Infracommerce

Infracommerce
B3

Como funciona a logística de armazenagem?

Como funciona a logística de armazenagem?

Como funciona a logística de armazenagem?

Entenda de uma vez por todas como funciona a logística de armazenagem! Preparamos este artigo para esclarecer os benefícios para seu negócio.

No passado, com o aumento da demanda e da tecnologia disponível, as principais necessidades das empresas de transporte e do próprio mercado de logística são, obviamente, muito diferentes das necessidades que gestores e executivos encontram no dia a dia de hoje.

Por exemplo, a baixa utilização do espaço e a necessidade de disponibilizar áreas livres tornaram-se um dos problemas mais recorrentes nas operações logísticas ao longo dos anos. Saber armazenar e gerenciar mercadorias em armazéns e depósitos é fundamental para obter melhores resultados e maiores economias.

Sabendo disso, desenvolvemos gradativamente a logística de armazenagem para que você possa entender e aprender mais sobre esse processo eficiente, que pode ser um grande diferencial para o seu negócio.

Saiba mais sobre o assunto neste artigo!

Qual a função da logística de armazenagem

O principal objetivo da logística de armazenagem é minimizar os custos operacionais, mantendo a qualidade do serviço. Desta forma, nos esforçamos para alcançar a melhor combinação possível entre:

  • Garantir uma excelente organização da mão de obra;
  • Maximizar a utilização do espaço de armazenagem;
  • Aproveitar ao máximo os equipamentos de movimentação;
  • Manter as medidas de segurança necessárias para conservar a integridade das mercadorias;
  • Garantir o acesso às mercadorias quando forem solicitadas.

Os gestores responsáveis pela logística trabalham em várias áreas da logística para atingir esses objetivos.

Setores que precisam de atenção na logística

  • Recebimento de mercadorias

O recebimento de mercadorias é a porta de entrada para o estoque. Portanto, essa é uma etapa que precisa ser organizada com antecedência para garantir o acesso adequado à bandeja.

O gerente e sua equipe podem simplificar o processo organizando os locais de entrega para receber os caminhões. Além disso, certifique-se de que o transportador esteja posicionado corretamente para uma descarga segura. Nesta fase, é fundamental que as empresas utilizem equipamentos adequados para facilitar a retirada e movimentação dos paletes.

  • Verificação e estocagem

Após o operador receber a mercadoria, o produto precisa ser inspecionado. Este é um procedimento importante para garantir que as informações fornecidas na nota e os endereços do remetente e do destinatário estejam de fato corretos. Uma vez confirmada a legitimidade do documento, o operador pode encaminhar o item para o depósito. Estes têm de esperar até ao processo de reconhecimento.

  • Identificação de produtos

Aqui os colaboradores devem realizar a identificação e o lançamento dos itens. Esse estágio requer o máximo de cuidado, e isso para que os dados das mercadorias sejam inseridas corretamente no sistema de armazenagem da empresa.

As informações contidas no software devem bater com os dados de cada produto, para servir de suporte na otimização de tarefas futuras como, por exemplo,  elaboração de inventários ou localização dos itens para a comercialização.

  • Separação de mercadorias

A separação de produtos ocorre quando os paletes são desfeitos e as mercadorias precisam ser fracionadas. Essa etapa costuma ser bastante trabalhosa, uma vez que os itens têm de ser diferenciados, selecionados e distribuídos um por um.

  • Embalagem

Já na reta final do processo, a mercadoria é embalada de acordo com os pedidos. O tipo de embalagem a ser utilizada também deve ser definido conforme o tipo de produto transportado.

  • Expedição

As mercadorias embaladas são enviadas de acordo com as informações contidas no sistema com referência ao endereço de entrega. A carga é então carregada e o caminhão sai para entregá-la ao cliente.

Importante na logística: Inventário de materiais

Empresas logísticas organizadas possuem registros precisos das mercadorias armazenadas em suas edificações. Por esse motivo, um inventário alinhado é extremamente importante para manter a exatidão dos estoques e, consequentemente, para a organização da empresa.

O inventário rotativo ou cíclico, por exemplo, é um processo bastante eficaz que se baseia na recontagem física contínua da mercadoria em estoque, com frequência pré-determinada, diariamente ou semanalmente, de modo que a informação esteja sempre atualizada.

Quais são os desafios da logística de armazenagem? 

Embora a logística de armazenagem possa parecer um processo fácil, a verdade é que garantir que a preservação e armazenamento dos itens seja feito corretamente é um verdadeiro desafio.

Por envolver uma série de etapas (transporte, recebimento, identificação, distribuição, separação etc.), a empresa não pode ficar livre para assumir possíveis falhas, erros e perdas. Dentre os principais desafios de fazer storage, temos:

  • Conseguir mais eficiência na separação dos itens;
  • Controlar a quantidade certa de produtos em estoque;
  • Aproveitar melhor a mão de obra e os equipamentos;
  • Conservar a qualidade dos produtos;
  • Manter inalterada as características das mercadorias;
  • Reduzir os custos relacionados à manutenção, conservação e armazenagem;
  • Maximizar o uso de todos os espaços;
  • Ter controle sobre as entradas e saídas de produtos.

Benefícios da logística de armazenagem

Manter um sistema de logística de armazenagem funcionando corretamente confere diversas vantagens a uma empresa, agindo potencialmente como um diferencial que irá alavancar a competitividade do negócio. Conheça a seguir algumas das vantagens de investir na logística.

  • Localização centralizada

A localização centralizada é fundamental para facilitar o recebimento, preparo e envio dos produtos aos consumidores, pois a proximidade dos armazéns com os pontos de acesso de veículos, como portos e rodovias, afeta diretamente a facilidade de recebimento e expedição dos produtos.

O processo de estocagem ajuda as empresas a identificar um bom local para embarque de mercadorias, onde os armazéns estão estrategicamente localizados para otimizar o fluxo geral de produtos.

  • Acondicionamento seguro de produtos e matérias-primas 

Investir em estruturas adequadas para a logística e outras operações é fundamental para garantir a segurança dos seus produtos. Desta forma, tudo pode ser acondicionado levando em conta as condições ideais de temperatura, iluminação e ventilação – o que nos leva à próxima vantagem: a diminuição de perdas!

  • Diminuição do índice de perdas e prejuízos

Ao tornar o processo mais seguro e investir em sua padronização, a taxa de perdas e, portanto, as perdas decorrentes também são reduzidas significativamente. Danos e obsolescência são bastante reduzidos porque o armazenamento adequado tem a capacidade de monitorar e melhorar o manuseio e o movimento do material.

  • Eficácia do serviço

Um processo de armazenamento bem desenvolvido permite que você entregue os produtos no prazo e garanta a satisfação do cliente. É importante manter estoque suficiente para atender às necessidades de suprimentos, pois isso permite que sua empresa atenda aos pedidos mesmo que seus fornecedores estejam atrasados.

logística de armazenagem também melhora o processo de distribuição, pois ter uma estrutura adequada e um layout otimizado ajudam a acelerar o processo de separação de pedidos e aumentar a eficiência.

  • Redução de custos com a logística de armazenagem

Essa vantagem soa como música aos ouvidos dos empresários, sendo uma das metas para o crescimento de qualquer empresa, não é mesmo? A logística de armazenagem permite que as operações sejam otimizadas conforme necessário sem aumentar consideravelmente os gastos, pois dá aos proprietários a chance de monitorar as tendências dos compradores e estocar produtos para ciclos de compra específicos.

Vale lembrar ainda que a redução dos prejuízos com perdas e desperdícios também influencia positivamente na lucratividade da empresa!

Gostou deste artigo? Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco, e aproveite para conhecer as soluções de logística da Infracommerce!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

ChatGPT: A inteligência artificial como aliada ou a substituta da mente humana?

Desde que o Chat GPT foi lançado no final de novembro do ano passado, você…

Inbound Marketing no E-commerce

Conheça o inbound marketing e o impacto que esse conceito tem no e-commerce. Saiba como atrair mais…

3 coisas para NÃO fazer se quer aumentar as vendas

Convidamos você a continuar lendo para descobrir mais tipos de estratégias para aumentar as vendas, implementar…

Precisa de uma solução para sua empresa ou indústria?

Nós ajudamos algumas das empresas que mais crescem do mundo a encontrar novas oportunidades de negócios D2C e B2B.

Com soluções abrangentes em Full Service e Fulfillment, quer saber o que podemos fazer pelo seu negócio?

Fale com um especialista!

Conte-nos sobre seu negócio

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.

Fale com um especialista!