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Aberto 24 horas: O e-commerce não para nunca

As vendas online não param nunca. Feriado, fim de semana, no meio da madrugada, independente do dia ou do horário, os e-commerces seguem abertos 24 horas por dia e 7 dias por semana. Com essa disponibilidade sem interrupções, as lojas online estão sempre prontas para atender aos clientes e, por isso, elas têm ganhado cada vez mais espaço no mercado.

 

E não só isso, o e-commerce tem sido uma oportunidade para a indústria vender direto para o consumidor final (o chamado D2C), e para aumentar o alcance de marca com a venda de produtos para distribuidores e pequenos comerciantes (a modalidade de loja B2B). Inclusive, temos um conteúdo super interessante, aqui no blog, sobre as vantagens de ter uma loja online própria (leia aqui).

 

Agora, como esse é nosso último post do ano, vamos apresentar, a seguir, uma retrospectiva do desempenho do e-commerce e da Infracommerce em 2023. Assim como, vamos olhar para o futuro e para as possibilidades que serão exploradas em 2024. Vamos juntos! 

 

Panorama do e-commerce em 2023

 

Depois do “boom” do e-commerce no período de pandemia, o setor tem presenciado um crescimento contínuo com o passar dos anos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento das lojas online dobrou de 2019 a 2023, e a previsão é de que o ano se encerre atingindo a marca de R$ 185,7 bilhões. 

 

Uma tendência do varejo online, que tem ganhado relevância, é a realização de compras por meio de smartphones. Em 2019, 42% dos clientes faziam suas compras pelo mobile, em 2023 essa porcentagem aumentou para 50%.  

 

Já no primeiro semestre do ano, o e-commerce totalizou 53 milhões de consumidores, segundo o 48° Relatório Webshopper da NIQ/Ebit. Além disso, as categorias mais representativas, com relação ao volume bruto de mercadorias (GMV), foram: eletrodomésticos, telefonia, casa e decoração.

Outro dado importante são as motivações que influenciaram na decisão de compra dos consumidores neste ano. Sendo que os três principais incentivos foram: valor do frete, promoções e conveniência de poder comprar online em qualquer lugar, e a qualquer momento.

 

Como foi o 2023 da Infracommerce

 

Por aqui, na Infracommerce, o ano já começou movimentado com a incorporação da Ecomsur, atuante no Chile e México, no nosso ecossistema. Ainda no primeiro trimestre, nossa receita líquida aumentou 10,1%; já no terceiro trimestre, o crescimento foi de 35,2%, sendo que ambos períodos foram comparados com 2022. 

 

Além disso, este foi o ano onde ampliamos o investimento em tecnologia, uso de dados, inteligência artificial e automação de processos, o que impactou diretamente nos e-commerces das mais de 700 grandes marcas que contam com a gestão do nosso time. 

 

A Black Friday de 2023 foi a maior da nossa história, até então, com um crescimento de 37% do GMV. O número de clientes e lojas operadas pelos nossos especialistas também aumentou em 20%, com relação à edição anterior. Com isso, fomos na contramão do mercado, que teve uma queda de 15% nas vendas de Black Friday, segundo dados da Confi.Neotrust. 

 

Estimativa das vendas online para 2024

 

Com esse cenário de evolução constante do e-commerce, nosso time segue para 2024 cheio de expectativas com as projeções de vendas para o próximo ano. Veja, abaixo, alguns dados promissores que separamos para você:

 

  • O faturamento do e-commerce deve chegar a R$ 205,11 bilhões em 2024. Essa projeção da Abcomm representa um aumento de 10.45%, com relação à estimativa de 2023;
  • O ticket médio pode ficar em R$ 490, os pedidos devem atingir a marca de 418,6 milhões e os compradores online chegarão a 91 milhões
  • Divulgada em agosto de 2023, a pesquisa da Opinion Box apontou que 54% dos entrevistados vão comprar mais online nos próximos 12 meses, o que atingirá o primeiro semestre de 2024.

 

Leia também

 

Quer saber como entrar em 2024 preparado para aumentar suas vendas online? Confira os conteúdos que já publicamos com as tendências e as dicas de e-commerce para o próximo ano:

 

 

Para implementar as estratégias mais assertivas para o seu nicho de mercado, fale com os nossos especialistas. Tenha soluções completas e modulares à sua disposição em todas as etapas da venda online. Faça parte do maior ecossistema digital da América Latina e venha crescer junto com o nosso time!

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