Infracommerce

B3
svg2

De olho no fluxo financeiro do seu e-commerce

De olho no fluxo financeiro do seu e-commerce

O que quer dizer fluxo financeiro quando estamos falando em e-commerce? Nos acompanhe na leitura e saiba mais sobre a importância do tema para seu negócio.

Se há uma lição que as autópsias de empresas de comércio eletrônico falidas ensinam, é começar a prestar atenção ao fluxo financeiro de seu comércio eletrônico. Esta é realmente uma das métricas de comércio eletrônico que farão ou quebrarão seu sucesso como proprietário de um negócio de comércio eletrônico.

O que é Fluxo Financeiro do e-commerce?

Como empresário ou gerente de comércio eletrônico, o fluxo de caixa do comércio eletrônico é o pilar sobre o qual seu negócio de comércio eletrônico se sustenta. Não entender o que é e como funciona coloca limites severos no crescimento de sua loja.

O termo “fluxo de caixa”, ou fluxo financeiro, significa o caixa disponível gerado por sua empresa durante um período de operações comerciais. Normalmente, você medirá o fluxo de caixa mensalmente para entender a saúde financeira do seu negócio.

Uma medida mais específica de fluxo de caixa para avaliar o desempenho financeiro de sua loja é o “fluxo de caixa operacional” de um negócio. Esta é uma medida de dinheiro gerado pelas operações comerciais normais do seu negócio. Para lojas de comércio eletrônico, o meio normal e primário de fluxo de caixa é a venda de produtos em sua loja.

Use esta fórmula para calcular o fluxo de caixa operacional para sua loja:

Caixa Líquido de Operações = Entradas de Caixa de Operações – Saídas de Caixa para Operações

Vamos descompactar a equação para ajudá-lo a entender as diferentes partes desta fórmula

Recebimentos em dinheiro das operações

Este é o dinheiro da sua atividade principal. Para lojas de comércio eletrônico, isso significa vendas de produtos em dinheiro de sua loja.

Saídas de caixa para operações

Estas são as saídas de operações típicas para lojas de comércio eletrônico: pagamentos a fornecedores, todos os pagamentos de salários, pagamentos de juros e pagamentos de imposto de renda.

Fluxo Financeiro operacional de e-commerce

Isso significa que suas operações principais de negócios, após o pagamento de fornecedores, impostos e outras despesas operacionais, quando adicionam mais dinheiro à posição de caixa do negócio. Isso precisará ser adicionado ao seu saldo de caixa inicial para chegar ao saldo de caixa final em sua conta bancária no final do período.

Empresas maiores geralmente têm “atividades de financiamento” e “atividades de investimento” que precisam ser ajustadas para chegar ao saldo final de caixa.

Diferença entre Fluxo Financeiro operacional e lucro

Um erro comum entre os empreendedores de e-commerce é confundir fluxo de caixa com lucro . Por um lado, os empresários assumem que o dinheiro que têm na sua conta bancária é lucro que podem tirar. Por outro lado, outros empreendedores assumem que, por terem lucro em suas contas financeiras, isso representa dinheiro disponível para atender às necessidades do negócio.

Na realidade, ambas as visões são perigosas, pois o fluxo de caixa operacional e o lucro não são a mesma coisa. Ter dinheiro no negócio não significa que você seja lucrativo, e ser lucrativo não garante que você terá todo o dinheiro necessário para administrar seus negócios. Ambos são fatores importantes para o crescimento de sua loja de comércio eletrônico e exigem atenção individual.

Fluxo Financeiro Operacional

O fluxo de caixa operacional difere do lucro líquido de maneiras importantes. O primeiro é simplesmente o dinheiro gerado pela venda de produtos em sua loja de comércio eletrônico, menos o dinheiro pago para cobrir as despesas. É possível ter fluxo de caixa positivo quando sua empresa está com prejuízo supondo que você atrase pagamentos a fornecedores ou cubra despesas com empréstimos.

Lucro líquido

Por outro lado, o lucro líquido é a receita restante das receitas depois de subtrair todos os custos de mercadorias (CPV), despesas comerciais e impostos. Notavelmente, ter um lucro líquido não significa que você tenha esse lucro líquido disponível como dinheiro agora. Seu lucro líquido, por exemplo, pode estar vinculado ao novo estoque que você acabou de encomendar, colocando-o em uma posição neutra de caixa ou até mesmo em falta de caixa.

Benefícios de gerenciar o Fluxo Financeiro do seu E-commerce

A partir de hoje, você pode implementar um programa para garantir a saúde do seu negócio de comércio eletrônico com fluxo de caixa de comércio eletrônico mais sustentável. A gestão adequada do fluxo de caixa traz inúmeros benefícios.

Como empreendedor, um bom fluxo de caixa significa mais controle sobre seus negócios e seu futuro financeiro pessoal. Tenho certeza de que todos nós já ouvimos as histórias de atletas que faliram depois de ganhar muito dinheiro em seu campo e depois se aposentar. Por trás dessas histórias, muitas vezes você encontra um atleta que não entendia seu fluxo de caixa e o que isso implicava para seu futuro financeiro.

Compreender o fluxo de caixa significa que você pode planejar o fluxo de caixa e prever problemas. Isso também permite flexibilidade para corrigir problemas antes que eles se tornem incapacitantes. Você terá menos estresse e preocupações ao obter clareza sobre o dinheiro que pode manter ou retirar com segurança do seu negócio. Sem uma compreensão firme das necessidades de fluxo de caixa do seu negócio, você pode tirar muito ou não conseguir pagar um salário adequado porque não sabe.

O maior benefício, porém, é que seu negócio de comércio eletrônico não ficará sem fluxo de caixa. Em vez disso, você poderá expandir seus negócios e pagar seus funcionários em dia, evitando gastos excessivos. Tudo isso e muito mais emerge de uma posição saudável de fluxo de caixa de e-commerce.

Recupere o controle do seu Fluxo Financeiro ainda hoje!

Se você deseja um negócio de comércio eletrônico mais vibrante, o primeiro passo é controlar seu fluxo de caixa imediatamente. Embora não haja uma solução única para as empresas de comércio eletrônico para ajudar no fluxo de caixa, a equipe Infracommerce pode ajudar.

A Infracommerce planeja a operação de seu e-commerce de forma integrada, focada em resultados, satisfação do seu cliente e omnicanalidade.

Entre em contato para conhecer soluções para o sucesso de seu negócio!

 

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Faça a integração de marketing e vendas

Marketing e vendas podem alavancar os números gerados por um, mas muitas vezes lutam para integrar…

O que é Benchmarking na logística?

O conceito de benchmarking na logística é um dos mais debatidos e, consequentemente, implementados pelos gestores do…

Venda online: dicas para encantar seus clientes

A venda online tem sido prioridade nas empresas de sucesso nos dias atuais. Quer fazer parte desse…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.