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O que é SEM (Search Engine Marketing) e como aplicá-lo?

O que é SEM (Search Engine Marketing) e como aplicá-lo?

Investir em Search Engine Marketing é uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da marca e aumentar as vendas. Nos acompanhe na leitura e saiba mais!

SEM, ou Search Engine Marketing, é uma maneira altamente eficaz de aumentar sua classificação em mecanismos de pesquisa como o Google e atrair tráfego qualificado para seu site.

Definição de Search Engine Marketing

SEM é um tipo de estratégia de marketing digital focada em colocar sua empresa ou seu cliente na primeira página, se não na primeira posição, dos resultados dos mecanismos de pesquisa. O objetivo disso é direcionar um volume maior de tráfego para o seu site, que você pode converter.

O que é Search Engine Marketing?

Search Engine Marketing inclui todas as ferramentas, técnicas e estratégias que ajudam a otimizar a visibilidade de sites e páginas da Web em mecanismos de pesquisa como o Google e outros sites semelhantes.

Existem duas maneiras principais de aparecer na parte superior do resultado.

Os resultados orgânicos ou naturais geralmente são exibidos no centro da página e são selecionados pelo algoritmo do Google. Este algoritmo avalia tanto a relevância do site (a qualidade do conteúdo e em que medida ele responde a uma pesquisa específica) quanto a autoridade do site (links de outras páginas).

Os resultados pagos também são exibidos na parte superior da página, mas em uma coluna à direita. Ao contrário dos resultados orgânicos, aqui o anunciante deve pagar uma certa quantia por cada clique em seu anúncio. Para comprar espaço publicitário nos motores de busca, é necessário utilizar plataformas como o Google Ads.

Em teoria, o marketing de mecanismos de pesquisa abrange os dois tipos de resultados. Mas, na prática, as técnicas que visam melhorar o posicionamento orgânico se enquadram na categoria de SEO e as técnicas que visam aparecer entre os resultados pagos são categorizadas como SEM. Para evitar confusão, usaremos o termo SEM ou Search Engine Marketing apenas para o posterior.

Portanto, o search engine marketing consiste em uma série de ferramentas, técnicas e estratégias que visam otimizar a publicidade nos mecanismos de busca, aparecendo nas primeiras posições, obtendo menores custos por clique e maximizando as conversões desses anúncios. A plataforma SEM mais conhecida e amplamente utilizada é o Google Ads.

Conceitos para aplicar o search engine marketing

Palavras-chave: são os termos que os usuários inserem nos mecanismos de pesquisa que solicitam a exibição de um determinado anúncio ou resultado de pesquisa. Não precisam ser palavras individuais. Na verdade, é comum o uso de grupos de palavras ou frases, como “comprar tênis Nike” ou “qual é o melhor software de contabilidade”.

Concordância: ao configurar uma campanha no Google Ads, você precisará definir o grau de correspondência entre as palavras-chave selecionadas e os termos que as pessoas usam ao digitar uma consulta em um mecanismo de pesquisa. Isso é conhecido como “concordância”. Por exemplo, se você optar por uma correspondência ampla, o anúncio será exibido quando o usuário pesquisar por sinônimos ou termos semelhantes à palavra-chave. Se você optar por uma correspondência exata, o anúncio aparecerá apenas quando o usuário inserir uma palavra-chave específica no mecanismo de pesquisa.

Anúncio de texto: esse é o tipo padrão de anúncio exibido nos mecanismos de pesquisa, embora hoje existam várias opções, como anúncios de compras. Os anúncios de texto geralmente incluem um título, um URL visível que pode ser personalizado e uma breve descrição.

Grupo de anúncios: no Google Ads, um grupo de anúncios consiste em vários anúncios que apresentam as mesmas palavras-chave. Dessa forma, você pode ver quais deles são os mais eficazes.

Campanha: no Google Ads, a campanha é como o “guarda-chuva” sob o qual são organizados diferentes grupos de anúncios com objetivos semelhantes. Por exemplo, se você vende material escolar on-line, uma campanha pode incluir grupos de anúncios com livros didáticos, outra pode ter mochilas e uma terceira pode se concentrar em materiais de desenho.

Landing page: esta é a página da web para a qual o usuário é direcionado após clicar em um anúncio. Para obter bons resultados com o marketing de busca, esta página deve ser otimizada para obter conversões e levar os usuários a realizar determinadas ações (como preencher um formulário para baixar um e-book). As palavras-chave, o anúncio exibido e a página de destino devem estar alinhados para garantir uma boa experiência do usuário.

Rede de Pesquisa: esses são os locais onde seus anúncios são exibidos. A opção mais comum está na parte superior e direita da página de resultados, mas você também pode exibi-los em outros sites, como o YouTube.

Impressões: refere-se ao número de vezes que um anúncio foi exibido.

Cliques: são o número de vezes que um anúncio foi clicado.

CTR: é a porcentagem de cliques no total de impressões.

CPC: é o custo médio por clique.

Índice de qualidade: é a pontuação que o Google dá aos anúncios e palavras-chave que influenciam o seu custo por clique. Essa pontuação é determinada com base na relevância do anúncio, na porcentagem de cliques obtidos e na experiência da página de destino. O objetivo desse sistema é que os anúncios de maior qualidade ocupem posições mais altas e tenham um custo por clique menor.

Que valor o SEM adiciona ao seu negócio?

Gera Tráfego Altamente Qualificado

Gerar tráfego organicamente pode ser um processo muito longo e tedioso, onde os resultados só são vistos a longo prazo. O marketing de mecanismos de pesquisa permite que você acelere esse processo e leve os usuários ao seu site desde o início. Além disso, você pode ter certeza de que esses usuários estão interessados ​​no que você oferece, pois eles próprios pesquisaram.

Gera visibilidade

Aparecer nos primeiros resultados do Google e de outros buscadores associa sua marca a uma necessidade específica mesmo que o usuário não clique na primeira vez que a vê.

Gera conversões

O objetivo final do Google Ads e de outras ferramentas de marketing de mecanismos de pesquisa é melhorar os resultados comerciais. Para fazer isso, você precisará criar landing pages otimizadas que coloquem os usuários no caminho da conversão.

Obtenha o máximo do seu orçamento

Uma das grandes vantagens do marketing de busca é que ele é uma solução adequada para empresas de todos os portes, já que o investimento mínimo é bem acessível. Por outro lado, se sua marca está crescendo, você pode aumentar o investimento e a complexidade de suas campanhas para manter seu ritmo. Além disso, como você só paga se obtiver resultados (na forma de cliques), pode ter certeza de que seu orçamento é usado de maneira eficaz.

Obtém resultados mensuráveis

As soluções de marketing de mecanismos de pesquisa, como o Google Ads, fornecem inúmeras métricas sobre as campanhas e permitem que você saiba o que está acontecendo a todo momento. Dessa forma, é muito fácil corrigir o curso, se necessário, e obter melhores resultados.

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