Loja virtual online: como funciona

Loja virtual online: como funciona

A internet se popularizou no início da década de 80, desde então, os hábitos dos consumidores vêm se modificando. Os e-commerces e marketplaces, por exemplo, têm ganhado destaque e proporcionando diversas vantagens, como praticidade, variedade de produtos e preços atrativos.

Junto a isso, as empresas têm se transformado e recorrido às novas ferramentas para aumentar sua competitividade, garantir os lucros e oferecer aos clientes experiências positivas de compras. É nesse contexto que os softwares de gestão ERP se tornaram os maiores aliados desses empreendimentos — sobretudo com a integração na plataforma e-commerce.

Como funciona a Loja Virtual online?

Basicamente, uma loja virtual funciona quase da mesma maneira que uma loja física. Entre os desafios, os gestores de loja virtual têm que lidar com a concorrência, com os problemas que surgem e com toda a parte burocrática de estar à frente de um negócio. Confira como funciona uma loja virtual: 

  • Canais de venda;
  • Divulgação da loja;
  • Atualização dos produtos;
  • Visitação da loja;
  • Produtos não vendidos;
  • Produtos mais vendidos;
  • Tipo de público que visita e compra na sua loja;
  • Pesquisar por que o cliente não fechou a compra;
  • Atrair novos clientes;
  • Atualizar marketing da loja;
  • Acrescentar novos segmentos;
  • Troca de produtos;
  • Segurança de dados;
  • Logística;
  • Atendimento pós-venda;
  • Direitos do consumidor.

Para criar uma loja online, primeiramente, é essencial ter um bom planejamento. A partir dele, é possível minimizar os riscos e potencializar as possibilidades de acertos. 

Passo a passo para criar um e-commerce

  • Faça um projeto;
  • Escolha o nome da loja;
  • Escolha a marca da loja;
  • Escolha o layout;
  • Faça um planejamento;
  • Escolha o seguimento;
  • Escolha público-alvo;
  • Escolha os produtos;
  • Faça o registro;
  • Retire seu CNPJ;
  • Crie sua loja virtual ou venda seus produtos em marketplaces;
  • Escolha os canais de marketing;
  • Escolha as formas de pagamento;
  • Escolha as formas de entrega;
  • Escolha as opções de estoque;
  • Escolha as opções de feedback;

Qual a importância da integração de soluções na loja virtual?

Em meio a tantos desafios, é fundamental encontrar soluções para potencializar seu negócio, como o uso de software de gestão torna possível que os diversos setores da empresa trabalhem em sintonia para otimizar e acompanhar todos os processos. 

Com a integração não é diferente. A partir dela, é possível ter o controle das operações, e é ampliada a eficiência do negócio, além de reduzir os custos.

Por que fazer a integração ERP no e-commerce?

  • otimização dos diagnósticos de erros e falhas;
  • automação dos processos, aumentando sua agilidade;
  • mais assertividade no controle do estoque;
  • roteirização e acompanhamento dos pedidos;
  • emissão de notas fiscais;
  • melhoria nos relacionamentos com os clientes;
  • monitoramento e análise dos KPIs (Key Performance Indicators);
  • cadastro otimizado de produtos;
  • integração do CRM (Customer Relationship Management);
  • gerenciamento à distância (mobilidade).

Além disso, vale lembrar que o software de gestão é personalizável. Isso significa que essa integração na plataforma e-commerce pode ser projetada justamente para atender às particularidades e necessidades do seu negócio (core business, produtos, perfil dos clientes e diversas outras características).

Como fazer a integração ERP para e-commerce

1 – Escolha da plataforma de e-commerce

Hoje, existem diversas plataformas disponíveis no mercado, cada uma delas com suas próprias funcionalidades, recursos e formas de integração. Por isso, o ideal é analisar as possibilidades com cuidado e escolher aquela que melhor se adapte às necessidades específicas da sua loja.

Para fazer a escolha correta, a dica é pesquisar bastante e contar com o auxílio de uma empresa confiável, que disponibilize o suporte necessário em todas as fases da integração na plataforma e-commerce. Busque prestadoras de serviço que ofereçam bons diferenciais!

2 – Escolha do sistema de gestão ERP

O ERP (Enterprise Resource Planning) trata-se do software responsável por organizar todas as atividades e setores da empresa, como produtos, pagamentos, pedidos, despachos de mercadorias, emissões de notas fiscais, entre outros. Assim como a plataforma de e-commerce, o ERP precisa atender às especificidades do seu negócio. Dessa forma, na hora de fazer a escolha, verifique quais são as funcionalidades oferecidas e, se possível, opte por sistemas que possam ser customizáveis.

3 – Definição da integração entre a plataforma e o ERP

As possibilidades de integração disponíveis também devem ser verificadas com cautela. Inclusive, são elas que podem determinar a escolha da plataforma, já que é indispensável que exista compatibilidade. Há aquelas que oferecem integração de forma gratuita, por exemplo, enquanto em outras o serviço requer investimentos.

Novamente, ressaltamos: o mais indicado é contratar uma empresa especializada em integração. Isso garantirá alguns benefícios capazes de aumentar significativamente a qualidade do empreendimento — principalmente o gerenciamento do e-commerce, do marketplace e da loja física em um mesmo espaço. Com isso, todas as operações são centralizadas e otimizadas!

Após a aquisição do ERP e da plataforma, é possível iniciar a integração propriamente dita. Cada um dos sistemas têm configurações próprias para a unificação de processos: em certos casos os procedimentos são manuais, em outros, automáticos ou feitos através de planilhas. Em todos os casos, no entanto, as informações solicitadas devem ser preenchidas, e os sistemas, sincronizados.

4 – Atenção ao fluxo operacional entre os sistemas

Para eliminar erros e garantir o funcionamento acertado da integração, o fluxo operacional entre os sistemas merece atenção exclusiva. As trocas de dados entre a plataforma e o ERP ocorrem em diferentes fluxos. Informações como o cadastro de produtos (categorias, preços, variantes, estoque, dentre outras) são enviadas do ERP e recebidas pela plataforma.

Na plataforma para o ERP — são transmitidas informações como novos pedidos, baixas no estoque e clientes, por exemplo. E é importante destacar que o cadastro das mercadorias no e-commerce deve ser realizado sempre por meio do ERP. Dessa forma, é possível evitar que os produtos saiam do controle interno do negócio.

Ou seja, a compatibilidade entre o ERP e a plataforma deve ser a mais ampla possível. Para, por fim, assegurar a padronização e evitar a existência de informações dispersas.

5 – Pontos de atenção na integração

Para finalizar, ainda há duas outras questões que merecem atenção ao se realizar a integração. O primeiro diz respeito à ruptura de estoque: quando os produtos não estão disponíveis no momento exato de compra do cliente, ocorre uma queda de vendas, junto a uma redução do lucro e a perda da competitividade. O ideal, no entanto, é sempre ficar de olho no índice de ruptura.

A segunda questão, por sua vez, está relacionada ao sincronismo de preços. Como os valores das mercadorias são reajustados frequentemente, para não perder oportunidades de vendas ou sofrer algum tipo de prejuízo é indispensável que o valor do produto seja exatamente o mesmo na plataforma e no ERP.

Com este conteúdo, espero que tenha ficado claro que adotar as melhores práticas e integrar-se à plataforma de e-commerce é uma das maneiras mais eficazes de expandir o negócio. Isso porque ela otimiza a utilização dos recursos, e o estoque passa a ser controlado com mais facilidade. Além disso, as informações disponibilizadas pelos seus relatórios permitem a elaboração das melhores estratégias e decisões mais acertadas.

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