A internet se popularizou no início da década de 80, desde então, os hábitos dos consumidores vêm se modificando. Os e-commerces e marketplaces, por exemplo, têm ganhado destaque e proporcionando diversas vantagens, como praticidade, variedade de produtos e preços atrativos.
Junto a isso, as empresas têm se transformado e recorrido às novas ferramentas para aumentar sua competitividade, garantir os lucros e oferecer aos clientes experiências positivas de compras. É nesse contexto que os softwares de gestão ERP se tornaram os maiores aliados desses empreendimentos — sobretudo com a integração na plataforma e-commerce.
Basicamente, uma loja virtual funciona quase da mesma maneira que uma loja física. Entre os desafios, os gestores de loja virtual têm que lidar com a concorrência, com os problemas que surgem e com toda a parte burocrática de estar à frente de um negócio. Confira como funciona uma loja virtual:
Para criar uma loja online, primeiramente, é essencial ter um bom planejamento. A partir dele, é possível minimizar os riscos e potencializar as possibilidades de acertos.
Passo a passo para criar um e-commerce:
Em meio a tantos desafios, é fundamental encontrar soluções para potencializar seu negócio, como o uso de software de gestão torna possível que os diversos setores da empresa trabalhem em sintonia para otimizar e acompanhar todos os processos.
Com a integração não é diferente. A partir dela, é possível ter o controle das operações, e é ampliada a eficiência do negócio, além de reduzir os custos.
Além disso, vale lembrar que o software de gestão é personalizável. Isso significa que essa integração na plataforma e-commerce pode ser projetada justamente para atender às particularidades e necessidades do seu negócio (core business, produtos, perfil dos clientes e diversas outras características).
Hoje, existem diversas plataformas disponíveis no mercado, cada uma delas com suas próprias funcionalidades, recursos e formas de integração. Por isso, o ideal é analisar as possibilidades com cuidado e escolher aquela que melhor se adapte às necessidades específicas da sua loja.
Para fazer a escolha correta, a dica é pesquisar bastante e contar com o auxílio de uma empresa confiável, que disponibilize o suporte necessário em todas as fases da integração na plataforma e-commerce. Busque prestadoras de serviço que ofereçam bons diferenciais!
O ERP (Enterprise Resource Planning) trata-se do software responsável por organizar todas as atividades e setores da empresa, como produtos, pagamentos, pedidos, despachos de mercadorias, emissões de notas fiscais, entre outros. Assim como a plataforma de e-commerce, o ERP precisa atender às especificidades do seu negócio. Dessa forma, na hora de fazer a escolha, verifique quais são as funcionalidades oferecidas e, se possível, opte por sistemas que possam ser customizáveis.
As possibilidades de integração disponíveis também devem ser verificadas com cautela. Inclusive, são elas que podem determinar a escolha da plataforma, já que é indispensável que exista compatibilidade. Há aquelas que oferecem integração de forma gratuita, por exemplo, enquanto em outras o serviço requer investimentos.
Novamente, ressaltamos: o mais indicado é contratar uma empresa especializada em integração. Isso garantirá alguns benefícios capazes de aumentar significativamente a qualidade do empreendimento — principalmente o gerenciamento do e-commerce, do marketplace e da loja física em um mesmo espaço. Com isso, todas as operações são centralizadas e otimizadas!
Após a aquisição do ERP e da plataforma, é possível iniciar a integração propriamente dita. Cada um dos sistemas têm configurações próprias para a unificação de processos: em certos casos os procedimentos são manuais, em outros, automáticos ou feitos através de planilhas. Em todos os casos, no entanto, as informações solicitadas devem ser preenchidas, e os sistemas, sincronizados.
Para eliminar erros e garantir o funcionamento acertado da integração, o fluxo operacional entre os sistemas merece atenção exclusiva. As trocas de dados entre a plataforma e o ERP ocorrem em diferentes fluxos. Informações como o cadastro de produtos (categorias, preços, variantes, estoque, dentre outras) são enviadas do ERP e recebidas pela plataforma.
Na plataforma para o ERP — são transmitidas informações como novos pedidos, baixas no estoque e clientes, por exemplo. E é importante destacar que o cadastro das mercadorias no e-commerce deve ser realizado sempre por meio do ERP. Dessa forma, é possível evitar que os produtos saiam do controle interno do negócio.
Ou seja, a compatibilidade entre o ERP e a plataforma deve ser a mais ampla possível. Para, por fim, assegurar a padronização e evitar a existência de informações dispersas.
Para finalizar, ainda há duas outras questões que merecem atenção ao se realizar a integração. O primeiro diz respeito à ruptura de estoque: quando os produtos não estão disponíveis no momento exato de compra do cliente, ocorre uma queda de vendas, junto a uma redução do lucro e a perda da competitividade. O ideal, no entanto, é sempre ficar de olho no índice de ruptura.
A segunda questão, por sua vez, está relacionada ao sincronismo de preços. Como os valores das mercadorias são reajustados frequentemente, para não perder oportunidades de vendas ou sofrer algum tipo de prejuízo é indispensável que o valor do produto seja exatamente o mesmo na plataforma e no ERP.
Com este conteúdo, espero que tenha ficado claro que adotar as melhores práticas e integrar-se à plataforma de e-commerce é uma das maneiras mais eficazes de expandir o negócio. Isso porque ela otimiza a utilização dos recursos, e o estoque passa a ser controlado com mais facilidade. Além disso, as informações disponibilizadas pelos seus relatórios permitem a elaboração das melhores estratégias e decisões mais acertadas.
Conte com a plataforma completa da Infracommerce para te ajudar em todos os seus processos. Temos serviços personalizados para o seu negócio. Entre em contato!
Conheça nosso LinkedIn!
Se você não conhece o impacto do Pix para e-commerce e como ele pode ser um aliado para o seu negócio, fique atento às nossas últimas atualizações!
AcessarAs vendas B2B são uma realidade cada vez mais presente na rotina dos empresários, junto à muitas responsabilidades. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!
AcessarEntenda o que é split de pagamento, veja como usar e para quem é indicado. Além disso, falaremos um pouco sobre os benefícios da InfraPay como solução de pagamento.
Acessar
Descubra qual solução Infracommerce é a ideal para o sucesso do seu negócio.
Preencha o formulário abaixo que nossa equipe
entrará em contato para mais informações