Infracommerce

Group
svg2

Como trabalhar com coleta e entrega?

  • Home
  • Blog
  • Como trabalhar com coleta e entrega?

Como trabalhar com coleta e entrega?

Continue lendo para descobrir o processo de coleta e entrega no comércio eletrônico em quatro etapas simples para fornecer a melhor experiência ao cliente para um crescimento robusto dos negócios. Boa leitura!

A coleta e a entrega são alguns dos componentes mais essenciais de uma cadeia de suprimentos de atendimento ao comércio eletrônico. Talvez seja parte integrante de todo o sistema. Sem ele, todo o processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos se torna um fracasso. Como o objetivo principal de um negócio online é a entrega oportuna e eficiente de produtos aos clientes finais; existem várias práticas a serem seguidas no envio de e-commerce.

Como funciona a Coleta e Entrega on-line?

Etapa 1: processamento do pedido

Processamento de pedidos é um termo para um conjunto de atividades necessárias para processar o pedido feito pelo cliente. Cada compra está vinculada a um pedido específico e ID de rastreamento para o item a ser entregue. Diferentes equipes têm diferentes tarefas para executar no processamento do pedido. A equipe de produção e logística atualiza o estoque, fecha o pedido de compra e atribui as tarefas à equipe de embalagem e entrega.

Etapa 2: embalagem do pedido

O próximo passo é  embalar os itens corretamente  antes do envio final. A embalagem tem duas finalidades; em primeiro lugar, evita que o item seja danificado e, em segundo lugar, ajuda a criar valor para a marca. Algumas das opções de embalagem padrão incluem caixas, pacotes, envelopes e assim por diante. A embalagem é feita com base no tipo de item.

A embalagem deve ser sempre fácil de usar e menos complicada. No entanto, deve ser resistente e durável o suficiente para evitar que o produto seja danificado durante o transporte. Além disso, o logotipo da sua marca (se houver) precisa estar claramente visível na embalagem, pois ajuda a aumentar o valor e a retenção da marca.

Etapa 3: Logística e entrega

É o terceiro e mais importante passo em todo o processo de envio. As empresas de comércio eletrônico exigem um processo de logística confiável para entrega perfeita e oportuna ao cliente. Nesse caso, contratar ou fazer parceria com uma agência terceirizada de logística ou correio confiável e de renome ajuda. Eles vão entregar os itens em seu nome.

Gigantes do comércio eletrônico têm sua própria divisão de logística para entregar pedidos. Outros podem optar por empresas como a Infracommerce, que oferece a opção fulfillment, otimizando todo o processo logístico.

Etapa 4: Devoluções

Por último, mas não menos importante, o envio também envolve o processamento de devoluções. Depois que o cliente devolver os itens por vários motivos, a empresa de logística os envia de volta ao varejista e o processo de devolução é iniciado. Com base nos  termos e condições de devolução, o reembolso é processado.

A crescente popularidade da plataforma digital levou ao rápido crescimento do comércio eletrônico no mundo. Com  técnicas inovadoras de envio chegando quase todos os dias, espera-se que beneficie empresas e clientes.

Coleta e entrega: conheça o poder do comércio eletrônico!

O setor de comércio eletrônico abriu enormes oportunidades para varejistas, atacadistas e consumidores. Além de oferecer comodidade e agilidade aos consumidores, esse setor reduziu o alto volume de devoluções e trocas, adotando o modelo Coleta e Entrega.

Trata-se de um novo método de entrega que combina compras online com transações reais. Ultimamente, esse modelo vem ganhando espaço no setor de e-commerce, graças aos altos níveis de conveniência que oferece.

Na maioria das vezes, os varejistas estão sob pressão para atender às necessidades e demandas dos clientes em constante mudança. No que diz respeito às transações de e-commerce, há momentos em que o cliente é obrigado a esperar longos períodos para que seu produto seja entregue. Além disso, devido à ausência do consumidor no endereço indicado para entrega, o produto é muitas vezes devolvido ao armazém.

Algumas sociedades de habitação e escritórios praticam regras de segurança rigorosas e mantêm horários fixos para entregas online. Não apenas entregas, para devolver um pedido específico também, o comprador precisa enviar uma solicitação ao player de e-commerce, esperar que uma pessoa venha e retire o pedido, o que pode ser um processo demorado e complicado. Isso aumenta ainda mais o período de espera ou leva à perda de vendas para o player de comércio eletrônico em questão.

De fato, o fulfillment está se tornando a parte mais importante de uma jornada de e-commerce, com vários players dando passos significativos para otimizar esse segmento da cadeia de suprimentos. Muitos varejistas de e-commerce e re-commerce estão agora testando o modelo coleta e entrega, onde os clientes podem fazer uma compra online e optar por retirar sua compra em um local pré-escolhido, em vez de recebê-la em sua casa.

Benefícios da Coleta e Entrega à clientes e varejistas

A opção Coleta e Entrega oferece aos clientes controle total sobre a entrega de seus produtos com players de e-commerce oferecendo diferentes opções para o atendimento da cobrança. Esta opção elimina serviços de entrega não profissionais e vem com custos de entrega adicionais zero ou mínimos.

Aqui, o cliente também pode verificar a qualidade do produto e devolvê-lo à loja em caso de algum problema ou caso o produto não atenda aos padrões exigidos. Para os varejistas, ter clientes entrando em sua loja significaria melhor gerenciamento da experiência do cliente, venda de produtos adicionais e tratamento eficiente de devoluções.

A opção Coleta e Entrega também funciona melhor em cenários em que um cliente precisa de determinados produtos com urgência e não tem tempo para explorar os mercados em busca dos mesmos.

A Infracommerce te ajuda a planejar a operação de seu e-commerce de forma integrada, focada em resultados, satisfação do seu cliente e omnicanalidade.

Entre em contato para conhecer soluções para o sucesso de seu negócio!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vantagens em ter sua própria loja D2C ou B2B

Saiba tudo sobre cada um dos modelos de e-commerce e descubra os benefícios de ter…

Explorando as Tendências do Varejo: A Importância da NRF 2024

Em janeiro, o mundo do varejo se volta para Nova York, onde a NRF (National…

Dicas para planejar as ações do seu e-commerce para 2024

Um novo ano já está aí, batendo na porta. E não há como negar que…