Quer saber quais são as diferenças do marketing digital para o marketing comum e decidir qual desses dois estilos é melhor para o seu negócio? Então continue lendo este artigo!
Você sabe qual é o melhor modelo de marketing para aumentar as vendas do seu negócio? Na verdade, essa é uma pergunta difícil de responder, afinal escolher a melhor opção para cada empresa depende de muitos fatores.
Alguns diriam que isso é marketing tradicional, visando mídias clássicas como TV e jornais. Outros diriam que o marketing digital foca totalmente na web e aproveitando as novas ferramentas de comunicação.
No entanto, para responder a essa pergunta, é importante entender bem a diferença entre marketing tradicional e marketing digital, indo além dos meios que todos utilizam.
Como funciona o marketing tradicional?
Como todos já conhecemos, o marketing tradicional é um tipo de marketing que utiliza métodos clássicos de comunicação para divulgar informações e promover produtos ou serviços, como rádio, televisão e publicidade impressa.
Portanto, sua abordagem é bastante direta, interrompendo os clientes com notícias sobre a solução enquanto assistem TV, ouvem rádio ou lêem algum material impresso.
O investimento em promoção por meio do marketing tradicional sempre foi alto, pois envolve a produção de comerciais e o custo de exibição dos meios de divulgação.
Além disso, vale lembrar que medir a eficácia das estratégias promocionais tradicionais pode ser difícil de executar e exige que você pergunte aos clientes no momento da compra se a compra foi causada por publicidade para garantir sua eficácia.
Nas campanhas de marketing tradicionais, ainda podemos destacar anúncios em outdoors, campanhas de flyer, vendas físicas e telemarketing, que ainda hoje recebem muito investimento.
Como funciona o marketing digital?
O marketing digital é totalmente voltado para a web e busca utilizar diversos meios modernos de comunicação – como buscadores, blogs, redes sociais e canais do YouTube – para divulgar sua empresa e divulgá-la para seus clientes.
Nesse sentido, não é por acaso que é o método de marketing que mais tem recebido atenção nos últimos anos. Afinal, com o passar do tempo, a internet e as redes sociais estão cada vez mais aparecendo no cotidiano das pessoas.
Caso você ainda esteja em dúvida, veja como o número de pessoas que utilizam a internet por meio de smartphones está crescendo de forma alarmante. De acordo com os últimos dados da TIC Domicílios, mais de 126,9 milhões de brasileiros usam a Internet em seu dia a dia.
Números tão expressivos reforçam a importância das estratégias de investimento para garantir que a empresa chegue ao público antes dos concorrentes, certo?
Além disso, o marketing digital é uma estratégia orientada a resultados. Dessa forma, permite que os profissionais acessem quase todas as informações sobre suas promoções, o que é muito importante para melhores resultados.
Outra característica do marketing digital é que ele não é tão intrusivo quanto o marketing tradicional, tornando mais fácil para seus clientes chegarem até sua empresa.
Entenda as diferenças entre marketing tradicional e marketing digital
Sabendo como cada um funciona, é hora de ver qual a diferença entre marketing tradicional e marketing digital:
1. Divulgação de informações
No marketing tradicional, a mensagem é veiculada de forma disruptiva, com a expectativa de que o cliente se interesse, mesmo que não esteja buscando sua solução.
No marketing digital, seus clientes são atraídos pela sua marca, o que os ajuda a resolver dúvidas e problemas do dia a dia.
Nesse caso, o inbound marketing – conhecido como marketing de atração – é uma ótima estratégia que pode não funcionar com o marketing tradicional, mas é mais eficaz quando aplicada no marketing digital.
2. Mensuração de resultados
No marketing tradicional, a análise dos resultados é feita após a veiculação do anúncio, sendo necessária uma pesquisa pós-compra com o cliente.
O marketing digital, por outro lado, permite acompanhar métricas em tempo real e analisar os resultados, permitindo fazer ajustes pontuais.
Dessa forma, você saberá exatamente quantas pessoas visualizaram suas mensagens e quantas concluíram a compra de seu produto ou serviço.
3. Segmentação das Atividades de Marketing
Para atingir o público-alvo da sua empresa em uma campanha de marketing tradicional, é preciso confiar na relevância do canal de comunicação com base nas informações da mídia.
Nesse caso, sua mensagem será compartilhada com pessoas que não fazem parte do seu público-alvo para garantir que sua mensagem alcance um subconjunto de clientes em potencial.
Para o marketing digital, é diferente. Para atingir seu público-alvo, você pode contar com as informações disponíveis online para alcançar seus clientes. Como resultado, você aumentará sua taxa de conversão e o ROI de sua estratégia de marketing.
4. Agilidade de produção
No marketing tradicional, os itens promocionais demoram a ser produzidos porque dependem de muitos fatores para garantir sua colocação. Os anúncios impressos precisam ser produzidos com antecedência, assim como VTs e comerciais exigem licenças de TV e rádio.
O oposto acontece no marketing digital. Assim que a arte ou o texto do anúncio é criado, ele fica disponível online sem muita burocracia ou grandes investimentos.
5. Investimentos mais baixos
Os custos de entrega no marketing tradicional também são altos e muitas vezes têm valor para dissuadir pequenas e médias empresas de investir. No marketing digital, o custo é muito mais barato. Qualquer empresa pode se comunicar de forma eficaz com os clientes por menos de 100,00 reais.
6. Interação com o público
Nas estratégias de marketing tradicionais, é quase impossível para as empresas se envolverem com os clientes. Ouvi-los exige investir em uma plataforma de atendimento e profissionais para atender as ligações dos clientes, e os custos de manutenção são altos.
No marketing digital, essa limitação realmente não existe porque as redes sociais e seu site podem ser usados como ferramenta de comunicação entre você e seu público.
Quais empresas devem investir no marketing digital?
Ao contrário do que muitos pensam, qualquer empresa pode investir em uma estratégia de marketing digital – desde empresas tradicionais, blogueiras, ou até mesmo lojas virtuais. Então, para saber se sua empresa está pronta para investir em marketing digital, basta responder a duas perguntas:
- Seus clientes utilizam a internet no seu dia a dia?
- O seu público faz buscas no Google, blogs e nas redes sociais para encontrar informações sobre os produtos e serviços oferecidos por sua empresa?
Se a resposta para essas duas perguntas for sim, com certeza vale a pena investir em marketing digital.
Dessa forma, você criará novos canais de comunicação com seus clientes, garantindo que você seja encontrado sempre que alguém pesquisar seu produto ou serviço!
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