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Estratégia para trabalhar com frete barato

Estratégia para trabalhar com frete barato

Separamos dicas de frete barato, frete grátis e até como vender sem frete para te ajudar a buscar equilíbrio na hora do envio e manter sua margem de lucro

Os custos de envio são uma preocupação importante para os proprietários de lojas online. Ele é um fator de ponderação na decisão do cliente, basta cobrar um pouco mais e você perde vendas.

Enviar um pacote não pode ser muito caro ou muito barato, ou prejudicará as margens de lucro do negócio. A solução é buscar o bom e velho equilíbrio. Para te ajudar nessa tarefa, separamos dicas de frete barato, frete grátis e até como vender sem frete.

Conheça os principais pontos para uma estratégia de frete barato

A entrega de produtos continua sendo um dos maiores desafios do e-commerce no Brasil. Mas o que muita gente ainda não sabe é que, de fato, uma boa estratégia de envio é uma poderosa aliada para os vendedores online.

Antes de mais nada, é preciso ficar claro que quando falamos em estratégia de envio, estamos nos referindo a uma série de ações e cuidados que vão muito além do simples envio de um pedido.

O envio para compras online faz cada vez mais parte das decisões de compra do consumidor e das percepções dos clientes sobre as empresas. E, para surpresa de muitos, isso nem sempre é definido apenas pelo custo.

Como em qualquer movimento estratégico, o envio de e-commerce merece total atenção dos comerciantes, pois a falta de eficiência nessa área pode levar a pelo menos duas situações desagradáveis:

  • Abandono de carrinho;
  • Avaliações negativas causadas por falhas na etapa final da compra, ou seja, na entrega dos produtos.

Sem dúvida, são cenários que os vendedores online não querem ver em sua loja virtual. No entanto, eles ainda são muito comuns. Mas não precisa ser!

Ao definir alguns pontos de alerta, os comerciantes estão mais propensos a desenvolver a estratégia de envio correta, o que pode se refletir no aumento do volume de pedidos e na melhoria da satisfação do cliente.

Aqui estão os pontos-chave que você deve estar ciente em sua estratégia de envio de comércio eletrônico:

1 – Conhecer o cálculo de frete é indispensável

Tudo começa com o cálculo dos custos de envio. Embora cada transportadora use uma lista de preços diferente, os principais fatores nos custos de envio são:

  • CEP de origem da encomenda;
  • CEP de destino da encomenda;
  • Dimensões da embalagem;
  • Peso da embalagem;
  • Prazo de entrega.

Então, uma boa estratégia de envio exige que os comerciantes considerem esses fatores, certo?

Por exemplo, considere investir em publicidade direcionada a esse público em cidades e regiões próximas à sua loja virtual. Afinal, nesse caso, sua empresa pode oferecer um frete mais barato e mais competitivo.

Mas também é importante prestar atenção a outros fatores nos cálculos de frete, principalmente frete barato. Um dos principais é o chamado peso cúbico, ou cálculo cúbico.

Simplificando, existe uma relação entre o peso cúbico e o peso real e o espaço que o pacote ocupa na transportadora. Isso significa que pacotes muito maiores do que o produto podem custar taxas de envio desnecessárias. Um mau negócio, certo?

2 – A escolha da embalagem faz parte da estratégia de frete barato

Além de cálculos de frete mais caros, escolhas erradas de embalagens podem causar outros problemas para os comerciantes.

Antes de mais nada, é preciso estar atento à segurança do envio dos produtos para garantir que sejam entregues em perfeitas condições. Imagine a frustração que um cliente sente quando recebe um produto com defeito. Além de uma má impressão do negócio, isso resultará em cobranças adicionais por devoluções ou trocas. Lembre-se de que, em alguns casos, os comerciantes têm a obrigação legal de cobrir os custos adicionais de envio.

Também tenho que lembrar que a embalagem do produto é o primeiro contato físico entre a loja virtual e o consumidor. Esta é uma grande oportunidade para impressionar seus clientes. Escolha materiais resistentes ao envio e aposte em detalhes personalizados como notas manuscritas ou até presentes.

Embora isso possa parecer uma despesa extra de tempo (ou mesmo dinheiro), a resposta geralmente é muito positiva, com clientes fiéis e referências orgânicas.

3 – Os consumidores querem encontrar opções de entrega

Os compradores online estão procurando cada vez mais opções para suas lojas online, portanto, cabe aos varejistas provar que o comércio eletrônico é a melhor opção para encomendar produtos.

Uma maneira de fazer isso é garantir que os clientes encontrem alternativas convenientes de checkout, desde a forma de pagamento até a entrega.

Sem surpresa, o frete barato é um fator importante na competitividade dos negócios. Mas essa não deve ser a única opção para o comércio eletrônico. De acordo com uma pesquisa da PwC, devemos sempre lembrar que o percentual de consumidores que estão dispostos a pagar um pouco mais para receber um produto mais rápido pode chegar a mais de 60%.

Dito isso, sua loja virtual deve oferecer pelo menos duas opções de entrega em sua estratégia de envio:

  • Frete barato – Menor preço, maior prazo de entrega;
  • Frete expresso – Custo mais alto, menor prazo de entrega.

4 – Campanhas promocionais devem ser bem planejadas

Como já mencionado anteriormente, o frete barato faz parte de toda a experiência do consumidor em uma loja online, incluindo a decisão de compra. Por isso, é normal que os varejistas apostem em campanhas de fretes promocionais visando aumentar as vendas.

Na verdade, pode ser uma boa estratégia. No entanto, é importante ter um plano de ação detalhado. Lembre-se, não existe “frete grátis”, porque sempre há alguém que será responsável pelo frete.

Isso não significa que esse poderoso gatilho para vendas online deva ser excluído da sua estratégia de envio! O segredo aqui é o plano.

Concluindo, as ações promocionais de fretes devem ser adaptadas às possibilidades de negócios, por exemplo, respeitando as restrições de faturamento ou ticket médio. Afinal, ninguém quer perder, certo?

5 – Acompanhe o rastreio da encomenda

No e-commerce, uma venda deve ser considerada concluída somente quando o produto chega na casa do cliente em perfeitas condições e da forma que ele solicitou.

Por isso é tão importante focar no rastreamento de pedidos, o serviço de correio para entrega fornecido pela transportadora. Ao monitorar as remessas, os lojistas podem identificar anomalias, como atrasos nas entregas, e antecipar a busca de soluções antes mesmo de receber reclamações dos consumidores.

Na verdade, o interessante é que o processo é sempre transparente: compartilhe o código de rastreamento com o cliente e, caso encontre algum problema, entre em contato com ele e deixe claro que já está procurando uma solução.

Uma boa estratégia de entrega de e-commerce é uma das formas mais eficazes de garantir a competitividade da sua loja virtual e uma boa experiência do consumidor. Portanto, reserve um momento para definir a entrega passo a passo e certifique-se de que o envio seja o forte do seu negócio.

Comece a aplicar hoje mesmo a aplicar as estratégias para trabalhar com frete barato. Para saber mais a respeito, entre em contato com a nossa equipe. E não deixe de acessar a plataforma para conhecer as soluções da Infracommerce!

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