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Dicas para planejar as ações do seu e-commerce para 2024

Um novo ano já está aí, batendo na porta. E não há como negar que as lojas online que se preparam para a entrada de um novo ciclo, saem na frente da concorrência. Afinal, a máxima de qualquer negócio deve ser o planejamento. 

 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você se planejar para 2024 e aumentar as chances de sucesso da sua loja virtual. Continue a leitura e entre no próximo ano com o pé direito no lucro e na fidelização de clientes. 

 

Etapas do planejamento para o próximo ano

 

Antes de começar as preparações do seu e-commerce para 2024, é importante estabelecer as etapas para que tudo aconteça dentro do esperado. Sim, você vai planejar o planejamento, por mais redundante que isso pareça. Então, confira a seguir os pontos de destaque para executar seus planos para 2024 com eficiência:

 

  • Levante dados de desempenho do seu e-commerce em 2023, para saber o que deve ser mantido e o que pode ser melhorado para o próximo ano;
  • Atualize-se com as projeções de mercado para o e-commerce em 2024;
  • Faça o levantamento das datas comerciais e comemorações que são interessantes para o seu segmento;
  • Pesquise tendências em alta no seu nicho de atuação, para poder desenhar uma estratégia com base no que está acontecendo no mercado;
  • Monte um calendário de ações comerciais e campanhas para 2024, mesmo que seja só um esboço inicial;
  • Defina metas para o ano seguinte, olhando os indicadores alcançados em 2023 e se programando dentro da sua realidade de crescimento.

 

Para ajudar você nesse passo a passo de planejamento, vamos trazer, abaixo, alguns dados que podem ser úteis nessa jornada até a virada de ano. 

 

Projeções de mercado para 2024

 

Essas são algumas pesquisas que já foram divulgadas visando o próximo ano das vendas online. Elas apontam um cenário otimista, com o crescimento constante do e-commerce que vem se mantendo nos últimos tempos, principalmente após o “boom” da pandemia, que trouxe uma parcela de clientes ainda maior para o digital.

 

  • De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o faturamento do e-commerce em 2024 deve atingir R$ 205,11 bilhões. Isso representa um aumento de 10.45%, com relação à estimativa de 2023;
  • Já o ticket médio deve ficar em R$ 490, os pedidos devem chegar a 418,6 milhões e compradores online devem alcançar a marca de 91 milhões
  • Para a pesquisa da Opinion Box, divulgada em agosto de 2023, 54% dos entrevistados afirmaram que comprarão mais online nos próximos 12 meses, período que inclui o primeiro semestre de 2024;
  • Os mesmos 54% representam a estimativa de crescimento dos marketplaces até o próximo ano, segundo relatório da Webshoppers.

 

Principais datas sazonais do varejo online

 

Então, chegamos à etapa de levantar as principais datas do e-commerce para 2024. Há aquelas que já são de conhecimento dos donos de lojas online, como também dos consumidores. São aqueles momentos que movimentam o comércio, e faz com que os clientes fiquem ansiosos esperando as promoções e vantagens comerciais. Por isso, é extremamente importante investir nesses eventos.

 

Veja algumas datas importantes para o comércio online. Vale ressaltar que há outras sazonalidades que podem ser específicas do seu nicho de mercado. Então, saiba aproveitar cada oportunidade de venda do ano.

 

  • Ano Novo – 01/01;
  • Carnaval – 13/02;
  • Dia Internacional da Mulher – 08/02;
  • Dia do Consumidor – 15/03;
  • Páscoa – 31/03;
  • Dia das Mães – 12/05;
  • Dia dos Namorados – 12/06;
  • Dia dos Pais – 11/08;
  • Dia do Cliente – 15/09;
  • Dia das Crianças – 12/10;
  • Black Friday – 29/11;
  • Cyber Monday – 02/12;
  • Natal – 25/12.   

 

Tendências de e-commerce para 2024

Por fim, mas não menos importante, há algumas tendências que já despontaram no e-commerce e que devem ser exploradas no próximo ano. Outras podem surgir ao longo de 2024, mas essas estratégias já são um norte para preparar o seu calendário comercial do próximo ano.

 

  • Jornada do consumidor multicanal: As modalidades de entrega que envolvem as lojas online e física, como a “clique e retire”, já são estratégias omnichannel conhecidas do e-commerce. Mas não só isso, uma experiência multicanal, que acompanha o cliente durante toda a jornada de compra, independente do canal de venda, é um diferencial para apostar em 2024;
  • Pesquisa por voz e imagem: Além de ser recursos que aumentam a acessibilidade e a usabilidade do seu site, esse tipo de pesquisa vai de encontro com a tendência dos assistentes virtuais, em alta em diversos segmentos;
  • Inteligência artificial: Automatização do atendimento ao cliente, chatbots, previsão de estoque e demanda, personalização de vitrine de acordo com os hábitos de compra de cada cliente. As possibilidades do uso de IA no e-commerce são infinitas, e estão em constante evolução;
  • Foco no mobile: A tendência é que cada vez mais clientes realizem suas compras através de dispositivos móveis. A praticidade e a agilidade dos smartphones, inclusive, contribuem para aplicação de outras tecnologias no e-commerce, como os recursos de realidade aumentada.

 

Como implantar suas estratégias com escala e eficiência

 

Com todas essas informações, você já tem um bom norte para começar o planejamento de 2024 para o seu e-commerce. Para aprimorar ainda mais a gestão do seu negócio, a Infracommerce disponibiliza soluções Full Commerce que tem o poder de alavancar as suas estratégias digitais. 

 

Vamos começar o ano com tudo juntos! Fale com nosso time de especialistas e venha para o maior ecossistema digital para e-commerce da América Latina!  

 

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