Afinal, o que é CMV? A eficiência é a força vital de todas as empresas modernas. Uma coisa é certa: é importante saber que tudo nesta vida tem um preço!
O Custo de Mercadorias Vendidas (CMV) é a soma dos custos de produção e armazenamento das mercadorias.
Bem, se os processos e procedimentos funcionam de forma suave e eficiente, a lucratividade aumenta. E se não o fizerem, os lucros podem sofrer. Portanto, leia este artigo para entender o que é CMV.
O que é CMV e como calcular?
O Custo de Mercadorias Vendidas (CMV) é o custo total que sua empresa paga que está diretamente relacionado à venda de um produto.
Dependendo do seu negócio, isso pode incluir produtos adquiridos para revenda, matérias-primas, embalagens e mão de obra direta associada à produção ou venda de mercadorias.
Em outras palavras, os materiais que compõem o produto e a mão de obra necessária para fabricar cada unidade podem ser incluídos no CMV.
Se você tiver custos de vendas específicos, como comissões, esses custos também podem ser incluídos. O termo contábil para isso é custo direto.
Para obter o custo exato dos produtos vendidos, uma empresa precisa ter um controle preciso sobre suas funções de estoque.
Qual a importância em entender o que é CMV?
O CMV é uma métrica que ajuda a determinar a saúde financeira geral da empresa.
Também pode ser usado para calcular a margem de lucro bruto, dividindo o CMV pela receita da empresa. O valor do CMV é importante por vários motivos:
Ajuda a definir preços rentáveis
Em sistemas de fabricação complexos, o cálculo de cada etapa de produção individual é um desafio. Portanto, um cálculo incorreto ou uma série de cálculos podem reduzir a diferença entre o CMV por unidade e o preço unitário.
A contagem precisa do estoque e o cálculo rigoroso do CMV podem ajudar a determinar quais produtos podem estar com preços abaixo ou acima e permitir que uma empresa estabeleça preços adequados.
Tributação Adequada
Como o CMV é considerado uma despesa, um maior resulta em um menor nível de lucro tributável. Também é importante para empresas que possuem estoques de produtos acabados.
Nessa situação, o valor final no ano dos produtos acabados pode ser tributável, pois é refletido no CMV. O descumprimento das práticas de armazenagem adequadas pode resultar em super ou subtributação, abrindo a empresa a auditorias e possíveis multas.
Rastreamento de lucratividade
O CMV pode ser analisado ao longo do tempo para fornecer insights e previsões de aumento ou diminuição da lucratividade. Isso é útil para a administração tomar decisões sobre onde e como melhorar a eficiência e a precisão do inventário.
Ele também pode ser usado por analistas internos para determinar a estratégia futura, bem como por investidores que procuram tendências de alta ou baixa na lucratividade geral ao longo do tempo.
Como é feito o cálculo do CMV?
Existem várias maneiras de calcular o CMV e entender o custo das mercadorias vendidas em relação ao estoque.
Os cálculos do CMV podem levar em consideração o valor por unidade de produto, o percentual faturado ou até mesmo um valor geral a ser calculado a cada mês ou período definido.
Portanto, você pode seguir a fórmula abaixo:
CMV= Estoque de Abertura + Compras Adicionais – Estoque de Fechamento
- Estoque de abertura
É o valor correspondente ao custo do estoque disponível no início do período especificado. Os estoques iniciais incluem produtos e matérias-primas que não foram vendidos em períodos anteriores.
- Compras Adicionais
A segunda parte da fórmula requer a tabulação de quaisquer compras ou acréscimos que você fizer ao estoque durante um determinado período.
Isso inclui custos diretos de mão de obra e de materiais, além de custos indiretos, relacionados à produção dos bens ou serviços, como os de armazém, aluguel e eletricidade..
Se comprar materiais com desconto, você precisará usar a quantidade original antes de reduzir a economia.
- Estoque de fechamento
Após essas etapas, você tem a maioria dos números necessários, mas ainda há mais um número importante: o custo do estoque final para o período relevante.
Este é o custo de estoque da empresa no final do período especificado. O estoque final inclui produtos não vendidos e matérias-primas restantes durante o período.
Agora que vimos o que é CMV, veja o que não está incluído no cálculo
Todos os tipos de negócios têm taxas comuns, mas não afetam o custo das mercadorias. Veja quais são:
- Impostos sobre vendas como PIS, Cofins e ICMS
- Despesas administrativas como tarifas fixas de telefone, internet e aluguel
- Frete e outras despesas operacionais
- Encargos financeiros, como juros de empréstimos
- Despesas de vendas, como comissões.
Todas essas despesas são deduzidas após o cálculo do lucro bruto, resultando no lucro líquido do negócio, que é o efetivo restante do período corrente.
Para concluir, o custo das mercadorias vendidas afeta o lucro bruto da sua empresa. Seu lucro bruto deve ser suficiente para cobrir despesas gerais, juros e impostos e ainda deixar um lucro líquido razoável.
Portanto, certifique-se de monitorar o custo das mercadorias vendidas para entender com que eficiência sua empresa usa mão de obra e materiais.
Porque, se você gastar muito dinheiro para criar seu produto, não ganhará dinheiro suficiente para obter lucro líquido. Calcule os valores para conseguir reduzir seus custos de material ou aumentar a produtividade.
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