma. Seja coerente e honesto com seu público-alvo, se expresse com atitudes e não com políticas.

Como funciona o posicionamento de mercado

Na prática, ter um posicionamento de mercado definido é decidir ocupar um local de destaque no mercado e de liderança, seja com um produto ou serviço. Não deixando de levar em conta os principais atributos valorizados pelo seu público-alvo.

Ao criar uma estratégia de posicionamento, o ideal é que a empresa compreenda o segmento no qual vai atuar. É essencial também saber quais diferenciais, de fato, vão fazer a diferença dentro daquele cenário. Aí então, a partir disso, todas as ações tomadas e conteúdos produzidos terão o mesmo objetivo, gerar identificação entre marca, valores e público-alvo.

Mapa de posicionamento

O mapa de posicionamento é responsável por fazer com que as empresas identifiquem os diferenciais dos produtos e/ou serviços que são mais importantes dentro do seu mercado.

Pense numa padaria como exemplo,  se ela estiver situada em uma região próxima a escolas, universidades e bares universitários, provavelmente lidará com um público mais jovem. Diante disso, ele deve ser sensível ao preço, e não exclusivamente a quanto o alimento pode contribuir ou interferir na vida dos clientes. Afinal, não trata-se de uma padaria que deva se voltar para um nicho específico, como frequentadores de academia e ambientes de estética, certo?

A nível de diferenciação, estariam os moradores do entorno desta padaria, que diferente da frequência dos jovens, residem na região e buscam por alimentos de qualidade, e não somente voltados para quem sempre está com pressa, como os universitários. 

Com isso, o mapa de posicionamento tem como objetivo colocar em forma de gráfico os diferenciais para o público, avaliando seus extremos.

Em um dos vetores, seria possível colocar produtos mais ou menos práticos e, na outra linha, os extremos entre alimentos cotidianos e diferenciados.

Dentro de seus quadrantes, então, e fazendo a combinação de diferenciais, a padaria poderia mapear onde cada um de seus produtos estaria inserido. Entre os atrativos que podem ser estudados, estão o preço, tempo de entrega, qualidade, exclusividade e durabilidade.

Competitividade reforçada

Ao definir um posicionamento estratégico, uma empresa reforça a sua existência, suas exclusividades. Ou seja, o seu poder para ‘’encarar’’ a concorrência. Um bom e forte posicionamento trabalho como uma bandeira, que atrai os clientes e gera identificação com eles

Clientes mais fiéis

A partir de todas as características que serão expostas através do posicionamento, toda identificação gerada pode se transformar em fidelidade dos clientes e do público. Isso porque, além de se mostrar única, a empresa também gera confiança em seus consumidores.

Desse modo, o cliente e o público já sabem o que esperar da empresa, tanto em qualidade como no preço e em tudo mais que torna o produto ou serviço daquela empresa único.

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