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Vantagens em ter sua própria loja D2C ou B2B

Saiba tudo sobre cada um dos modelos de e-commerce e descubra os benefícios de ter o domínio da operação digital

O universo das vendas online está dividido entre duas principais vertentes: Direct-to-Consumer (D2C) e Business-to-Business (B2B). Essas duas estratégias têm ganhado popularidade nos últimos anos, uma vez que ambas oferecem vantagens únicas que podem auxiliar as empresas a expandir os seus negócios. 

Neste post, vamos explorar os benefícios das modalidades de comércio eletrónico D2C e B2B. E ainda, vamos destacar como a Infracommerce pode auxiliar as empresas a implementá-las com escala, eficiência e inovação. 

O que é uma loja D2C?

O Direct-to-Consumer (D2C) pode ser traduzido como a venda que é realizada direto para o consumidor final, sendo que essa modalidade também pode receber o nome de Business-to-Consumer (B2C). Neste modelo de e-commerce, uma marca disponibiliza os seus produtos em um canal de vendas próprio, onde o cliente pode realizar suas compras online. 

Com essa estratégia, os fabricantes e as indústrias dispensam o uso de um intermediador para realizar a venda, ganhando a possibilidade de atingir diretamente o público desejado. Na prática, uma loja online D2C se assemelha ao varejo físico.  

Motivos para montar uma loja D2C

Ter uma loja D2C pode aproximar a sua marca do cliente final, sendo que essa interação direta é percebida dos dois lados da relação de compra e venda. Além disso, a indústria não precisa repassar os seus produtos para o varejo para que os itens cheguem até o consumidor. 

Veja, abaixo, outras vantagens e montar a sua própria loja D2C:

  • Agilidade e controle: A loja própria permite que você tenha uma visão completa da operação, sendo fácil de identificar ajustes rápidos em estratégias, promoções e campanhas;
  • Personalização: O D2C abre espaço para a experiência de compra personalizada, alinhada à marca, o que pode atrair e fidelizar clientes;
  • Gestão de dados: A análise dos dados do cliente, seguindo a LGPD, permite a compreensão do comportamento de compra; assim como a gestão de histórico de vendas pode apontar oportunidades de melhoria da loja;
  • Formas de pagamento: Ao ingressar no digital, sua marca ganha a possibilidade de oferecer opções de pagamento mais atrativas e competitivas.

Quais as características da loja B2B?

Já no Business-to-Business (B2B), as marcas vendem para outras empresas, que são consideradas como clientes. Esses compradores ou distribuidores, então, fazem a ponte da marca até o cliente final, que vai adquirir o produto em outras lojas online ou até mesmo no comércio físico. 

Neste modelo de negócio, a marca se torna um fornecedor de produtos e o ciclo de vendas, até chegar ao consumidor final, fica mais longo. Porém, a possibilidade do portfólio atingir um público mais amplo é maior. 

Razões para lançar uma loja B2B

No B2B, então, a relação de compra e venda acontece entre duas empresas, independente do tamanho da empresa cliente, se ela também é uma grande indústria ou se é um pequeno varejista. Assim, dentro desse segmento há alguns benefícios, como:

  • Controle da experiência: Uma loja própria B2B garante a representação consistente da marca, permitindo ainda a personalização da plataforma para atender as necessidades específicas do nicho de mercado;
  • Acesso a dados de venda e distribuição: O modelo B2B também proporciona um melhor planejamento de estoque e uma colaboração mais eficaz com a cadeia de distribuição;
  • Maior alcance logístico: Ao repassar o seu produto para parceiros estratégicos de distribuição, você otimiza a entrega, traz capilaridade e reduz custos da operação;
  • Fidelização de canais de vendas: Uma experiência eficiente, otimizada e personalizada melhora a relação da marca com os canais de venda, aumentando a fidelidade e a satisfação dos clientes-distribuidores.

 Tenha a líder em Full Commerce à frente da sua jornada de digitalização

Se depois de todo esse conteúdo você está pensando em abrir a sua própria loja D2C ou B2B, a Infracommerce tem a estrutura necessária para tirar as suas ideias do papel. Nosso ecossistema digital é o maior da América Latina, contando com soluções completas e modulares das frentes de marketing, tecnologia, logística, meios de pagamento e inteligência de dados. 

Somos uma parceira de excelência, com foco em proporcionar escala, inovação e competitividade para a sua marca no âmbito digital. Converse com nossos especialistas e impulsione a digitalização do seu Go-to-Market hoje mesmo! 

 

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