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Cyber Monday: como aumentar as vendas nesta data

Cyber Monday: como aumentar as vendas nesta data

Neste post, vamos explicar o que é a Cyber ​​Monday e como ela surgiu, além de compartilhar algumas dicas incríveis para aumentar suas vendas nessa data!

Ter uma estratégia adequada é sua chance de vender na Cyber ​​Monday para não apenas ganhar mais dinheiro, mas também tornar seu negócio mais popular. Muitas pessoas esperaram meses por essa data para aproveitar essas ofertas.

Por isso, é possível competir com os grandes varejistas no espaço para o público, principalmente durante a Cyber ​​Monday. Com isso em mente, o melhor é preparar sua empresa para este grande dia do e-commerce.

O que é a Cyber Monday?

O conceito da Cyber Monday surgiu em 2005, nos Estados Unidos, para identificar a segunda-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças – comemorado nos EUA na última quinta-feira de novembro – e à Black Friday. A data ganhou repercussão por promover grandes promoções no varejo online, com descontos de até 80%.

Enquanto a Black Friday inclui lojistas do mundo físico e virtual, o Cyber Monday é exclusivamente online.

Inicialmente, a campanha era voltada ao segmento de eletrônicos, com ofertas para smartphones, notebooks e produtos similares. Porém, ao longo do tempo, a data passou a abranger novas categorias, como brinquedos, moda e acessórios.

Cyber Monday 2022 acontecerá no dia 29 de novembro, e a expectativa é que gere resultados bastante positivos para o e-commerce.

Hoje em dia é comum encontrarmos campanhas relacionadas à Cyber Week – ou seja, uma semana inteira focada em descontos e promoções. Essa pode ser uma estratégia interessante se o lojista precisa diminuir o estoque parado, mas o grande dia desta data realmente é na segunda-feira posterior à Black Friday.

Dicas para aumentar as vendas na Cyber Monday

Embora a data tenha começado nos EUA em 2005, ela não começou a ganhar mais visibilidade aqui até meados de 2012. No entanto, a cada ano o Cyber ​​Monday se expande e ganha força no mercado nacional.

Em 2015, três anos após a primeira Cyber ​​Monday do Brasil, as vendas daquele dia foram 55% superiores ao esperado, atingindo o recorde de 294 milhões de reais. A quantidade do pedido é de cerca de 680.000 (apenas um dia!). Portanto, isso só fortalecerá o expressivo crescimento das vendas virtuais no país.

Diante desses números promissores, você já percebeu a importância das datas para o e-commerce, certo? Confira nossas dicas de como se preparar para a Cyber ​​Monday no Brasil!

Tenha um planejamento específico para a data

Assim como qualquer outra campanha, é preciso criar estratégias que farão o seu negócio se destacar entre os outros. E isso não diz respeito apenas ao preço, mas sim em entregar valor para seus clientes. Dessa forma, faça um planejamento com todas ações que serão postas em prática para atrair seu público-alvo. Foque em:

  • faça campanhas personalizadas para cada público;
  • ofereça preços atrativos;
  • crie uma landing page específica para a data;
  • divulgue nas redes sociais, site e blog;
  • invista em anúncios segmentados;
  • ofereça algo muito exclusivo;
  • envie e-mails antes, durante e depois;
  • deixe as regras das promoções claras para os consumidores;
  • observe se os servidores suportarão o aumento de acessos no dia;
  • invista em campanhas para aquisição de leads com antecedência;
  • agrupe produtos similares e aposte em cross-selling.

Tenha identidades visuais personalizadas

Embora sua marca tenha uma identidade visual forte, algumas modificações podem ajudar a criar um movimento mais envolvente. Dessa forma, o evento pode ter um layout de data especial, com carimbos e outros sinais de participação da loja no evento.

Esse tipo de sinalização em sites, blogs, e-mails e redes sociais é essencial para aumentar o tráfego do site. Assim, os visitantes voltarão para conferir os descontos e quem sabe, farão uma compra no seu e-commerce.

Não economize na divulgação da sua marca

Uma das oportunidades que a data apresenta é o alcance de novos usuários. Nesse sentido, a promoção do investimento é essencial para atingir o máximo de interessados. Às vezes, os visitantes podem nem comprar em primeiro lugar, mas aproveitam para conhecer melhor sua loja.

Para bons resultados, crie campanhas direcionadas e invista em mídia paga. Técnicas como storytelling também podem ser usadas para atrair leads e gatilhos psicológicos e priorizar a otimização de SEO. Outro ponto importante: não se esqueça dos carrinhos abandonados e da automação da navegação no site.

Sempre disponibilize descontos reais

Talvez você já tenha visto alguém fazer a velha piada sobre a “Black Fraude”. Afinal, muitas empresas fingem fazer promoções, quando na verdade elas apenas elevam os preços dos produtos para dar descontos falsos. Esse tipo de ação é prejudicial para todo o mercado, uma vez que as campanhas ficam desacreditadas.

Imagine que um cliente acompanha o preço de um produto por semanas, aguardando a Cyber Monday para fazer seu pedido. Entretanto, quando chega a segunda-feira tão esperada, ele se depara com o item no mesmo valor, só que com um desconto falso. Isso será frustrante e ele com certeza falará mal da loja, e com razão, não é?

Assim, aproveite a Cyber Monday para fazer ações realmente relevantes, que deixem os clientes felizes. Além disso, deixe o atendimento atento para resolver quaisquer dúvidas ou problemas que os visitantes possam ter.

Aposte em diferentes horários

É mais fácil para os compradores agendarem compras se suas promoções estiverem focadas em horários específicos. No entanto, se não o fizerem, tendem a comprar em outras lojas porque estão preocupados com o produto que desejam vender.

Dessa forma, execute suas promoções em diferentes momentos e conscientize seu público sobre isso. Por exemplo, alertas também podem ser criados para que certos cupons de desconto sejam válidos em determinados horários. Essas técnicas podem capturar a atenção dos clientes.

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