Marketing e vendas podem alavancar os números gerados por um, mas muitas vezes lutam para integrar as duas equipes e seus conhecimentos.
Manter essas duas equipes sincronizadas e trabalhando juntas pode ser a chave para o sucesso de sua empresa e para conquistar e reter o maior número possível de clientes.
Se você está tendo problemas para obter essa integração, este artigo é para você. Mostraremos a importância da cooperação entre os dois setores e como essa parceria pode ser facilitada. Fique conosco e dê uma olhada!
Marketing e vendas para alavancar os resultados
A primeira coisa que você precisa saber sobre trabalhar em marketing e vendas é que eles são poderosos aceleradores de resultados. Isso porque a função de uma estratégia de marketing é aumentar as vendas. Mesmo indiretamente, promover produtos e/ou serviços e aumentar o reconhecimento da sua marca é a forma de garantir mais conversões no futuro.
Essa aceleração se deve ao fato de todo o processo de negócios se tornar mais coeso. Dessa forma, os clientes em potencial estão prontos para receber chamadas de métodos de vendas desde o estágio de atração.
Isso aumentou sua confiança no trabalho da empresa e lhe permitiu obter uma boa experiência com o atendimento personalizado. Tudo começa com o departamento de marketing executando suas ações com base nas informações previamente repassadas pelo departamento de vendas.
Ao identificar o Perfil do Cliente Ideal (ICP), a persona criada pelo marketing fica mais confiante. Assim, a estratégia se torna mais focada no tipo de lead que você deseja alcançar.
Isso torna o processo de tomada de decisão mais simples e direto, pois é mais provável que os clientes em potencial precisem de uma solução. Além disso, os vendedores podem aproveitar o conteúdo produzido pelo Marketing para agilizar as negociações. Como resultado, eles foram capazes de abordar as preocupações durante a sessão, uma prova de sua produtividade.
Do ponto de vista gerencial, isso também se baseia em dados de referência cruzada de ambas as divisões. Dessa forma, é possível ter mais controle, pois os gargalos são identificados e as ações corretivas são tomadas rapidamente.
Processos estruturados facilitam a replicação de práticas, padrões e conhecimentos. Como resultado, isso resulta em melhores estratégias de exploração e vendas; além de um follow up eficaz e maior previsibilidade.
Esse é um ponto fundamental dos benefícios desse alinhamento entre marketing e vendas. Afinal, a previsibilidade garante que você não dependa de recomendações e tome medidas proativas. Como resultado, você pode planejar o escalonamento de resultados e usar seus recursos de maneira mais inteligente e organizada.
Esses exemplos demonstram que o alinhamento entre marketing e vendas pode impactar positivamente as taxas de conversão. Ao coordenar o funil do início ao fim, suas chances aumentam – e os resultados também.
Estratégias de integração para marketing e vendas
Vamos listar algumas dicas importantes que você pode usar para facilitar a integração entre as equipes.
Estabeleça um público-alvo em conjunto
Em muitas empresas, a criação do público-alvo é feita por cada equipe individualmente, sem consultar outras equipes, o que pode prejudicar na hora de rescindir um contrato.
O marketing acaba atraindo um cliente em potencial que as vendas consideram menos do que o ideal, e o conflito começa. O ideal é que a formação do conceito de público-alvo aconteça em conjunto.
Marketing e vendas juntos pelo mesmo objetivo
A definição de um único objetivo também é outro ponto que deve ser trabalhado entre as duas equipes para que ambas as partes possam focar em alcançar o objetivo dentro de uma mesma visão.
Utilize um CRM integrado
O CRM é uma ferramenta poderosa que lida com os dados que os clientes geram em todos os seus contatos com sua empresa. Usar o mesmo sistema para ambas as equipes permite que ambas as partes acessem as informações cadastradas pela outra equipe e melhorem seu entendimento sobre os clientes.
Melhore a comunicação
Uma das chaves para uma integração eficaz entre as equipes de marketing e vendas é a comunicação. É necessário criar um canal direto e de livre acesso para que os profissionais possam trocar ideias livremente dentro da empresa.
Como fazer a integração de Marketing e Vendas
OK, agora que você conhece e sabe a importância desses dois setores, vamos ao que interessa. Abaixo listamos alguns dos processos que os departamentos de marketing e vendas devem realizar juntos:
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Metas
Quais são as metas mensais da empresa? Quantos clientes você planeja atrair ou quantas vendas você precisa fazer para aumentar a receita da sua empresa e atingir o ponto de equilíbrio? Faça com que os dois departamentos conversem cara a cara para determinar quais são os objetivos da empresa e quantos leads (prováveis clientes) são necessários para atingir esse número.
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Estratégia
Você já falou sobre estratégia de marketing? Sim! É aqui que sua equipe precisa colocar o sangue para conquistar novos clientes, mas não basta ter expertise em marketing aqui, é preciso também os olhos do departamento de vendas.
Quem contata os clientes todos os dias e fecha as vendas? Bem, este departamento está muito ciente do que o público está procurando e quais são suas dores e expectativas. Como fazer um mapa de empatia e criar personas juntos?
Identificar a persona ideal permitirá desenvolver a estratégia ideal para atrair novos clientes e especialmente qualificados. O cliente ideal para sua empresa!
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Feedback
Sua empresa está conseguindo bons clientes e muitos clientes? Caso seu público esteja incorreto, o departamento de vendas precisa repassar essas informações ao departamento de marketing para desenvolver novas estratégias, mudar a forma de direcionamento, a forma de comunicação, enfim, levar melhorias para levar as ideias do cliente para sua empresa .
No último ano, avançamos em nossas atividades digitais, muitas empresas adotaram novos formatos para vender seus produtos/serviços, portanto, a integração com os departamentos de marketing e vendas ajudará a aumentar o número de vendas e fidelizar clientes.
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