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O que podemos esperar para as agências de full service em 2022

O que podemos esperar para as agências de full service em 2022

Diversas empresas, de uns anos para cá, passaram a se posicionar como full service. Mas você sabe o que isso quer dizer? Leia o texto que preparamos e saiba mais!

As redes sociais mudaram a maneira de se consumir conteúdo em todo o mundo e, consequentemente, obrigaram agências a reverem seus conceitos. Ou melhor: seus posicionamentos. Muitas delas, que debutaram no mercado focada basicamente em PR, hoje, se definem como full service.

A partir de agora, os holofotes da empresas estarão voltados para a criação de narrativas em canais e plataformas. Na prática, as empresas passarão a oferecer também serviços de data intelligence, criação e planejamento.

O que é uma Agência Full Service?

Ao contrário de uma agência especializada, uma agência full service tem habilidade e uma equipe para planejar, implementar e mensurar os resultados de campanhas on-line e off-line de forma ampla e integrada. Assim, é o que chamamos de agência 360°, ou seja, que foca em todos os aspectos de uma estratégia de marketing.

Você sabia que somente 9,7% das agências do mercado se enquadram nos pré-requisitos de uma Full Service?

Quais os benefícios das 360º em relação a outras agências?

A principal diferença entre uma agência full service e as demais é o portfólio de estratégias de marketing que ela oferece. Assim, este tipo de empresa atua em diversas frentes, como divulgação, estruturação de mídia, planejamento de ações on e off-line, entre outros. Além disso, pode integrá-las e, desse modo, organizar todo o processo em etapas.

Por outro lado, é comum que boa parte das agências foque apenas em alguns estágios de uma campanha. Por exemplo, uma agência de Inbound Marketing é centrada, em geral, em ações de inbound, de modo que nem passam perto das abordagens outbound. O mesmo vale para uma agência de marketing digital, que não costuma focar em publicidade física.

Tendências para full service em 2022

A transformação digital torna-se centrada no ser humano

Em comparação com 2021, em 2022, um terço a menos de influenciadores de compra  dirão que a transformação digital é a chave para a mudança nos negócios. Em vez disso, a capacidade dos funcionários de usar criativamente mecanismos de automação e previsão focados em resultados se tornará primordial no sucesso do marketing.

Embora ainda não seja amplamente adotada pelos consumidores, a adoção da IA ​​proliferará à medida que as empresas perceberem a necessidade de se afastar do rastreamento de cookies. Os gastos com tecnologia aumentarão para permitir que equipes menores façam mais, pois são forçadas a fornecer criativamente experiências imersivas aos clientes.

experiência do cliente e a experiência do funcionário estarão interligadas, trazendo uma vantagem competitiva e um aumento de 3% a 5% na produtividade.

Maior envolvimento no negócio do cliente

A Pesquisa Pulse CMO de agosto de 2021 da Forrester disse que 44% dos diretores de marketing afirmaram que aumentariam ainda mais suas equipes internas.

As agências de full service em 2022 produzirão experiências multidimensionais para os clientes. Os CMOs de amanhã estão interessados ​​em criatividade inteligente – combinando conhecimento de mídia e dados com habilidades criativas. A combinação de análise de dados e criatividade é essencial para criar valor agregado exclusivo. As empresas deixarão de depender de cookies e passarão a coletar e analisar dados privados.

Equipes enxutas e novos modelos de remuneração

A escassez de talentos está forçando as agências a fazer mais com menos membros da equipe. As agências full service podem aliviar o déficit usando uma plataforma de gerenciamento de trabalho do cliente para substituir funcionários administrativos e juniores e, em seguida, investir orçamentos de talentos em liderança qualificada.

Os modelos de remuneração também mudarão à medida que a composição da equipe mudar para incluir mais criativos que entendam os dados. As marcas descobriram que a criatividade humana é necessária para a diferenciação da marca que evita a mesmice gerada por estratégias orientadas por dados. A indústria ainda precisa elaborar um método de compensação adequado para pessoas que trabalham criativamente no que agora é um campo humano e tecnológico.

Clientes lutam para manter a individualidade

2021 viu um rápido aumento nos mercados online, com varejistas estabelecidos e emergentes procurando aumentar a receita e desenvolver a experiência do cliente. Os marketplaces podem aumentar o volume de vendas, mas também são ótimos niveladores. As empresas devem se diferenciar construindo relacionamentos diretos e fornecendo experiências de marca imersivas. A era do consumo ininterrupto se tornará a norma à medida que as agências alavancarem:

  • Sites
  • Mídia paga
  • Mídia social
  • Mercados

Cada toque se tornará engajador e comprável, criando oportunidades infinitas. Você verá anúncios mais interativos que permitem compras no anúncio. Os modelos de atribuição multitoque serão vistos como superiores à atribuição de primeiro e último toque porque permitem a realidade de que os consumidores tomam decisões de compra após vários toques. As agências de full service precisarão desenvolver seus conhecimentos em pontos multicanal e multitoque. Essa curva de aprendizado pode ser íngreme para algumas equipes, apoiando ainda mais a necessidade de ter os recursos certos da agência.

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Conte conosco para te ajudar em todos os seus processos. Temos serviços personalizados para o seu negócio e teremos ainda mais resultados. Entre em contato!

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