Reduza os custos de logística com delivery HUB

Reduza os custos de logística com delivery HUB

Com delivery hub, aquele objetivo de economizar na logística da sua empresa através de uma entrega mais rápida, está a um passo de concretizar. Leia e saiba mais!

A logística é considerada uma das áreas mais importantes do comércio eletrônico, pois está diretamente relacionada à satisfação do consumidor. Caso a entrega não cumpra o prazo estabelecido no ato da compra ou tenha um custo de envio muito alto, há grande chance de abandono do carrinho ou reclamação no SAC.

De todos os processos, a logística por si só representa o alto custo do e-commerce, pois abrange desde a entrega do produto pelo fornecedor, armazenamento e estoque até a entrega ao cliente final. E logística reversa quando necessário.

Desde o boom das vendas online em 2020, os consumidores procuram formas mais convenientes e rápidas de comprar. Para atrair esse tipo de cliente, muitas empresas apostam em soluções que ajudem a conquistar esse tipo de cliente, entregando no menor tempo possível, reduzindo assim os custos logísticos.

Aposte no delivery hub para redução de custos 

O aumento do interesse na entrega expressa está forçando o comércio eletrônico e os fornecedores a se aproximarem dos clientes finais. Então, uma opção já comum é transformar lojas físicas em armazéns de e-commerce, com o delivery hub é possível focar em encurtar a distância entre um clique de compra e a entrega ao consumidor.

Importância do delivery hub

A pandemia de covid-19, o distanciamento social e as medidas restritivas são catalisadores para o setor de entrega expressa – que já está em trajetória ascendente. Engana-se quem pensa que a entrega se limita à transportadora retirar a encomenda e levá-la ao consumidor.

Mais comumente, as empresas estão se adaptando e se aproximando do formato de centro logístico, incluindo todas as soluções para o processo de entrega, como rastreamento de pedidos, ferramentas para agilizar o processo, facilidades para os entregadores, fornecimento de todas as etapas de um pedido até seu destino.

É importante lembrar que delivery é uma categoria ampla, não se limitando ao setor alimentício, embora seja o mais forte, e o processo logístico é basicamente o mesmo independente do tipo de pedido. Por isso, a otimização e os investimentos em processos são importantes para abrir mais espaço nos centros logísticos.

Não é só se cadastrar em uma plataforma de delivery hub. A interface com o cliente precisa ser fácil de usar, o produto é detalhado, a disponibilidade de preço e entrega e seu custo são fatores fundamentais para que a loja consiga ter um bom desempenho na entrega, afinal não há possibilidade de experimentar o casaco que você está vestindo.

Dito isso, a plataforma escolhida ajudará a converter vendas. O pessoal em um centro de distribuição, loja ou shopping precisa estar familiarizado com o sistema e ser capaz de atender pedidos sob demanda e lidar com faturamento e embalagem.

Existem outras vantagens de investir em um delivery hub para reduzir os custos, como:

Estoques bem alinhados

Armazenar produtos a granel não é uma prática adequada para quem procura manter os custos baixos. Isso ocorre porque os produtos parados não são rentáveis ​​para a empresa. Portanto, as necessidades do e-commerce devem ser avaliadas por meio de ferramentas de gestão que analisem as reais necessidades da empresa.

Por exemplo, a curva ABC é uma ferramenta de classificação de estoque para determinar quais produtos são mais ou menos importantes para as operações. Com ele, é possível analisar o giro do estoque de um produto, o percentual de cada item na fatura e sua rentabilidade. Quando utilizados de forma correta, os dados coletados da curva ABC são muito importantes para uma empresa, auxiliando principalmente na redução de custos.

O delivery hub acaba abrangendo os principais processos logísticos, e te ajuda nesse sentido.

Pontos de coleta e retirada

Seja pelos altos custos de envio, falta de comunicação com o cliente final e visitas recorrentes, áreas classificadas ou áreas restritas, a execução bem-sucedida de entregas e coletas pode ser um desafio para algumas operações logísticas. Uma das soluções para atender as necessidades e tornar mais fácil para os clientes de utilidade e para o e-commerce ser eficiente e econômico é o ponto de coleta e retirada.

Esses pontos, também conhecidos como PUDO (Pick Up & Drop Off), ficam localizados em lugares estratégicos, com grande circulação de pessoas, facilitando a entrega por parte do motorista e dando uma maior segurança para o consumidor. Conveniências, postos de gasolina, farmácias e shoppings são exemplos de espaços que podem trabalhar como pontos de coleta e retirada.

Rede de entregadores

Outra alternativa que pode minimizar custos e agilizar a entrega é contar com redes de entregadores. Nesse modelo, as entregas são feitas por pessoas comuns, que possuem carro próprio, moto, bicicleta ou até mesmo a pé, e que são responsáveis ​​por levar o produto de um ponto a outro. Entregadores treinados estão disponíveis sob demanda para entregas mais rápidas e seguras.

Em situações de alta demanda, como a Black Friday e outras datas sazonais, contar com uma rede de entregadores pode ser o diferencial para realizar as entregas com qualidade, dentro dos prazos estabelecidos, e não sobrecarregar a equipe de entrega existente.

Automação dos processos

A automatização de processos manuais tornou-se uma das principais alternativas para atender aos níveis operacionais de atendimento ao cliente. Isso porque a digitalização dos processos aumenta a produtividade dos funcionários, reduz o tempo de execução das tarefas e possibilita uma gestão mais eficiente, permitindo a análise em tempo real das informações coletadas.

Ao investir no delivery hub, nas melhores opções de entrega e no planejamento adequado, sua empresa pode se destacar da concorrência. Por isso, colocar essas soluções em prática, além de ajudar a oferecer melhores prazos, pode ser ideal para quem busca reduzir custos logísticos e, principalmente, garantir uma experiência de compra satisfatória para os consumidores.

Que tal começar hoje mesmo a automatizar seus processos de entrega com delivery hub? A Infracommerce tem as melhores soluções para o seu negócio: acesse e confira!

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