Infracommerce

B3
svg2

Fulfillment aumenta a escalabilidade do negócio

Fulfillment aumenta a escalabilidade do negócio

O que é fulfillment e como esse modelo otimiza a entrega de e-commerce? Continue lendo para saber mais sobre as possibilidades de otimizar as operações de logística.

A terceirização de atendimento tem sido uma forte tendência e uma vantagem competitiva mais estratégica. Saiba mais logo abaixo!

O que significa fulfillment?

A palavra Fulfillment é uma palavra inglesa que se refere a uma sensação de satisfação e realização. Assim, em logística, significa um conjunto de ações e processos realizados ao longo de todo o ciclo de entrega, desde a confirmação do pagamento e realização do pedido até a entrega de última milha. Portanto, gestão de estoque, separação de pedidos (pick and pack), embalagem, faturamento e expedição também fazem parte do atendimento.

Como o principal objetivo das operações logísticas é melhorar a eficiência e reduzir custos, a primeira tarefa do processo de fulfillment é sempre acompanhar as mudanças e trazer grande satisfação aos consumidores por meio de ações integradas entre as equipes de tecnologia, logística, comunicação, marketing e atendimento.

Nesse sentido, o fulfillment exerce uma grande relação com a experiência de compra, já que torna o processo de aquisição e entrega de um produto mais cômodo e ágil, especialmente  para quem compra online.

Motivo para ter maior escalabilidade

Ter um negócio escalável significa que ele pode funcionar com sucesso à medida que evolui. Um negócio escalável é aquele que tem potencial para escalar, de preferência sem limites. Dito isso, saber se sua empresa é escalável é uma métrica importante para avaliar até onde ela pode ir.

Em geral, para ser escalável, seu modelo de negócios deve ter três características:

1 – É ensinável

O fato de você conseguir ensinar seu processo de produção a qualquer outra pessoa é sinal de escalabilidade. Assim, sua empresa se torna maleável, e pode se expandir de acordo com o planejamento realizado.

2 – É valioso

É aquela operação que você já conhece: o valor é gerado pela oportunidade aliada ao conhecimento único. Sendo assim, é por meio da especialização em uma atividade específica que você se distinguirá da concorrência, que agregará mais valor ao produto ou ao serviço que oferece ao mercado.

3 – É replicável

Além disso, outra prova de escalabilidade é o fato do seu processo ser reproduzido e gerar receita recorrente. Isso indica que seu modelo de produção funciona, e, mais importante, que há mercado para expansão.

Como o fulfillment pode te ajudar

Basicamente, o fulfillment permeia todos os elos da cadeia de suprimentos. O e-commerce em especial, com o avanço da digitalização das operações e a possibilidade de atrair novos consumidores, um bom processo de atendimento de pedidos (também conhecido como) garantindo que o nível de serviço prestado seja executado conforme o esperado, torna a estratégia um grande gerador de receita , E um diferencial competitivo muito relevante.

Como funciona o fulfillment no ecommerce?

O processo de fulfillment pode variar de empresa para empresa, porém é constituído de algumas fases substanciais. São elas:

  • Gestão otimizada do estoque: seria o recebimento e armazenagem dos produtos, seja em armazém próprio ou terceirizado. Nesse contexto, é recomendado contar com o apoio de um sistema de controle de estoque e gerenciamento de reposição pós-venda.
  • Separação do pedido (Picking): após aprovação do pagamento, é gerada a ordem de pedido para que seja autorizada a localização do produto no estoque e separação para envio.
  • Empacotamento (Packing): depois que o item comprado é separado, ele deverá ser embalado com cuidado a fim de evitar avarias durante a entrega. Lembre-se que a embalagem impacta diretamente a percepção do consumidor sobre a sua marca. Não só isso, a emissão e aplicação das etiquetas quando otimizada gera velocidade para a operação.
  • Gestão de entregas e coletas: para o cumprimento dos prazos de entrega com qualidade é recomendável a utilização de tecnologias de tracking e roteirização que auxiliam a disponibilizar as melhores rotas para os motoristas.
  • Pós-venda: aumente a felicidade e satisfação dos seus clientes mantendo-os informados sobre o status da entrega. Nos casos de atrasos, uma boa prática é notificar os compradores com uma comunicação proativa e automatizada. É recomendado também disponibilizar um canal para feedbacks para identificar pontos de melhoria
  • Reversa: nos casos de devolução, é interessante oferecer o serviço sem gerar gasto para os consumidores. Outra boa prática para devoluções é disponibilizar pontos estratégicos de Drop-off, assim o consumidor tem autonomia para escolher onde devolver a sua compra.

Como o fulfillment está revolucionando o ecommerce?

Nos últimos anos, impulsionado pela pandemia, o crescimento do e-commerce impulsionou o desenvolvimento de tecnologias logísticas mais convenientes. No caso do e-commerce, a possibilidade de integração, por exemplo, entre o Sistema de Gestão de Transportes (TMS) e o Sistema de Gestão Empresarial (ERP), permite uma visão completa da operação e economiza tempo devido à automatização do processo, muitos dos quais ainda são fornecidos pela maioria das empresas fazem isso manualmente.

Especialmente para empresas em desenvolvimento de médio porte, os custos de armazenamento, colocação e processamento de pedidos, remessa e remessa podem representar uma parcela significativa da receita. Ao mesmo tempo, manter o atendimento eficiente resulta em entregas mais pontuais, melhor roteamento e processos mais rápidos.

A terceirização do fulfillment no e-commerce

Há uma crescente para a terceirização do fulfillment no comércio eletrônico. Isso fica mais evidente em áreas com grande circulação de pessoas, um bom exemplo são as capitais do Rio de Janeiro e São Paulo.

A equação é simples: com o aumento da demanda, e as novas exigências do consumidor  relacionadas à experiência de entrega, as operações logísticas passaram por mudanças. Este movimento já era esperado, com o desenvolvimento do ecommerce e dos marketplaces.

Por isso, a alta competitividade gerada pela digitalização do mercado cria oportunidade para encontrar bons parceiros em tecnologia para gestão do  fulfillment, reduzindo assim os custos e prejuízo, já que a empresa terceirizada atua exclusivamente, gerando melhor visibilidade e gestão da operação.

Conheça as soluções da Infracommerce para fulfillment!

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Custos de frete: Como diminuir os excessos?

Os custos de frete podem ocupar uma parte significativa do orçamento, sobretudo devido às condições…

Mais barato que SEDEX, só delivery HUB

Independente do tamanho do seu negócio, seja ele grande ou pequeno, o delivery HUB é…

O que é CMV e como calcular?

Afinal, o que é CMV? A eficiência é a força vital de todas as empresas modernas.…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.