Como vender online sem estoque

Como vender online sem estoque

Para todos os varejistas que não dispõem de um espaço adequado para armazenar os produtos, ou (em meio a crise) não podem investir na compra em massa de itens, felizmente existem algumas opções que podem resolver estes empecilhos.

Entre as soluções, dropshipping é um modelo de gerenciamento da cadeia de suprimentos ideal para cumprir com tais objetivos de estoque. Independente do formato, seja uma loja física ou um e-commerce, você pode vender seus itens sem ter que estocar esses produtos. 

Nesse caso, a empresa atua como distribuidora, tendo como função sua intermediação nas operações de vendas, terceirizando assim os processos de armazenamento e distribuição aos fornecedores. No mercado atual, esta estratégia de logística é utilizada na maioria dos mercados, como Mercado Livre, eBay, AliExpress e Amazon.

Para quem está começando um negócio online agora, é comum que surjam dúvidas sobre o sucesso das vendas diretas, confira neste artigo como vender online sem estoque através do dropshipping

Dicas para vender online sem estoque: o que é Dropshipping?

Dropshipping é resultado da junção das duas palavras drop e shipping. Ao pé da letra, o termo significa algo como se uma organização “perdesse” seus bens para outra empresa.

Na prática, afeta centralmente as vendas diretas, com isso, o e-commerce vende e encaminha o pedido para uma empresa parceira, e a empresa parceira é responsável por cumprir com as demais tarefas:

- o armazenamento;

- estoque;

- distribuição dos produtos vendidos.

O fornecedor, neste caso, é o responsável pelo processo logístico, já que o mercado passa a ser o intermediário das compras.

De acordo com uma pesquisa do mercado, 27% das empresas varejistas que comercializam na internet migraram seus processos de venda e entrega para adotar um modelo de dropshipping.

Como funciona o dropshipping

Após a apresentação do que é dropshipping, agora, a parte mais importante é entender como funciona esse processo. Confira as etapas que destacamos: 

1º Passo: o cliente efetua a compra dentro do seu marketplace;

2º Passo: o e-commerce recebe o pedido e repassa ao fornecedor e parceiro dropshipping;

3° Passo: a empresa responsável pela logística de entrega recebe o pedido do e-commerce e inicia o processo de separação, organização e transporte do produto até o cliente;

4º Passo: o cliente recebe o produto.

4 Benefícios do dropshipping

Agora que você sabe que o processo de dropshipping é mais fácil do que se esperava, detalhamos alguns benefícios de vender online sem estoque.

Confira então os benefícios que as vendas diretas podem trazer para o e-commerce:

1. Baixo investimento

Uma das principais vantagens do dropshipping diz respeito aos custos e investimentos necessários para o e-commerce. Isso porque a dropshipping pode economizar muitos custos relacionados ao armazenamento, especialmente em termos de estoque dos produtos que vende.

O fato é que através do dropshipping, a empresa não precisa comprar o produto, pois a responsabilidade pelo estoque e armazenamento é da empresa parceira.

Portanto, é mais fácil investir muito pouco dinheiro na compra de produtos e alocar o dinheiro em outras áreas, como publicidade e marketing.

2.Despesas fixas menores

Para que uma loja física funcione, ela enfrenta várias burocracias. Além disso, as pessoas que decidem trabalhar desta forma precisam arcar com custos fixos, tais como:

- IPTU;

- conta de luz;

- aluguel, entre outros gastos.

Aqueles que optam pelo dropshipping podem ficar isentos de tais taxas, pois podem até optar por trabalhar em casa e usar apenas seus próprios computadores para gerenciamento. Não há necessidade de sair, nem mesmo fazer inventário.

O dropshipping é uma boa ideia para empresas que buscam cortar custos e mudar a forma como trabalham.

Não é à toa que a pesquisa de comércio eletrônico brasileiro realizada pela BigData Corp e PayPal Brasil mostrou que, entre 2018 e 2019, o número de comércio eletrônico aumentou 37,59%.

3. Flexibilidade do negócio

Como todos sabemos, o e-commerce não tem tantas restrições quanto os locais físicos. Portanto, a dropshipping permite digitalizar totalmente a gestão e o planejamento. Isso significa que seu negócio pode ser facilmente controlado pela Internet.

Por exemplo, você pode estabelecer relações de mercado, fornecedor e cliente com apenas alguns cliques, sem ter que construir uma loja física e incorrer em taxas de aluguel.

Essa flexibilidade de poder trabalhar a qualquer hora, em qualquer lugar e ter espaço ilimitado para expor seus produtos é uma das vantagens do dropshipping.

4. Facilidade para administrar o negócio

À medida que o negócio cresce, se for uma loja tradicional, vai precisar de mais pessoal, o que é normal. E porque quanto mais suas vendas crescem, mais empregos aparecerão, então você precisa de mais departamentos para se envolver em vendas e gerenciamento.

Porém, no caso do dropshipping, esse tipo de crescimento pode ser gerenciado com mais facilidade, não sendo necessário dobrar ou triplicar a força de trabalho por conta do crescimento.

Como grande parte do processo logístico é repassado aos parceiros, eles são responsáveis ​​por assumir esse crescimento e cuidar das entregas.

Se esta empresa não puder assumir mais trabalho, você só precisa mudar de parceiro de vendas diretas ou ter vários parceiros (recomendado).

Isso ajuda a gerenciar e gerenciar seu crescimento e reduzir o custo de novos funcionários.

Para concluir, ao longo deste artigo, apresentamos os benefícios do dropshipping para quem pretende vender online sem estoque. A solução se destaca devido aos custos de estoque e distribuição da empresa, que trazem vantagens.

No entanto, dropshipping pode ser o empurrão para pessoas começarem seus próprios negócios com gastos mínimos de gerenciamento e processo.

Um grande problema com a dropshipping é pesar os pontos positivos e negativos na balança antes de escolher. Outro ponto importante é não ser míope.

Independentemente de você optar por enviar em seu nome, tudo leva tempo. Para estabelecer uma boa imagem no e-commerce, é essencial criar uma experiência de compra positiva para o cliente final.

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