Infracommerce

Infracommerce
B3

Como o carnaval influencia no mercado digital?

Como o carnaval influencia no mercado digital?

Neste artigo você vai conferir as ações que influenciam o mercado digital para as empresas de varejo a partir da melhor festa do ano, o carnaval. Boa leitura!

Apesar do aumento da inflação, dos preços mais altos dos produtos e dos atrasos na cadeia de suprimentos e no envio, as vendas de feriados prolongados têm destaque no mercado.

As empresas de outras verticais geralmente observam uma diminuição nas conversões e nas taxas de conversão no final de novembro e dezembro, porque os tomadores de decisão geralmente tiram longos períodos de folga durante os feriados enquanto as empresas se preparam para o novo ano.

carnaval, que acontece no começo do ano, é um desdobramento do que foi planejado cuidadosamente em sua estratégia de marketing. Para combater qualquer queda em seus objetivos, procure essas tendências e aproveite as oportunidades exclusivas disponíveis para o seu negócio durante as férias.

De que maneira o Carnaval impacta o mercado digital?

Embora as datas reais dos feriados tenham uma queda no volume de pesquisa, os dias que cercam os feriados provam o contrário. Perto dos feriados, quando as pessoas estão fora do trabalho ou em casa da escola, elas têm bastante tempo para pesquisar. Talvez você esteja se atualizando, planejando férias ou procurando programas escolares para se inscrever. Independentemente das personas dos clientes, os momentos preciosos que cercam a temporada de férias oferecem um momento de “tempo para mim” e produtividade para potenciais consumidores.

Muitas empresas que não estão nas verticais de varejo ou feriados tendem a ver um desempenho mais sólido da Pesquisa Google no início de novembro e dezembro. Dezembro também é quando a maioria das empresas começa a planejar o novo ano fiscal. Vemos outro aumento no volume de pesquisa depois que os feriados passam e as pessoas retornam às suas rotinas diárias normais.

Empresas B2B adotaram estratégias de marketing digital e se afastaram dos métodos tradicionais de marketing em 2021, investindo em mídias sociais, eventos virtuais e outras plataformas para alcançar novos clientes. Essa mudança dos métodos convencionais causou um aumento substancial nos gastos com marketing digital B2B em 2021.

Carnaval: efeito das estratégias de marketing no mercado digital

Algumas empresas B2B pausam suas campanhas de marketing digital em novembro e dezembro, esperando que as vendas sejam baixas, mas os leads captados nos últimos meses do ano podem levar a um aumento nas vendas para o período de carnaval. As campanhas de pesquisa podem gastar um pouco menos porque há um volume de pesquisa menor durante as festas de fim de ano, mas ainda vale a pena investir nessas campanhas para aparecer no topo dos resultados de pesquisa para quem ainda procura seus produtos ou serviços.

Tendências de Redes Sociais e Display

As campanhas de display e de mídia social são exclusivas porque você está fazendo lances para públicos-alvo e não para palavras-chave ou pesquisas específicas.

As empresas de varejo e comércio eletrônico gastam a maior parte de seus orçamentos de publicidade no fim do ano, entre as datas 10 de novembro a 20 de dezembro. Isso aumenta os preços para todos – o custo por clique tende a aumentar nas plataformas de exibição e de mídia social durante esse período.

Os consumidores tendem a se concentrar mais na temporada de festas durante esse período e as taxas de cliques em anúncios que não são de feriados geralmente diminuem, juntamente com as taxas de conversão. No entanto, ainda é importante ter uma presença online para seus principais clientes se eles ainda estiverem interessados ​​em seus produtos.

Frequentemente, recomendamos que nossos clientes diminuam seus orçamentos de publicidade em redes sociais e de exibição em novembro e dezembro, concentrando-se em seus públicos mais confiáveis ​​durante os feriados.

Semelhante à pesquisa, as semanas após o Natal e o Ano Novo oferecem ótimas janelas para aumentar os gastos e gerar novas campanhas de exibição e mídia social, à medida que empresas e consumidores se concentram no próximo ano. E é aqui que entram as boas vendas de carnaval (e o feriado prolongado).

Estratégias de marketing de férias

A temporada de férias pode fazer ou quebrar sua empresa, por isso é importante planejar sua estratégia de marketing com base no seu tipo específico de negócio. Comprometa-se a se destacar da concorrência. Por exemplo:

  • Use fotos, animações, ilustrações e vídeos personalizados em seus anúncios em vez de fotos de banco de imagens (sobretudo se for considerar o período de Carnaval);
  • Use cores e animações para adicionar um pouco de “pop” aos seus anúncios;
  • Certifique-se de incluir as propostas de valor exclusivas de sua empresa – o que o diferencia de seus concorrentes – em sua cópia do anúncio, juntamente com promoções;
  • Planeje mais concorrência e custos e maximize sua receita aproveitando as taxas de conversão mais altas durante as festas de fim de ano para colher os frutos no outro período.

Estratégias de marketing de férias para empresas Business to Business (B2B)

As melhores estratégias B2B costumam diminuir os gastos durante as festas de fim de ano, principalmente em anúncios gráficos e redes sociais. As campanhas de pesquisa não devem aumentar o custo e ainda devem ser muito relevantes para suas metas. Considere manter suas campanhas de pesquisa em exibição em novembro e dezembro. No entanto, você deve abordar imediatamente quaisquer leads gerados, portanto, será necessário ter algum suporte de vendas durante essa época do ano se continuar exibindo anúncios.

O volume de pesquisa provavelmente diminuirá, portanto, pode ser necessário menos orçamento para manter a mesma parcela de impressões de pesquisa. Esteja ciente de como, durante esse período, o volume de pesquisa e possivelmente a concorrência podem diminuir, o que pode influenciar o volume de leads e o custo por lead.

Você vai querer otimizar sua publicidade de exibição e mídia social restante para se concentrar em seus melhores públicos, como o remarketing para outros públicos que tradicionalmente têm bom desempenho em outras épocas do ano.

Considere testar novas estratégias ou campanhas com um orçamento baixo, tendo em mente que a última semana do ano e o mês de janeiro são suas maiores oportunidades para alcançar novos clientes e colher frutos no carnaval.

Você quer estar pronto para aumentar os gastos com anúncios e lançar novas campanhas após as festas de fim de ano.

Conheça seu público

A estratégia mais forte para as festas de fim de ano é entender tanto o seu público quanto as tendências da temporada. Aqui estão algumas perguntas que podem ajudar a iluminar seu público e tendências:

  • Quem é o seu melhor consumidor?
  • Quem você está tentando alcançar com sua publicidade?
  • O que eles fazem durante a temporada de férias?
  • A melhor maneira de estudar isso é perguntar a clientes reais ou observar os dados históricos de sua empresa durante a temporada de festas. Quais campanhas você executou no ano passado em quais plataformas? Como eles se comportaram? Algumas plataformas ou públicos tiveram um desempenho melhor do que outros?

Existem também ótimas ferramentas online para pesquisar tendências. O Google Trends permite que você insira palavras-chave ou tópicos específicos e detalhará as tendências do último ano, cinco anos ou até 2004.

Você poderá ver quais estados ou países tiveram os interesses mais altos, mais baixos ou crescentes nesses termos e tópicos e consultas relacionados com suas tendências. Essa é uma ótima maneira de ver o volume de pesquisa de feriados e quais tipos de palavras-chave ou segmentações por local podem funcionar melhor.

E, finalmente, faça parceria com soluções oferecidas pela Infracommerce, por exemplo. Eles terão a experiência e a base de conhecimento de clientes e empresas semelhantes que podem orientar sua estratégia durante esse período.

Para concluir, a coisa mais importante que você pode fazer é entender seus clientes e as tendências em seu setor. Em seguida, você pode se concentrar em fazer suas campanhas de marketing que se destacarem da multidão e fornecer informações valiosas para os pesquisadores.

Gostou do artigo?

A Infracommerce tem soluções para seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

5 Dicas para Reduzir seus Custos de Frete

Qualquer um que reconheça que os clientes de comércio eletrônico têm grandes expectativas nos dias…

Marketing para Loja: tudo o que você precisa saber

Marketing para loja: vamos esclarecer os prós e contras e obter informações sobre as várias estratégias…

Dicas para se destacar no atendimento e-commerce

O atendimento e-commerce ao cliente deve ser uma das principais preocupações de todos os responsáveis ​​por administrar…

Precisa de uma solução para sua empresa ou indústria?

Nós ajudamos algumas das empresas que mais crescem do mundo a encontrar novas oportunidades de negócios D2C e B2B.

Com soluções abrangentes em Full Service e Fulfillment, quer saber o que podemos fazer pelo seu negócio?

Fale com um especialista!

Conte-nos sobre seu negócio

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.

Fale com um especialista!