Infracommerce

B3
svg2

Comece agora mesmo a aplicar SEO para ecommerce

Comece agora mesmo a aplicar SEO para ecommerce

É muito importante iniciar o SEO para ecommerce o quanto antes. Quer saber porque é importante investir em otimização? Saiba as vantagens lendo nosso artigo!

Com o passar do tempo, cada vez mais empresas decidiram abrir lojas virtuais e entrar no mundo do e-commerce. Os objetivos podem variar, desde ter outro canal para vender ou como alternativa a uma loja física.

Mas, seja qual for o motivo, uma coisa é certa: para se destacar no mercado digital e chamar a atenção de potenciais clientes, é preciso usar todas as estratégias possíveis.

O primeiro e um dos principais passos para se destacar no mercado digital é através do SEO de performance para e-commerce, que precisa ser bem estruturado e seguir todas as características ideais que os algoritmos dos buscadores desejam encontrar. Aplicando tudo isso, é possível otimizar os resultados orgânicos em muitos sites, como o Google.

Por que investir em SEO para ecommerce?

Tráfego em declínio, dependência excessiva de um único canal e falta de backlinks são alguns dos sinais de que você deve investir em SEO no comércio eletrônico. Isso porque o SEO dá ao seu site e, portanto, ao seu negócio, autonomia orgânica.

Quanto às vantagens, podemos destacar:

Mais visibilidade

Pode parecer uma ideia trivial, mas a verdade é que não adianta ter um negócio se ele não se destacar e ser visto – nem mesmo o produto de melhor qualidade do mercado pode sobreviver. Por esse motivo, o SEO pode ser uma ferramenta de engajamento eficaz para o inbound marketing. Afinal, traz potencial de compra para pessoas qualificadas por meio do uso de palavras-chave oportunas, conteúdo que se encaixa na intenção de busca da persona e uma estrutura otimizada.

Melhor posicionamento

É fato que todo mundo quer ser visto (de preferência antes da competição). Estamos vendo um crescimento positivo nas métricas de análise à medida que fazemos melhorias técnicas e de conteúdo na página.

Com comportamento positivo e métricas de conversão, o Google conhece bem seu site e deve estar bem posicionado para que mais pessoas o visitem. Como resultado, seu nome de domínio tem mais chances de aparecer à frente de seus concorrentes e fortalecer sua posição no mercado.

Mais vendas

Aparecer primeiro é uma ótima estratégia para aumentar as visitas, mas há uma série de critérios responsáveis ​​por garantir uma venda a partir do momento em que um potencial cliente entra no seu site.

Alguns exemplos incluem: velocidade de carregamento, navegabilidade, dados estruturados e, claro, conteúdo de alta qualidade (incluindo a criação de imagens, vídeos e texto). Tudo isso é fortemente apoiado pelo SEO para ecommerce.

Em conclusão, com SEO para ecommerce, buscamos autoridade e relevância, dois importantes critérios de classificação. Diante dos vários motivos para investir em tráfego orgânico, chegamos à conclusão de que realmente vale a pena investir em suas melhores práticas. É importante saber o momento certo para agir.

Critérios básicos para aplicar SEO para ecommerce

Como o momento mais adequado para apostar na segmentação orgânica depende da maturidade do e-commerce, aqui vai um checklist com o essencial para começar a otimizar no momento mais favorável:

Obtenha suporte de desenvolvedor ou plataforma para otimização técnica

Se o seu site já está funcionando bem, o próximo passo é obter o suporte de um desenvolvedor ou plataforma que forneça as otimizações técnicas necessárias. Esta norma é particularmente importante para garantir que as tarefas não tenham obstáculos no seu desenvolvimento. Então que venham os resultados.

Alguns dos benefícios de ter um desenvolvedor são:

  • Direcionamento do modo mais adequado de adicionar dados estruturados e /ou qualquer alteração em tags não customizáveis no CMS;
  • Suporte para alterações mais complexas no layout (filtro nos menus, por exemplo);
  • Interpretação de problemas no servidor ou redirecionamentos com um olhar mais técnico;
  • Atuação mais que necessária em demandas sobre velocidade, especialmente em casos em que há necessidade de alterações mais complexas durante o código.

Crie personas para sua marca

Fazer SEO para ecommerce vai muito além de trabalhar com palavras-chave de nicho, trata-se também de entender seu público e resolver seus problemas combinando sua intenção de pesquisa.

Mais especificamente, ter um bom entendimento da sua persona (tipo de comprador, público etc.)

De posse dessas informações, é possível realizar ações estratégicas em uma série de ações, desde a definição dos tópicos e categorias do site até a escolha de temas básicos para o blog corporativo.

Conheça a curva A do seu produto

Para garantir retornos financeiros satisfatórios para o seu negócio, vale a pena utilizar o método da curva ABC baseado no Princípio de Pareto, desenvolvido pelo economista italiano Vilfredo Pareto.

A curva ABC permite que você concentre seus esforços nas categorias e subcategorias que têm maior impacto em suas operações. Dessa forma, você pode alocar recursos, estratégias e investimentos, seja no processo de vendas ou na gestão de estoque para o seu negócio.

Os benefícios de usar essa abordagem de forma decisiva são únicos:

  • Identificação de oportunidades;
  • Negociações informadas com fornecedores;
  • Otimização de estoque;
  • Previsão aprimorada;
  • Alocação estratégica de recursos (Inclusive do SEO);
  • Controle sobre itens de alto custo;
  • Melhor atendimento ao cliente;
  • Gerenciamento do ciclo de vida do produto;
  • Despesas de armazenamento reduzidas;
  • Gerenciamento simplificado da cadeia de suprimentos.

Pés no chão

Por último (mas não menos importante), para começar com SEO para ecommerce, é essencial ter os pés no chão. O que quero dizer é: você precisa ter expectativas tangíveis, o mais próximo possível da realidade.

O tráfego orgânico recebe esse nome porque acontece naturalmente. Isso significa que, ao investir em SEO para ecommerce, você não paga pelo tráfego (como na publicidade), mas pela otimização de todo o seu site. Nesse sentido, otimizar significa fornecer mais qualidade aos usuários e rastreadores, resultando em tráfego mais qualificado.

Portanto, entendemos que o pré-requisito mais importante (ainda mais importante do que os citados acima) é ter uma vontade real de crescer. A resiliência deve ser uma habilidade obrigatória para todo empreendedor, especialmente quando estamos falando de resultados de longo prazo.

É neste ponto que encerramos nosso artigo. Com todas essas informações, você tem a base para analisar se o seu e-commerce está pronto para SEO. Sem deixar de considerar a importância da otimização para qualquer negócio.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este. Aproveite para conhecer as soluções da Infracommerce para o seu negócio!

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Como as embalagens impactam o meio ambiente e o que fazer

Neste artigo vamos falar um pouco mais a respeito do impacto das embalagens no meio ambiente, além…

Conheça o poder do funil de vendas

Um funil de vendas é uma ferramenta indispensável para sua equipe de vendas e pode ajudá-lo a…

Fidelização de clientes: Estratégias para transformar clientes sazonais em clientes fiéis

A fidelização de clientes é fundamental para o sucesso a longo prazo de qualquer negócio,…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.