Infracommerce

B3
svg2

Custos de frete: Como diminuir os excessos?

Os custos de frete podem ocupar uma parte significativa do orçamento, sobretudo devido às condições do mercado e da cadeia de suprimentos. Com isso, nos últimos anos, os negócios modernos enfrentaram uma elevação nas despesas relacionadas a entregas.

Mas isso não significa que não há nada que um remetente possa fazer para reduzi-los. Muito pelo contrário, existem várias medidas que uma empresa pode tomar ao descobrir como reduzir os custos de frete a cada ano. 

O orçamento para essas despesas podem ser previsíveis ou bastante imprevisíveis. Porém, algumas dicas simples podem ajudar quem envia os pedidos a gerenciar e reduzir os custos.

5 maneiras de reduzir custos de frete

Ao utilizar os serviços de fullfilment, que reúnem o conjunto de processos logísticos, desde o pedido até a entrega, os custos de frete podem reduzir. 

Felizmente para você, é possível adquirir este serviço com a Infracommerce! Mas antes, anote algumas dicas para reduzir o valor do frete e despesas relacionadas.

1. Planeje com antecedência

Planejar com antecedência é uma tomada de ação que abrange uma variedade de maneiras de reduzir os custos de frete

Por exemplo, uma viagem para Disney com a sua família precisa de organização para que todos os custos estejam dentro do orçamento. O mesmo acontece com o planejamento de frete e logística. 

Nesse caso, planejar com antecedência significa desenvolver uma estratégia de remessa abrangente. Isso inclui prever o volume de remessa para o ano, quando esse volume será mais pesado e quando outros modos de remessa podem funcionar. Assim, é possível estipular o tempo de entrega suficiente para evitar o uso de frete mais caro.

 

A estratégia abrangente – que é muito auxiliada por uma plataforma TMS gerenciada – oferece visibilidade de todos os aspectos de sua operação de frete e logística para permitir que você tome as melhores decisões. 

A parte “quando” também é muito importante, pois você pode ter uma economia considerável se puder evitar os horários de pico de remessa o máximo possível – algo certamente facilitado com produtos não perecíveis. Sempre que você puder evitar a pressa de enviar alguma encomenda, também é um ponto positivo para os resultados financeiros de sua empresa.

2. Consolide as remessas

A consolidação do frete, sempre que possível, pode não apenas economizar dinheiro, mas também economizar tempo e melhorar o desempenho do trânsito. 

Tal consolidação de frete ocorre quando um remetente reúne remessas LTL (menor que um caminhão) que serão entregues na mesma região em um único caminhão ou carga intermodal. Mesmo cargas de menor escala podem se beneficiar, combinando pacotes em uma remessa LTL. 

E no mundo do varejo, a consolidação permite a combinação de remessas LTL com outras empresas de localização semelhante, para assim, realizar a distribuição para grandes redes varejistas. 

Você pode encontrar oportunidades de consolidação por meio do software TMS ou trabalhando com um provedor 3PL (terceirizado de logística). Neste quesito, a Infralog é uma ótima alternativa! 

3. Taxas de contrato

Ter taxas de contrato para remessa em vigor não apenas fornece mais certeza de custo, mas também leva à economia. 

O motivo é que você pode evitar jogar no mercado à vista e lidar com a volatilidade dos preços. Como uma camada adicional de proteção, contrate vários fornecedores de frete para suas rotas de remessa mais importantes. Com isso, você reduz os problemas de capacidade. 

4. Crie relacionamentos

Construir relacionamentos é um bom conselho para viver em geral, e certamente também se aplica a frete e logística. Se você trabalhou com um ou dois fornecedores de frete e obteve resultados positivos, procure desenvolver isso. 

O desenvolvimento de parcerias de longo prazo – mesmo além da duração de qualquer taxa de contrato – pode não apenas permitir economias potencialmente maiores, mas também eficiências significativamente maiores.

Do seu lado, como remetente, seja transparente e tenha confiança nos fornecedores de frete de sua escolha. Essa atitude desenvolve ainda mais a régua de relacionamento

Isso não significa que você deve pular automaticamente para outro fornecedor simplesmente porque ele oferece um custo um pouco menor. Esse equívoco pode não levar à economia que você pensa.

5. Terceirizar para reduzir os custos de frete

O uso de um 3PL pode ajudar os remetentes de várias maneiras: tirando a carga logística da equipe interna; melhorando as conexões de mercado; mantendo-se no topo das novidades tecnológicas; e muito mais. 

Mas como estamos falando de custos aqui, terceirizar o gerenciamento de frete também pode trazer economia para o seu negócio. Quer saber como? Confira abaixo:

  • Eficiência operacional;
  • Custo de pessoas;
  • Treinamento de pessoas;
  • Custo de tecnologia;
  • Aproveitamento da compra das operadoras;
  • Uso de software de gerenciamento de transporte para otimização de taxas, conversação modal e consolidação.

Embora não esteja na lista acima, também podemos mencionar o TMS. Ele economiza o dinheiro de um remetente por conta própria e também traz a vantagem de desbloquear economias adicionais, quando utilizado com o máximo efeito – e a logística terceirizada pode ajudá-lo a fazer exatamente isso.

Se você está procurando um full service para conquistar tudo isso – e muito mais – para sua empresa, você veio ao lugar certo! O ecossistema digital da Infracommerce conta com as seguintes soluções: Infrashop, Infradata, Infrapay, Infralog e Infradigital. 

Generic selectors
Palavras exatas
Pesquise por título
Pesquise por conteúdo
Post Type Selectors

Digitalize seu Go-to-Market

Faça parte do maior ecossistema de Full Commerce da América Latina!

Você sabe o que é Pipeline de Vendas?

O pipeline de vendas é uma ferramenta com o objetivo de apoiar a equipe de vendas em…

Conheça as principais características do CRM para e-commerce!

Os sistemas de CRM para e-commerce permitem avaliar facilmente os seus clientes passados, presentes e futuros. Transforme o potencial…

Transformação digital: o que esperar nos próximos anos

A transformação digital é a mudança de mentalidade pela qual as empresas se tornam mais modernas e…

Fale agora com
nossos
especialistas

Ao preencher o formulário e clicar no checkbox, você expressamente declara que está ciente de que a nossa empresa poderá realizar contato com você via e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio e enviar comunicações para o fim exclusivo de apresentar conteúdos, produtos e serviços relacionados à Infracommerce.