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Aberto 24 horas: O e-commerce não para nunca

Antes de terminar o ano, relembre o panorama do e-commerce em 2023 e olhe para as expectativas da próxima temporada de vendas online!

 

As vendas online não param nunca. Feriado, fim de semana, no meio da madrugada, independente do dia ou do horário, os e-commerces seguem abertos 24 horas por dia e 7 dias por semana. Com essa disponibilidade sem interrupções, as lojas online estão sempre prontas para atender aos clientes e, por isso, elas têm ganhado cada vez mais espaço no mercado.

E não só isso, o e-commerce tem sido uma oportunidade para a indústria vender direto para o consumidor final (o chamado D2C), e para aumentar o alcance de marca com a venda de produtos para distribuidores e pequenos comerciantes (a modalidade de loja B2B). Inclusive, temos um conteúdo super interessante, aqui no blog, sobre as vantagens de ter uma loja online própria (leia aqui).

Agora, como esse é nosso último post do ano, vamos apresentar, a seguir, uma retrospectiva do desempenho do e-commerce e da Infracommerce em 2023. Assim como, vamos olhar para o futuro e para as possibilidades que serão exploradas em 2024. Vamos juntos! 

Panorama do e-commerce em 2023

Depois do “boom” do e-commerce no período de pandemia, o setor tem presenciado um crescimento contínuo com o passar dos anos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento das lojas online dobrou de 2019 a 2023, e a previsão é de que o ano se encerre atingindo a marca de R$ 185,7 bilhões. 

Uma tendência do varejo online, que tem ganhado relevância, é a realização de compras por meio de smartphones. Em 2019, 42% dos clientes faziam suas compras pelo mobile, em 2023 essa porcentagem aumentou para 50%.  

Já no primeiro semestre do ano, o e-commerce totalizou 53 milhões de consumidores, segundo o 48° Relatório Webshopper da NIQ/Ebit. Além disso, as categorias mais representativas, com relação ao volume bruto de mercadorias (GMV), foram: eletrodomésticos, telefonia, casa e decoração.

Outro dado importante são as motivações que influenciaram na decisão de compra dos consumidores neste ano. Sendo que os três principais incentivos foram: valor do frete, promoções e conveniência de poder comprar online em qualquer lugar, e a qualquer momento.

Como foi o 2023 da Infracommerce

Por aqui, na Infracommerce, o ano já começou movimentado com a incorporação da Ecomsur, atuante no Chile e México, no nosso ecossistema. Ainda no primeiro trimestre, nossa receita líquida aumentou 10,1%; já no terceiro trimestre, o crescimento foi de 35,2%, sendo que ambos períodos foram comparados com 2022. 

Além disso, este foi o ano onde ampliamos o investimento em tecnologia, uso de dados, inteligência artificial e automação de processos, o que impactou diretamente nos e-commerces das mais de 700 grandes marcas que contam com a gestão do nosso time. 

A Black Friday de 2023 foi a maior da nossa história, até então, com um crescimento de 37% do GMV. O número de clientes e lojas operadas pelos nossos especialistas também aumentou em 20%, com relação à edição anterior. Assim, fomos na contramão do mercado, que teve uma queda de 15% nas vendas de Black Friday, segundo dados da Confi.Neotrust. 

Estimativa das vendas online para 2024

Com esse cenário de evolução constante do e-commerce, nosso time segue para 2024 cheio de expectativas com as projeções de vendas para o próximo ano. Veja, abaixo, alguns dados promissores que separamos para você:

  • O faturamento do e-commerce deve chegar a R$ 205,11 bilhões em 2024. Essa projeção da Abcomm representa um aumento de 10.45%, com relação à estimativa de 2023;
  • O ticket médio pode ficar em R$ 490, os pedidos devem atingir a marca de 418,6 milhões e os compradores online chegarão a 91 milhões
  • Divulgada em agosto de 2023, a pesquisa da Opinion Box apontou que 54% dos entrevistados vão comprar mais online nos próximos 12 meses, o que atingirá o primeiro semestre de 2024.

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Quer saber como entrar em 2024 preparado para aumentar suas vendas online? Então, confira os conteúdos que já publicamos com as tendências e as dicas de e-commerce para o próximo ano:

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