Infracommerce

B3
svg2

O que é gestão da cadeia de suprimentos e sua importância na logística

O que é gestão da cadeia de suprimentos e sua importância na logística

Neste artigo, falaremos sobre a importancia da gestão de cadeia de suprimentos na logística.

O nome cadeia de suprimentos vem da tradução do termo inglês Supply Chain, que inclui todo o processo logístico desde a fabricação da matéria-prima do produto até a entrega ao consumidor final.

Portanto, pode ser entendido como uma rede de negócios interconectada. Essa rede começa com o fabricante, passa por distribuidores e varejistas, até chegar ao cliente que receberá o produto adquirido.

A produção do produto, a criação do código de barras, o armazenamento e o envio fazem parte disso. O objetivo da rede de negócios é garantir a satisfação do cliente, garantindo e gerando mais vendas.

Portanto, é muito importante ter informações práticas e teóricas detalhadas sobre a gestão da cadeia de suprimentos para alavancar o seu negócio!

Todo empreendedor de sucesso precisa conhecer e entender o que é uma cadeia de suprimentos. É fundamental para o seu negócio e pode ser o motivo pelo qual você é bem-sucedido ou o motivo pelo qual você falha.

O que é cadeia de suprimentos?

Os processos da cadeia de suprimentos incluem: compras, armazenamentoembalagem, transporte e distribuição. Tudo isso deve ser acompanhado de perto para que os resultados atendam às expectativas dos compradores e das empresas que vendem os produtos.

O planejamento de toda essa logística também faz parte da cadeia de suprimentos, com total apoio de colaboradores, fornecedores e compradores responsáveis. Essa sincronização facilita, simplifica e fortalece o relacionamento entre clientes e fornecedores.

A logística é essencial para garantir a qualidade na entrega dos produtos vendidos. O método abrange a produção, armazenamento e transporte do produto até o consumidor final.

A sua importância para uma empresa reside na forma como afeta o seu crescimento e competitividade. Produtos que chegam no prazo e de alta qualidade são sinônimo de satisfação do cliente.

E isso faz toda a diferença na hora deste mesmo cliente voltar a fazer compras e tiver que optar entre a sua empresa e a sua concorrente. Portanto, o sucesso e crescimento da sua empresa também dependem da eficácia da sua cadeia.

Um bom trabalho de gestão da cadeia de suprimentos deve alinhar todas estas operações de forma simultânea. Também deve conseguir diminuir ao máximo os ciclos e custos. Sendo assim, a logística com excelência deve ser percebida pelo cliente que ficará extremamente satisfeito!

Consegue perceber a relação entre logística e cadeia de suprimentos? Os dois conceitos estão extremamente relacionados. Uma vez que para acontecer uma logística excelente é necessária uma cadeia de suprimentos que viabilize a otimização dos processos.

Para que serve a gestão da cadeia de suprimentos?

gestão da cadeia de suprimentos serve para conectar os setores de uma empresa, tornando sua cadeia produtiva e estratégica mais funcional, capaz de alinhar (e melhorar) a forma que se relaciona com fornecedores e que realiza as entregas a clientes.

Nesse sentido, uma prática muito necessária é a gestão da cadeia de suprimentos (SCM) ou o gerenciamento de supply chain.

Essa disciplina visa estruturar boas práticas e formas de coordenar todo trabalho necessário para que produtos ou serviços sejam entregues ao cliente — de modo a seguir com os padrões de qualidade, superar expectativas e também ser lucrativo.

Para isso, é necessário gerenciar de forma bem-sucedida diferentes pessoas, processos, informações e tecnologias.

Como funciona a gestão da cadeia de suprimentos?

gestão da cadeia de suprimentos é a administração e controle dos elementos que a constituem, como:

  • Produção de mercadorias;
  • Fluxos de dados;
  • Rotinas logísticas;
  • Atividades e funções dos colaboradores;
  • Custos;
  • Canais de distribuição,
  • Tempo de entregas.

Utiliza técnicas, métodos e soluções técnicas para monitorar, integrar, controlar e organizar suas etapas. Cada empresa tem sua própria cadeia de suprimentos, portanto, clientes e fornecedores comerciais têm sua própria cadeia de suprimentos.

Portanto, uma gestão de suprimentos eficaz deve considerar fluxos externos além de seus fluxos internos. Ou seja, aquelas que envolvem seus parceiros, fornecedores e consumidores.

É importante integrar processos e trocar informações entre esses agentes para que as cadeias de ambos sejam otimizadas e se complementem. Desta forma, por exemplo, o cliente saberá quando o fornecedor tem a matéria-prima e estará pronto para fazer um pedido de acordo.

Em contrapartida, os seus próprios consumidores também receberão encomendas dentro dos prazos acordados. Nesse caso, como veremos adiante, é necessário contar com sistemas de gestão que simplifiquem o controle das rotinas e fluxos de trabalho na área. Elas também entregam informações estratégicas.

Por exemplo, há sistemas que permitem que o cliente cheque o estoque do fornecedor para fazer as suas solicitações de insumo, além de saber quando eles chegarão.

Além disso, tecnologias que ajudam no controle do almoxarifado, no planejamento e na roteirização de rotas, no acompanhamento de produtos estocados ou em trânsito são essenciais, pois melhoram a integração, a operacionalização e o gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Entenda a importância da gestão de cadeia de suprimentos

Uma boa gestão da cadeia de suprimentos pode reduzir custos em toda a cadeia de suprimentos. Isso ocorre principalmente quando o controle do produto é otimizado para evitar perdas, desalinhamentos e quebras.

Também é importante reduzir a confusão causada por conflitos de dados no estoque (como quantidades de itens de estoque que não correspondem aos registros) e conflitos de dados nas entregas.

Líderes que buscam bons resultados e redução de gargalos logísticos precisam focar na gestão de suprimentos. Isso deve ser feito a curto, médio e longo prazo. Como resultado, as atividades do setor têm potencial para se tornarem mais simples, seguras e flexíveis.

As principais vantagens da gestão do abastecimento

Assim como em outras áreas, a gestão eficiente traz muitos benefícios para a empresa. Entenda os principais deles no supply chain:

Redução de custos

gestão da cadeia de suprimentos aplicada de forma eficaz reduz os custos em diferentes setores.

Exemplos disso incluem estoque, compras, entrega e distribuição. Você pode economizar ainda mais consolidando todas as etapas que compõem esse processo.

No entanto, para isso, é necessário ter um bom sistema de gestão empresarial.

Transparência

Um dos principais benefícios da gestão da cadeia de suprimentos eficiente é a transparência. Isso é um benefício para a organização, pois permite um melhor acompanhamento do que está acontecendo ao longo do processo.

Otimização de espaço e recursos

É preciso se preocupar com a correta alocação de recursos e de espaço. Por exemplo, em armazéns, realizam-se estudos sobre qual design é melhor para a alocação de prateleiras e estantes, além dos corredores entre elas.

Avalia-se até o movimento dos veículos nesses espaços, para encontrar as rotas mais rápidas e eficientes para o transporte e armazenamento de produtos.

Atendimento e entrega

Os clientes também se beneficiam quando as empresas investem na gestão da cadeia de suprimentos.

Isso porque aumentam as chances de pontualidade na entrega das compras devido à eficiência da cadeia produtiva.

O atendimento ao cliente é outro processo benéfico, pois os vendedores podem saber em tempo real quais itens estão em estoque e quanto tempo levará para enviar aos clientes.

Este artigo foi útil? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este. Aproveite para conhecer as soluções de gestão da Infracommerce!

Fulfillment aumenta a escalabilidade do negócio

O que é fulfillment e como esse modelo otimiza a entrega de e-commerce? Continue lendo para saber…

Internet das coisas: tudo o que você precisa saber

Você sabe o que é a Internet das Coisas? Você sabe como funciona e como pode…

Infradigital: A vertical de marketing da Infracommerce

Infradigital: A vertical de marketing da Infracommerce Um dos maiores desafios do e-commerce é melhorar…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.