Faça o seu planejamento para e-commerce com o time que é especialista! Neste conteúdo, você encontra as principais etapas, projeções de mercado, datas comerciais, tendências e como implantar as melhores estratégias de vendas
Um novo ano já está aí, batendo na porta. E não há como negar que as lojas online que se preparam para a entrada de um novo ciclo, saem na frente da concorrência. Afinal, a máxima de qualquer negócio deve ser o planejamento para e-commerce.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para você se planejar para 2024 e aumentar as chances de sucesso da sua loja virtual. Continue a leitura e entre no próximo ano com o pé direito no lucro e na fidelização de clientes.
Etapas do planejamento para e-commerce
Antes de começar as preparações do seu e-commerce para 2024, é importante estabelecer as etapas para que tudo aconteça dentro do esperado. Sim, você vai planejar o planejamento, por mais redundante que isso pareça. Então, confira a seguir os pontos de destaque para executar seus planos para 2024 com eficiência:
- Levante dados de desempenho do seu e-commerce em 2023, para saber o que deve ser mantido e o que pode ser melhorado para o próximo ano;
- Atualize-se com as projeções de mercado para o e-commerce em 2024;
- Faça o levantamento das datas comerciais e comemorações que são interessantes para o seu segmento;
- Pesquise tendências em alta no seu nicho de atuação, para poder desenhar uma estratégia com base no que está acontecendo no mercado;
- Monte um calendário de ações comerciais e campanhas para 2024, mesmo que seja só um esboço inicial;
- Defina metas para o ano seguinte, olhando os indicadores alcançados em 2023 e se programando dentro da sua realidade de crescimento.
Para ajudar você nesse passo a passo de planejamento para e-commerce, vamos trazer, abaixo, alguns dados que podem ser úteis nessa jornada até a virada de ano.
Projeções de mercado para 2024
Essas são algumas pesquisas que já foram divulgadas visando o próximo ano das vendas online. Elas apontam um cenário otimista, com o crescimento constante do e-commerce que vem se mantendo nos últimos tempos, principalmente após o “boom” da pandemia, que trouxe uma parcela de clientes ainda maior para o digital.
- De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do e-commerce em 2024 deve atingir R$ 205,11 bilhões. Isso representa um aumento de 10.45%, com relação à estimativa de 2023;
- Já o ticket médio deve ficar em R$ 490, os pedidos devem chegar a 418,6 milhões e compradores online devem alcançar a marca de 91 milhões;
- Para a pesquisa da Opinion Box, divulgada em agosto de 2023, 54% dos entrevistados afirmaram que comprarão mais online nos próximos 12 meses, período que inclui o primeiro semestre de 2024;
- Os mesmos 54% representam a estimativa de crescimento dos marketplaces até o próximo ano, segundo relatório da Webshoppers.
Principais datas sazonais do varejo online
Então, chegamos à etapa de levantar as principais datas do e-commerce para 2024. Há aquelas que já são de conhecimento dos donos de lojas online, como também dos consumidores. São aqueles momentos que movimentam o comércio, e faz com que os clientes fiquem ansiosos esperando as promoções e vantagens comerciais. Por isso, é extremamente importante investir nesses eventos.
Veja algumas datas importantes para o comércio online. Vale ressaltar que há outras sazonalidades que podem ser específicas do seu nicho de mercado. Então, saiba aproveitar cada oportunidade de venda do ano.
- Ano Novo – 01/01;
- Carnaval – 13/02;
- Dia Internacional da Mulher – 08/02;
- Dia do Consumidor – 15/03;
- Páscoa – 31/03;
- Dia das Mães – 12/05;
- Dia dos Namorados – 12/06;
- Dia dos Pais – 11/08;
- Dia do Cliente – 15/09;
- Dia das Crianças – 12/10;
- Black Friday – 29/11;
- Cyber Monday – 02/12;
- Natal – 25/12.
Tendências de e-commerce para 2024
Por fim, mas não menos importante, há algumas tendências que já despontaram no e-commerce e que devem ser exploradas no próximo ano. Outras podem surgir ao longo de 2024, mas essas estratégias já são um norte para preparar o seu calendário comercial do próximo ano.
- Jornada do consumidor multicanal: As modalidades de entrega que envolvem as lojas online e física, como a “clique e retire”, já são estratégias omnichannel conhecidas do e-commerce. Mas não só isso, uma experiência multicanal, que acompanha o cliente durante toda a jornada de compra, independente do canal de venda, é um diferencial para apostar em 2024;
- Pesquisa por voz e imagem: Além de ser recursos que aumentam a acessibilidade e a usabilidade do seu site, esse tipo de pesquisa vai de encontro com a tendência dos assistentes virtuais, em alta em diversos segmentos;
- Inteligência artificial: Automatização do atendimento ao cliente, chatbots, previsão de estoque e demanda, personalização de vitrine de acordo com os hábitos de compra de cada cliente. As possibilidades do uso de IA no e-commerce são infinitas, e estão em constante evolução;
- Foco no mobile: A tendência é que cada vez mais clientes realizem suas compras através de dispositivos móveis. A praticidade e a agilidade dos smartphones, inclusive, contribuem para aplicação de outras tecnologias no e-commerce, como os recursos de realidade aumentada.
Como implantar o planejamento para e-commerce com escala e eficiência
Com todas essas informações, você já tem um bom norte para começar o seu planejamento para e-commerce de 2024. Para aprimorar ainda mais a gestão do seu negócio, a Infracommerce disponibiliza soluções Full Commerce que tem o poder de alavancar as suas estratégias digitais.
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